Prof. Ricardo Lima Filosofia – 3º Ano. Origem O Ceticismo filosófico originou-se a partir da filosofia grega. Uma de suas primeiras propostas foi feita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ceticismo.
Advertisements

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
BC0101 AULA 6 (cont.) O PROBLEMA DA INDUÇÃO. PROBLEMA FILOSÓFICO DA INDUÇÃO PODE SER ASSIM FORMULADO: “QUAL É A JUSTIFICAÇÃO PARA A CRENÇA QUE O FUTURO.
Filósofos Do Período Antigo. Virgílio Foi um poeta romano clássico, mais conhecido por três obras principais, as Éclogas (ou Bucólicas), as Geórgicas.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
BC0101 AULA 10 OS LIMITES ÉTICOS DA CIÊNCIA. INTRODUÇÃO I. TESES A SEREM DEFENDIDAS : 1. Há limites éticos para a investigação científica, para a invenção.
INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS SANTANA COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA TEORIA DO CONHECIMENTO João Morais da Costa Júnior Santana/2017.
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS
Pré-socráticos.
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 12
MARCO TÚLIO CÍCERO Sobre a Amizade (De Amicitia)
Recuperação de Filosofia – 3º ano
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Didática das Ciências Experimentais
American Chemical Society
A NATUREZA DO ESPAÇO – Milton Santos
Faculdade de Saúde Publica
O homem se comunica por meio de técnicas e grafismos
- Introdução à Semiótica -
Sociologia Política Prof. André Zanetic
(Karl Emil Maximilian Weber)
Racionalismo.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Nome : Vinicius Gabriel
Problemas Filosóficos
Geopolítica Prof.ª Rachel.
Surgimento da filosofia
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
O QUE É FILOSOFIA? A FILOSOFIA É UM MOVIMENTO DE PENSAMENTO LÓGICO RACIONAL SURGIDO NA GRÉCIA NOS SÉCULOS VII E VI a.C, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLICAR.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
ORIGEM DA FILOSOFIA CAPÍTULO 3.
EMPIRISMO X RACIONALISMO
O “nascimento” da Filosofia
Pitágoras – Filósofo grego
Arcadismo Contexto Histórico.
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
O que é Filosofia? Uma conversa inicial 1 / 1.
Introdução ao estudo da Química
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
American Chemical Society
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
Filosofias para lidar com o sofrimento
Filosofia da Educação II
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
FENOMENOLOGIA.
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
Objetivo, Definições, Significado
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
História da Psicologia
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
(Karl Emil Maximilian Weber)
A Crítica da Razão Prática
As Leis de Newton Prof. Rafael Dias 23/02/2019
Alef Mafioletti Natan do Rosário
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
Conceitos importantes para o estudo da História
A evolução do Conhecimento
Filosofia Identificar movimentos associados ao processo de conhecimento, compreendendo etapas da reflexão filosófica para desenvolver o pensamento autônomo.
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

Prof. Ricardo Lima Filosofia – 3º Ano

Origem O Ceticismo filosófico originou-se a partir da filosofia grega. Uma de suas primeiras propostas foi feita por Pirro de Élis ( a.C.), que nasceu em Élis, pequena cidade do Peloponeso, onde viveu inicialmente como pintor, depois se interessou pela Filosofia, principalmente sob a influência de Anaxarco de Abdera, em companhia de quem seguiu Alexandre, o Grande, por ocasião da campanha da Ásia. Retornando a Élis, fundou uma escola filosófica que lhe valeu uma enorme reputação junto a seus concidadãos.

O que é ceticismo O ceticismo é um corrente de pensamento filosófico que defende a ideia da impossibilidade do conhecimento de qualquer verdade. Criado na Grécia Antiga por Pirro de Élis (filósofo grego), esta filosofia rejeita qualquer tipo de dogma (afirmação considerada verdadeira sem comprovação).

De acordo com os céticos, todo conhecimento é relativo, pois depende da realidade da pessoa que o possui e das condições do objeto que está sendo analisado. Como a cultura (regras, leis, costumes, visões e mundo, crenças) muda em cada período histórico, os defensores do ceticismo acreditam ser impossível estabelecer o que é real e irreal ou correto e incorreto.

Logo, os céticos defendem a ideia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questões, não fazendo julgamentos. Assim, o cético defende a indiferença total.

"Nada pode ser conhecido, nem mesmo isto".

Ceticismo Pirrônico Pirronismo também conhecido como ceticismo pirrônico, foi uma tradição da corrente filosófica do ceticismo fundada por Enesidemo de Cnossos no século I d.C., e registrada por Sexto Empírico no século III. Toma o seu nome de Pirro de Élis, um cético que viveu cerca 360 a 270 a.C., embora a relação entre a filosofia da escola e essa figura histórica seja pouco clara. O pirronismo tornou-se influente há alguns séculos desde o surgimento da moderna visão científica do mundo.

Os céticos pirrônicos negam assentimento a proposições não imediatamente evidentes e permanecem num estado de inquirição perpétua. Por exemplo, pirrônicos afirmam que uma falta de provas não constitui prova do oposto, e que essa falta de crença é profundamente diferente de uma descrença ativa. Ao invés de descrer em Deus, poderes psíquicos etc., baseados na falta de evidências de tais coisas, pirrônicos reconhecem que não podemos estar certos de que evidências novas não possam aparecer no futuro, de modo que eles mantém-se abertos em sua pesquisa. Também questionam o saber estabelecido, e vêem o dogmatismo como uma doença da mente.

Filósofos Pirro de Élis Pirro de Élis Pirro de Élis Pirro de Élis ( a.C.), Sexto Empírico Sexto Empírico (200 d.C.) ArcesilauArcesilau ( a.C.) Arcesilau Carnéades Carnéades ( a.C.) Carnéades

Arcesilau( a.C.) Filósofo grego, representante do ceticismo contra o dogmatismo dos estóicos, refutou a certeza dada pelo conhecimento e admitiu o razoável como critério de verdade. Fundou a Nova Academia. Carnéades( a.C.) Filósofo grego nascido em Cirene no ano de 214 a.C..Suas idéias filosóficas iam contra vários antigos preceitos, como o estoicismo, criando novos dogmas, com base em seus ideais céticos.céticos

Sexto Empírico (200 d.C.) Foi um médico e filósofo grego que viveu entre os séculos II e III a.C..Seus trabalhos filosóficos são um dos melhores exemplos do ceticismo pirrônico e fonte da maioria dos dados referentes a essa corrente filosófica, opondo-se à astrologia e outras magias. Seus escritos foram publicados em latim pela primeira vez em 1562, por Henricus Stephanus. Seus conceitos influenciaram Montaigne e Hume. Pirro de Élis ( a.C.), foi um filósofo grego, nascido na cidade de Élis, considerado o primeiro filósofo cético e fundador da escola que veio a ser conhecida como pirronismo.