“A CONSTRUÇÃO DO IEGM PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL” Fernando Rodrigues Catão Conselheiro Corregedor João Pessoa/PB, 15 de setembro de 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O ENFOQUE QUALITATIVO DAS ANÁLISES DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS MAURICIO QUEIROZ DE CASTRO TCESP.
Advertisements

O CONTROLE EXTERNO DA RECEITA PÚBLICA E DOS BENEFÍCIOS FISCAIS Facilitador: Valter Albano da Silva Conselheiro do TCE/MT Abril 2005 Goiânia - GO I Ciclo.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
IEGM/TCESP – Índice de Efetividade
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2016.
OS na Educação da Paraíba
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
IEGM Índice de Efetividade da Gestão Municipal
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
O Observatório da Despesa Pública é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos Identificar riscos de fraude,
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
SANASA em números Índice de cobertura: Sede Administrativa
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE
AUDITORIA.
Última Sessão Plenária do TCU (quarta-feira, 27/9)
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Elaboração de Projetos
Metodologia do Ensino Superior
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Cursos Administração e Engenharia de Produção Metodologia Científica Natália Robson Silvelino Ednardo Edson Eliene Michelle A importância do Controle Interno.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais
em Educação em Direitos Humanos
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
A atuação do TCE-RJ junto aos RPPS do estado
IV Conferência Estadual
RELATÓRIO DE FREQUÊNCIA
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS REDE INDICON
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL MUNICIPAL
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
PESQUISA DE DESEMPENHO 2019
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

“A CONSTRUÇÃO DO IEGM PELOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL” Fernando Rodrigues Catão Conselheiro Corregedor João Pessoa/PB, 15 de setembro de 2016.

APRESENTAÇÃO O IEGM - iniciativa dos Tribunais de Contas do Brasil que visa atender aos anseios da sociedade por melhor acesso e participação no planejamento, no acompanhamento e na aferição dos resultados alcançados pelas políticas públicas, de modo a avaliar a sua efetividade, eficácia e eficiência (art. 37 – CF/1988) ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

O QUE É? Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM O QUE É? ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL Indicador concebido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) & Instituto Rui Barbosa (IRB) Adotado por todos os Tribunais de Contas para analisar o desempenho das gestões municipais com dados referentes ao exercício de /06/ Resolução Normativa RN-TC Nº 04/ TCE/PB, adota e oficializa a metodologia como o aferidor de eficiência na gestão pública para os municípios sob sua jurisdição.

PRINCÍPIOS DO IEGM ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL Ser instrumento transparente de avaliação da qualidade da gestão pública municipal, acessível à sociedade, de maneira a facilitar a sua atuação no controle do setor público. Mensurar a quantidade e a qualidade dos gastos municipais. Permitir que, ao longo do tempo, seja possível aferir se os objetivos e as metas estabelecias nos instrumentos de planejamento das gestões municipais e se estão sendo alcançados de forma efetiva e em benefício da sociedade.

Objetivos do IEGM ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL  Permitir a análise entre municípios de forma a:  Comparar o desempenho  Identificar as melhores práticas  Contribuir para uma melhoria da gestão pública  Identificar as áreas críticas  Facilitar o acompanhamento por parte do controle externo

Fonte das informações ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL  Questionários preenchidos por cada Prefeitura, em formulário eletrônico, através da rede internet no portal do TCE/PB.  Dados extraídos de balancetes e prestações de contas anuais já disponíveis nos Tribunais de Contas.

