Os aspectos culturais dos recentes ataques racistas e homofóbico contra estudantes da Universidade de Brasília (UnB) PROFESSORA MS. GELCIVÂNIA MOTA SILVA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
Advertisements

CULTURA INDÍGENA NO BRASIL
IGUALDADE DIFERENÇA A oposição entre igualdade e diferença é da ordem das essências, da ordem dos contrários DESIGUALDADE A oposição entre igualdade.
Rua Bom Jesus do Amparo, 02 – Cohab V – CEP – Carapicuíba – SP
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
06/08/2008 Prof. Marco Aurélio Gondim REGIÃO NORTE CARACTERÍSTICAS.
1 Unidade IV – Direitos e Garantias Fundamentais Bandeira Brasileira: Direito à Cultura.
FUNÇÕES E DESAFIOS DO CONSELHO TUTELAR Tereza Teixeira Secretaria Municipal de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social Michel Roberto P. de Oliveira.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS – PUC-Goiás Escola de Ciências Sociais e da Saúde Curso de Enfermagem INDICADORES DE MORBIDADE Taxa de Incidência.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
ANGOLA Angola é um país da costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a.
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
Desigualdades no mercado de trabalho
PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Herança e sexo.
A política do reconhecimento
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Ana Lúcia Galinkin Universidade de Brasília
PCAP-2008 Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas relacionada às DST e Aids da População Brasileira de 15 a 64 anos de idade, 2008.
Discriminação.
Abordagens Mistas e Triangulação
ESTATÍSTICA (parte 1) população e amostra
Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
A Lei A lei /2003 estabelece condutas e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática.
Anda no pecado o meu povo escolhido,
COLETIVO YALODÊ-BADÁ. PRECONCEITO Atualmente o preconceito e assuntos relacionados a este passam compreendidos como questões inerentes ao homem, ou seja,
Guerra de Canudos faz 120 anos. O contexto do Brasil na Guerra de CanudosO contexto do Brasil na Guerra de Canudos Naquela época, o Brasil era governado.
O ARCO IRIS EM BRANCO E PRETO: DIVERSIDADE, CULTURAL E APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA DO EJA Marcos Reis.
Campina Grande, outubro de 2016.
C Escreve Aí.
Os Principais Fluxos de Refugiados no Mundo
Conceitos Demográficos
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Diagnóstico da criminalidade no Brasil
Preconceito.
Uma região, vários Nordestes
A questão dos refugiados 2017 am/ma. O refugio e um direito de estrangeiro garantido por uma convenção da Organização das Nações Unidas [ONU] de 1951.
Marcelo Ximenes A. Bizerril
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
BRASIL REGIÕES. REGIÃO NORTE VOLTAR REGIÃO SUDESTE VOLTAR.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade art.15 a 18-B
Foi criada em 1890 A criação da Universidade se deu por Willian Harper, com o apoio financeiro do maior Truste dos EUA : Jhon Davison Rockefeller Rockefeller.
Extreme situations *SitUAÇÕES EXTREMAS.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
em Educação em Direitos Humanos
O que é região? Regionalização
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
Terras Indígenas Brasileiras
Questão da Catalunha. Questão da Catalunha A região da Catalunha fica no nordeste da Espanha e sempre foi culturalmente independente, tendo um histórico.
Inclusão social pela Educação
Uma rede urbana pode ser entendida como a interligação entre as cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Diversidades Regionais
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06
Identidade Orientação Sexo Conceitos importantes. Fonte: Cartilha Diversidade Sexual e a Cidadania LGBT.
Cultura.
GUERRAS E REVOLTAS. GUERRA DE CANUDOS (1896 A 1897)  A Guerra de Canudos aconteceu no sertão da Bahia, entre 1896 e Foi uma das maiores guerras.
GÊNERO: O PROBLEMA ATUAL NAS ESCOLAS
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
HISTÓRIA Escola Instituto de Educação de Guaratinga ProfessorA:Maria Carmelita Batista G. Alunos(as):Rayssa,Káren,Kewry e Claudia Série:8 ano A.
EIXO II- DOCUMENTO REFERÊNCIA-CONAE/2014 Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos 1.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
População do Brasil – Capítulo: 2
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Com base em apresentação de Heloisa Buarque de Almeida e textos:
Transcrição da apresentação:

