TERAPIA NO ESPELHO & TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Advertisements

Copyright © 2016 Author Júlia Stocco Sanches Valentin Júlia Stocco Sanches Valentin 1, 2 ; Lívia Stocco Sanches.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Profª: Isabella Pinheiro Unesc Faculdades
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Introdução ao gerenciamento de infraestrutura – Definições Gerência de Infraestrutura de TI V _01.
Classificação dos Métodos de Ensino:
RESENHA CRÍTICA Eva Maria LAKATOS e Marina Andrade MARCONI.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Doença de Parkinson Acadêmicas: Dayana Nazario Glaucineide Lopes Lariza Teles Luciane Reis Maria da Conceição Orientadora: Enfª Mônica Holanda.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Camila, Kely, Leonardo, Sheila, Vanessa
A eficácia do ponto VB43 (Jiaxi) em pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (estudo de caso) Silva Filho RC, Pinto AA. Introdução: A Acupuntura.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE EXERCÍCIO GROBS, Bruna Frizon1,2; POSSAMAI, Leonardo Trevisol1,2; JACQUES,
Carlos Eduardo Rodrigues
Vibrações ocupacionais
Princípios da Continuidade e Unidade Funcional
Nervo Facial (NC VII) Sir Charles Bell.
TÍTULO Área do trabalho
Área dos conhecimentos 1º período 7º ano
História Natural da Doença
Gestão de processo Dutra 2017.
USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA ÉTICA EM ODONTOLOGIA
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Avaliação de desempenho: geral
Avaliação de Desempenho.
Apresentação de Artigo 14/08/2014
EFEITO RESIDUAL DO ALONGAMENTO PASSIVO UNILATERAL NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO DE TORNOZELO 1-2Da Silva, Josinaldo Jarbas; 1-3Gomes, Willy Andrade; 1Soares,
Impacto da severidade das úlceras de pé diabético no risco de mortalidade a 3 anos Joana Rigor 1, Sara Pinto 1, Daniela Martins-Mendes 1,2,3, Consulta.
BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #6 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 2 | O CÉREBRO → A RELAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO E DE AUTONOMIA DO SER.
Definição da Estratégia Organizacional
HIPOTERMIA TERAPÊUTICA NO RECÉM-NASCIDO:
. A partir desses 11 artigos, elaborou-se um protocolo de colostroterapia para RNMBP visando estimular o desenvolvimento UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA REDE.
PSICOEDUCAÇÃO: INGREDIENTE DINÂMICO NA ABORDAGEM TERAPÊUTICA COGNITIVA
Controle motor: Cerebelo
CINEMETRIA.
1 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estudando para o Enem de forma invertida
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Processos de Design de IHC
Tema 1 Controle gerencial, contabilidade gerencial e controladoria
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975)
PEC – PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA
Aprendizado & Memória.
CONVENÇÃO DE GUATEMALA
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
SITUAÇÃO PROBLEMA MICROBIOLOGIA. Em setembro de 2015, João foi admitido no setor de indivíduos HIV positivo, apresentando lesões altamente pruriginosas.
Educação Física Prof: Jânio César
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Jogo de Empresas Rubricas de Reuniões.
História Natural da Doença
Conhecimento e Pesquisa
ENERGIA NUCLEAR.
Biomecânica, Reabilitação e Tecnologia Assistiva (1)
FUNDAMENTOS PARA O CUIDAR São Luís - MA Instituto Florence de Ensino Superior AUTORES: Ana Cleudes Alves dos Santos Elciene Jessyka Nascimento Santos Liziene.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
O aumento da constante competitividade no contexto empresarial demanda uma atenção especial à gestão de custos nas empresas. A análise de custo-volume-lucro.
HIPOTERMIA TERAPÊUTICA NO RECÉM-NASCIDO:
Integração de novos colaboradores Segurança do Trabalho.
KERNICTERUS: AINDA UM DESAFIO ENCEFALOPATIA BILIRRUBÍNICA CRÔNICA
Relatório A3 Resumo do Projeto
Profa Dra Carla da Silva Santana Castro Curso de Terapia Ocupacional
Transcrição da apresentação:

TERAPIA NO ESPELHO & TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA

O QUE É A TERAPIA NO ESPELHO (TE)? É uma técnica realizada no espelho, onde o indivíduo com o membro sadio executa vários movimentos que são reproduzidos pelo espelho como se fosse o membro afetado. (Ramachandran VS. et al, 1992); (Machado S. et al, 2011)

Baixo custo Fácil reprodução Eficaz (Wu CY. et al, 2013)

Vilayanur Ramachandram Giacomo Rizzolati Vilayanur Ramachandram

Justificativa da técnica Neurônios espelhos Áreas cerebrais estimuladas: Lobos frontal e parietais Va (Rizzolatti et al, 2001)

Descrição da técnica É utilizado um espelho vertical com medidas de 50 x 50 cm ou de acordo com o membro a ser tratado, apoiado sagitalmente; O paciente deve ficar em posição confortável; Orientação da técnica pelo fisioterapeuta; Feedback do paciente. Grunert-pluss N. et al 2008)

Exercícios

Precauções Deve-se ter cuidado ao aplicá-la ou recomendá- la, pois o paciente pode apresentar confusão, tontura, mal-estar e ansiedade. (Ferreira et al., 2012) (Ferreira et al., 2012)

Benefícios É eficaz para a recuperação motora e independência funcional; Otimiza a memorização com objetivo de obter melhor resposta motora; Reaquisição da marcha; Ganho de equilíbrio através de uso de exercícios com resistência elástica adicionada ao feedback promovido pelo espelho. (Miyai I, 2012;Dias ML et al, 2009; Conceição LP. et al, 2011; Marcucci FCI. et al, 2006; Sang Gu Ji1 and Myoung Kwon Kim, 2014).

TERAPIA DE CONTENSÃO INDUZIDA (TCI)

O que é TCI? A terapia por contensão induzida (TCI), também conhecida como Terapia de Movimento Induzido por Restrição e Terapia de Restrição e Indução ao Movimento (TRIM), consiste em uma técnica para a recuperação funcional do membro superior afetado na qual se isola 90% do membro sadio. (Sousa RCP, et al, 2012)

História Criada no Brasil em 2008 por duas fisioterapeutas e uma terapeuta ocupacional após treinamento realizado na Universidade do Alabama – EUA com os idealizadores da técnica.

Justificativa da TCI Estimulação da área encefálica Aumento da representação cortical (Castilho- Weinert LV. et al, 2011)

Princípios Fundamentais - TCI Treino de tarefa orientada repetitivo II Restrição do membro superior sadio III Aplicação de métodos comportamentais

Indicações Acidente Vascular Encefálico; Paralisia Cerebral; Traumatismo Crânio-Encefálico.

Exercícios

Benefícios Favorece a eficácia e a capacidade de reprodução do movimento; Estimula o uso do membro afetado nas atividades funcionais; Melhora funcional da reorganização cortical relacionada à melhora da mão. (Julia Macruz Garcia. et al, 2012)

Conclusão Diante do exposto, é visto que a terapia de contensão induzida assim como a terapia no espelho são técnicas novas, eficientes e benéficas na reabilitação. Ainda existem poucos estudos sobre essas terapias, mas diante do que foi encontrado, ambas trazem resultados funcionais satisfatórios. No entanto é necessário que se faça novos estudos para uma maior abordagem e aperfeiçoamento das mesmas.

OBRIGADO!