AVALIAR A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA ATRAVÉS DE 7 DIMENSÕES CONSOLIDADAS EM ÚNICO ÍNDICE, POR MEIO DE UM MODELO MATEMÁTICO, NAS ÁREAS DE: ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL 1 – EDUÇÃO 2 – SAÚDE 3 – PLANEJAMENTO 4 – GESTÃO FISCAL 5 – MEIO AMBIENTE 6 – CIDADES PROTEGIDA 7 – GOVERNANÇA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Os 7 índices temáticos 1 - i-Educ – ÍNDICE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO Mede o resultado das ações por meio de uma série de quesitos específicos relativos à Educação Infantil e Ensino Fundamental, com foco em aspectos relacionados à: Avaliação escolar Conselho e Plano Municipal de Educação Infraestrutura Merenda escolar Qualificação de professores Transporte escolar Quantitativo de vagas Material e uniforme escolares ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Os 7 índices temáticos 2 - i- Saúde – ÍNDICE MUNICIPAL DE SAÚDE Mede o desempenho na área de saúde nos processos realizados pelas prefeituras, relacionados à: Atenção Básica Equipe Saúde da Família Conselho Municipal da Saúde Atendimento à população para tratamento de doenças como tuberculose e hanseníase Cobertura das campanhas de vacinação Orientação à população ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Os 7 índices temáticos 3 - i-Planejamento – ÍNDICE MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO Verifica a consistência entre o que foi planejado e o efetivamente executado Identifica a existência de coerência entre as metas físicas alcançadas e os recursos empregados Atesta os resultados alcançados pelas ações e seus reflexos nos indicadores dos programas ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Os 7 índices temáticos 4 - i-Fiscal – ÍNDICE DA GESTÃO FISCAL Mede o resultado da gestão fiscal por meio: Da análise da execução financeira e orçamentária Das decisões em relação à aplicação de recursos vinculados Da transparência da administração municipal Da obediência aos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Nota: Será proposto aos Tribunais que seja incluído um 8º índice – i - Transparência – adotando-se a metodologia já consagrada nesta Corte de Contas na verificação do nível de transparência dos jurisdicionados. ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Os 7 índices temáticos 5 - i- Amb – ÍNDICE MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Mede o resultado das ações relacionadas ao meio ambiente que impactam a qualidade dos serviços e a vida das pessoas, levando em conta as ações de: Manejo dos resíduos sólidos Adoção de ações para a educação ambiental Infraestrutura ambiental Funcionamento de conselho ambiental ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Os 7 índices temáticos 6 - i- Cidade – ÍNDICE MUNICIPAL DE PROTEÇÃO AO CIDADÃO Mede o grau de envolvimento do planejamento municipal na proteção dos cidadãos frente a possíveis eventos de sinistros e desastres, levando em consideração : Planos de Contingências Identificação de riscos para intervenção do Poder Público Infraestrutura da Defesa Civil ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Os 7 índices temáticos 7 - i-Gov TI – ÍNDICE MUNICIPAL DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA Mede o conhecimento e o uso dos recursos de Tecnologia da Informação em favor da sociedade considerando: Políticas de uso de informática Segurança da informação Capacitação do quadro de pessoal Transparência ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Pesos dos índicestemáticos Pesos dos índices temáticos ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Composição final do IEGM Modelo Matemático do Cálculo do IEGM ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Faixas de Resultados As faixas de resultados de cada um dos índices componentes, bem como do IEGM, obedecem aos seguintes critérios, observando-se ainda as regras específicas para enquadramento. NotasFaixasCritérios AAltamente efetiva Índices com pelo menos 90% da nota máxima B+Muito efetiva Índices entre 75% e 89,99% da nota máxima BEfetiva Índices entre 60% e 74,99% da nota máxima C+Em fase de adequação Índices entre 50% e 59,99% da nota máxima CBaixo nível de adequaçãoÍndices menores ou igual a 49,99% ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Faixas de Resultados Notas FaixasCritérios AAltamente efetiva Índices com pelo menos 90% da nota máxima B+Muito efetiva Índices entre 75% e 89,99% da nota máxima BEfetiva Índices entre 60% e 74,99% da nota máxima C+Em fase de adequação Índices entre 50% e 59,99% da nota máxima CBaixo nível de adequação Índices menores ou igual a 49,99% ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Faixas de Resultados Regras específicas das faixas de resultado Regras específicas das faixas de resultados:  I-FISCAL: Realocação para a faixa de resultado de NOTA C (baixo nível de adequação) – quando não observar o contido no artigo 29-A-CF (Transferências ao Poder Legislativo).  IEGM: Relocação para a faixa de resultado imediatamente inferior: quando não atingir a aplicação mínima de 25% em Educação. (art. 212 CF) ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Faixas de Resultados Regras específicas das faixas de resultado Regras específicas das faixas de resultados:  IEGM: NOTA A (Faixa altamente efetiva) – o município deve possuir pelo menos 05 (cinco) componentes com nota A.  IEGM: NOTA B+ (Faixa Muito efetiva) – caso o município possua índice maior ou igual a 90% da nota máxima e não possua pelo menos 05 (cinco) componentes com nota A. ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

Cronograma e Divulgação dos Resultados ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL 01/07 à 10/08/ APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ELETRÔNICOS ATRAVÉS DO PORTAL DO TCE –100% - TAXA DE ATENDIMENTO MUNICÍPIOS RESPONDERAM –2015 – EXERCÍCIO DE REFERÊNCIA 09/ TCE/SP & IRB (INSTITUTO RUI BARBOSA) - CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS E RANKING NACIONAL 11/2016 – DIVULGAÇÃO DO RANKING NACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA DOS MUNICÍPIOS DO BRASIL - IRB

IDGPB ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL

ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA - PB

ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL A organização trabalha no sentido de promover o intercâmbio de informações e de experiências sobre os principais desafios enfrentados pelas Entidades Fiscalizadoras Superiores no desempenho de suas funções. INTOSAI Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores

Referências para consulta sobre IEGM  Portal do TCE - SP  Portal do TCE - PB ÍNDICE DE EFETIVIDADE DE GESTÃO MUNICIPAL