Os aspectos culturais dos recentes ataques racistas e homofóbico contra estudantes da Universidade de Brasília (UnB) PROFESSORA MS. GELCIVÂNIA MOTA SILVA PRESIDENTE UNDIME BAHIA PRESIDENTE UNDIME NORDESTE

“Somos a nação que mais mata pessoas trans no mundo. De acordo com a ONG alemã Transgender Europe e seu mapa de monitoramento, foram 546 casos entre 2011 e Para se ter uma ideia, o segundo lugar, o México, teve 190 no mesmo período” “Quando contamos os assassinatos de lésbicas, gays e bissexuais nestes últimos quatro anos, o número, contabilizado pelo Grupo Gay da Bahia – GGB, salta para Já as denúncias de violência reportadas ao poder público federal por meio do Disque 100 totalizam 8.099”

“Naquele ano, foram registradas denúncias de violações relacionadas à população LGBT, envolvendo vitimas.” “Pretos e pardos totalizam 39,9% das vitimas; seguidos por brancos, com 27,5% e 0,6% amarelos e indígenas. Não informados totalizam 32% vitimas.”

“De acordo com levantamento do Grupo Gay da Bahia (GGB), a única entidade que registra esses crimes por aqui, um LGBT é assassinado a cada 27 horas no país. Desse total, 52% eram gays, 37% travestis, 16% lésbicas, 10% bissexuais, segundo dados de A homofobia mata inclusive pessoas não LGBT: 7% de heterossexuais confundidos com gays e 1% de amantes de travestis.”

“Em termos regionais, dos 318 assassinatos documentados em 2015, o Nordeste continua liderando a violência em números absolutos com 106 óbitos, seguido do Sudeste com 99, o Norte com 50, Centro-Oeste 40 e 21 no Sul. Porém, se compararmos com o total da população regional, o Norte foi a região mais homotransfóbica, com 2,9 assassinatos para cada 1 milhão de habitantes, seguido do Centro-Oeste com 2,6, Nordeste com 1,8, Sudeste com 1,1 e Sul com 0,7 – sendo a média do Brasil 1,5 e o Distrito Federal, 2,1.”

Onde residem as raízes dessa onda ?  “Nossa Tradição é de violência: Canudos, Guerra de Contestado, Revolta da Vacina (Leandro Carnal)A internet apenas deu voz e vez de forma barta, anônima e coletiva a vozes das sombras que eram muito maiores, muito mais antigas(...) Somos uma sociedade dividida em classes, com privilégios. Somos uma sociedade ainda de privilégio que interpreta que a lei só pode ser aplicada quando você não tem força, ou quando não é digno de um grande advogado”  Crescente discurso homofobico para fins políticos e eleitoreiros  O Ódio se expandiu àqueles que defendem o respeito aos direitos dos outros;  Vinculação dessa suposta cultura preconceituosa quanto a diversidade sexual com fundamentalismo religioso e práticas racistas ;

Onde residem as raízes disso tudo?  Cultura da Intolerância;  Não aceitação de certas características de um grupo por parte de um grupo majoritário (relações de poder, dominação, luta de classes)  Questão social e não fenômeno psicológico;  Crescente discurso homofóbico para fins políticos e eleitoreiros,

Qual nossa tarefa?. Não temos uma identidade pura, única, nossas identidades são hibridas, múltiplas; A escola precisa ser o espaço de convivência entre os diferentes A construção do Pme ao longo desse pais buscou calar a voz dos educadores, exclusão do termo gênero.

Há saídas? Sempre Não será a Escola sem Partido que vai nos calar, não serão aqueles Valdemor da Politica que nos sufocorão. Enquanto houver um professor, uma professora nesse país haverá possibilides. A unb é uma espaço nacional de formação. A Unb não pode ficar em silêncio. ! Precisa responder com formação. Vamos aprofundar, dar instrumentos para nossos educadores conseguir responder de modo teórico e metodológico a esses ataques e serem capazes de construir outras mentalidades.

Contato: Gelcivânia Mota (75) (71)