Anábolly Azevedo Andréa França Jacson Dione Layla Minelle Patrícia Lopes Romário de Souza Romerson Castro Orientador: Pablone Mendes
A ação individual de um comprador ou de um vendedor é tem impacto negligenciável sobre os preços Compradores e Vendedores entendem os preços como um dado do mercado Compradores e Vendedores têm que aceitar os preços praticados no mercado Devido ao número muito elevado de compradores e vendedores, nenhum comprador ou vendedor individual pode influenciar o preço. Concorrência aguda entre as empresas pode criar um mercado competitivo.
Excedente do Consumidor é o benefício total ou valor que os consumidores recebem além daquilo que pagam pela mercadoria. Excedente do Produtor é o benefício total ou receita que os produtores obtêm além do custo de produção de uma mercadoria
Excedente do Produtor Entre 0 e Q 0 os produtores auferem um ganho líquido na venda do bem-- Excedente do protutor. Excedente do Consumidor Quantidade 0 Preço S D 5 Q0Q0 Consumidor C 10 7 Consumidor BConsumidor A Entre 0 e Q 0 os consumidores A e B auferem um ganho líquido no consumo do bem -- Excedente do consumidor
Para determinar o efeito de bem-estar de uma política governamental, podemos medir o ganho ou a perda nos excedentes do produtor e do consumidor. Efeitos de bem-estar › Ganhos e perdas causadas pela intervenção do governo no mercado.
Sob que condições um mercado competitivo gera uma alocação de recursos ineficiente, ou uma falha de mercado? 1) Externalidades Podem ser classificados em duas formas positivas e negativas. Positivas: Plantio de arvores. Negativas:Produção de blocos
2)Falta de informação A existência de informação imperfeita impede que os consumidores tomem decisões que maximizem sua utilidade ou até mesmo faça com que o Governo não tenha uma noção de como anda o mercado. 3) Competição inadequada Existe quando a economia de mercado é o monopólio que o mercado é controlado por uma pessoa ou um grupo pequeno de pessoas.
Quando existe falha de mercado há uma razão para a intervenção governamental possível melhorar o resultado, mas não está claro que a ação do governo vai melhorar o resultado, desde a política de implementação da solução muitas vezes leva a mais problemas. Governo pode intervir para o mercado através de subsídios, salvamentos, controles de preços e salários, impostos e regulamentações. Tentativas de corrigir falhas de mercado também podem levar a uma alocação ineficiente de recursos.
Algumas vezes, a política governamental visa manter os preços acima do nível de equilíbrio de mercado. Investigaremos essa questão através de dois exemplos: um preço mínimo para determinado produto e o salário mínimo.
B A A variação no excedente do produtor é A - C - D. É possível que o bem-estar dos produtores caia em relação à situação original. C D Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 P min Q3Q3 Q2Q2 Os produtores estão dispostos a produzir Q 2, mas a quantidade Q 2 - Q 3 não será vendida.
A maior parte da política agrícola dos EUA é baseada em um sistema de preços mínimos. › Isso significa que o preço mínimo é definido acima do preço de equilíbrio e o governo compra o excedente. A política de preços mínimos é, freqüentemente, complementada por incentivos para reduzir ou restringir a produção
B D A Para manter um preço P s o governo compra a quantidade Q g. A variação no excedente do consumidor é –(A+ B), e a variação no excedente do produtor é A + B + D D + Q g QgQg Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 PsPs Q2Q2 Q1Q1
D + Q g QgQg B A Quantidade Preço S D P0P0 Q0Q0 PsPs Q2Q2 Q1Q1 O custo do governo é representado pelo retângulo pontilhado P s (Q 2 -Q 1 ) D Perda total de bem-estar Variação total de bem-estar = D-(Q 2 -Q 1 )p s
Quotas de produção › Outra forma de o governo causar um aumento no preço de uma mercadoria é reduzindo a oferta.
Qual é o impacto das seguintes medidas: 1)Controle da entrada de novos ofertantes no mercado de táxis? 2)Controle do número de licenças para a venda de bebidas alcoólicas?
Muitos países utilizam quotas de importação e impostos para manter o preço doméstico de um produto acima dos níveis mundiais.
No caso de uma tarifa, o governo aufere uma receita igual a D, de modo que a perda líquida para o país é B + C. No caso de uma quota, a área D torna-se parte dos lucros dos produtores estrangeiros, e a perda líquida para o país passa a ser B + C + D. D C B QSQS QDQD Q’ S Q’ D A P* PwPw Quantidade D S Preço
A carga fiscal de um imposto (ou o benefício de um subsídio) recai parcialmente sobre o consumidor e parcialmente sobre o produtor. Consideraremos um imposto específico, ou seja, uma determinada quantia em dinheiro cobrada por unidade vendida.
Transferência › E S /(E S - E d ) › Por exemplo, quando a demanda é totalmente inelástica (E d = 0), a transferência é igual a 1 e todo o imposto recai sobre o consumidor.
Um subsídio pode ser analisado da mesma forma que um imposto. Pode ser interpretado como um imposto negativo. O preço recebido pelo vendedor excede o preço pago pelo comprador.
D S Quantidade Preço P0P0 Q0Q0 Q1Q1 PSPS PbPb s Como no caso do imposto, o benefício de um subsídio é dividido entre compradores e vendedores, dependendo das elasticidades de oferta e demanda.
Com o subsídio (s), o preço de venda P b fica abaixo do preço subsidiado P S, de modo que: › s = P S - P b
O benefício do subsídio depende da relação E d /E S. › Se a magnitude de E d /E S for pequena, o benefício recai principalmente sobre o consumidor. › Se a magnitude de E d /E S for grande, é o produtor o maior beneficiado.
Modelos simples de oferta e demanda podem ser utilizados na análise de uma grande variedade de políticas governamentais. Em cada caso, o excedente do produtor e do consumidor são utilizados para avaliar os ganhos e as perdas de produtores e consumidores.
A intervenção governamental em um mercado competitivo nem sempre é algo ruim.