Química e seu ensino Metodologia do Ensino II Profª Tathiane Milaré.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
Advertisements

SAGER, J. C. La terminología: puente entre varios mundos. In: CABRÉ, M. T. La terminología: teoria, metodologia, aplicaciones. Barcelona: Empúria, 1993.
ANÁLISE PROVA DE QUÍMICA UFRGS ENEM UNISC
As escalas de Proficiência do PISA Material do Curso: Avaliação educacional em larga escala: O PISA no Brasil Autor: Lenice Medeiros Pesquisador-Tecnologista.
O triângulo didático: o saber e suas relações Temas em Educação Matemática Méricles T. Moretti.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas I EDM 433 Sílvia Trivelato Aula 3 20/mar/2017.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Didáticas na sala de aula
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
Didática das Ciências Experimentais
Seleção e organização de conteúdos
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Professor: Guilherme Vieira
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Metodologia do Ensino de Física I
Relato de experiência:
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Temperatura e equilíbrio térmico
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
Química da Madeira.
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Introdução ao estudo da Química
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
O triângulo didático: o saber e suas relações
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Modêlos Atômicos.
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Capacitação Pedagógica Aula 02
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Diferentes significados para sinal de igualdade?
Características Gerais Dos Seres Vivos.
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Substâncias e Misturas
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
Uso de Animações no Ensino de Conteúdos Biológicos
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Metodologia Científica e Tecnológica
Lei de Coulomb (Força Elétrica)
Metodologia do Ensino de Física I
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Química e seu ensino Metodologia do Ensino II Profª Tathiane Milaré

Prática docente Química Educação O que é? Qual é sua função? O que é? Qual é seu objeto de estudo e importância?

QUÍMICA Constituição Propriedades físicas Propriedades químicas (Transformações) Átomos, ligações, moléculas, íons, etc. Ponto de Fusão e de ebulição, solubilidade, condutividade, etc. Reações, energia, equilíbrio, etc.

Dimensões da Química Fenomenológico Teórico Representacional

Fenomenológico Teórico Representacional Cinética Teorias de reação química Termodinâmica fatos Modelos e teoriasLinguagem Química

Fenomenológico Teórico Representacional Cinética Teorias de reação química Termodinâmica fatos Modelos e teoriasLinguagem Química Outros exemplos?

Modelo O que são modelos? Utilizamos modelos na Química? Quais cuidados devemos ter ao utilizar/ensinar modelos?

Conceitos O que são conceitos? Dê um exemplo de conceito químico. “ os conceitos científicos não são da mesma natureza que os linguísticos, ou que os conceitos matemáticos. O conceito científico não designa um fato bruto, mas uma relação que pode reaparecer em situações diversas. Os conceitos de força ou de respiração explicam inúmeras situações. A consequência disso é que os conceitos científicos apresentam duas características inseparáveis: permitem explicar e prever. O conceito científico se exprime por uma frase ou código gráfico ou matemático. Mas se distingue do conceito matemático pelo conjunto das regras e das obrigações que permitem colocá-lo em correspondência com o conjunto dos objetos do universo.” ASTOLFI, J.P.; DEVELAY, M. Didática das Ciências. 12ed. Campinas: Papirus, p.30-31

Lei  O que são leis no contexto científico?  Como as leis são obtidas?  Dê exemplos de leis da Química

Como a Química funciona? Dinâmica Complexa Não linear Construção humana Conhecimento provisório Quais relações podemos estabelecer entre esses aspectos da Química e seu ensino?

Hexano Molécula X Substância H 2 O = água?

Leitura do trecho “Uma porção de água fervendo” p A Química está no cotidiano? Como? Ou a Química permite compreender coisas do nosso cotidiano?

A Química estuda a composição e as propriedades dos materiais (que são substâncias e misturas de substâncias). Substâncias e misturas seriam conceitos essenciais (básicos) para a compreensão da Química? Esses conceitos são compreendidos adequadamente pelos estudantes e pelas pessoas em geral?

Atividade Leitura do texto: “A fórmula da água e a ignorância sobre química” Como professores de Química, qual é o nosso papel nesse contexto? Quais atividades poderíamos propor para trabalhar em sala de aula (Ensino Médio) a problemática apresentada no texto?

Química: qualitativo X quantitativo Qual é a relação entre a Química e a Matemática? O estudo das fórmulas é essencial na Química? Por quê? Devemos cobrar dos alunos de Ensino Médio o domínio das fórmulas? Por quê? Leitura p.25-26

Química: mundo macroscópico X microscópico Como a relação entre macro e micro está presente na Química? Dê exemplos. Estabelecer relações entre o macroscópico e o microscópico é uma tarefa fácil? Por quê? Como o professor de Química pode auxiliar o estudantes a estabelecerem essas relações (macro/micro)?

Conversando com alunos... P: E pra que você acha que a gente aprende isso na escola? A2: Ai, essa pergunta... A1: Vai, responde! A2: Hã? A3: Posso responder? P: Pode. Você... A3: Eu acho que a gente tem que aprender isso pra... depende da faculdade que a gente for querer fazer ou alguma coisa... a profissão da gente, a gente vai usar isso. Ou ser professor mesmo, né. A gente tem que aprender isso pra poder passar pros alunos, né. P: Ta. E se você não for professor e nem for fazer uma faculdade? A1: Ah, essa é fácil! Tipo, na cozinha, você pode usar isso. Tipo dentro da gente também tem reação química. A2: A professora falou assim que até quando a gente respira tem uma reação. A1: É, tem reação química na respiração... Acho que é pra isso. Pra gente ver como que é... Quando a gente vai fazer uma salada, é fácil a gente distinguir que tipo de elemento que tem ali dentro.

Conversando com estudantes... P: E pra que serve estudar essas equações e esse balanceamento que vocês estão fazendo? A4: Pra gente saber o que cada produto, o que cada número significa... O que cada produto é. P: E pra que serve fazer isso, que vocês estão fazendo nos exercícios? A5: É pra gente saber se os hidrogênios, quantas substâncias tem, é, o oxigênio, o sódio, o cloro. Aí gente faz as continhas pra saber... as equações. MILARÉ, T.; REZENDE, D.B. Discutindo sobre a Química no Ensino Fundamental: equações química e balanceamento. In: EPPEQ, 5. Ribeirão Preto, SP.

Como professores de Química, o que podemos fazer nesse contexto?

Bibliografia LEAL, M. C. Didática da Química: fundamentos e práticas para o Ensino Médio. – Belo Horizonte: Dimensão, p. ASTOLFI, J.P.; DEVELAY, M. Didática das Ciências. 12ed. Campinas: Papirus, p MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular de Química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v.23, n.2, p , PEREIRA, L.F. A fórmula da água e a ignorância sobre química. Folha de São Paulo – Caderno Fovest, 2009.