Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
Advertisements

Conceitos de Karl Marx.
Karl Marx – “Sociedade, Educação e Emancipação”
A Europa no Século XIX ( ): Liberalismo X Socialismo Capítulo : Introdução Prof. Alan.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Karl Marx ( ). HISTÓRIA E VIDA DE KARL MARX Karl Heinrich Marx, filosofo alemão, nasceu em 05 de Maio de Cursou Filosofia, Direito e História.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
As ideias de Marx em Por que 1848?  Formula sua concepção de história.  Pensamento já está consolidado (a partir de um processo de formação de.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Tema - A formação da sociedade produtora de mercadorias: o modo de produção especificamente capitalista. Texto base: O Capital CAPÍTULO I – A MERCADORIA.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
KARL MARX - Marxismo.
O que é Capitalismo e Socialismo:
Instituto Federal de santa catarina Fundamentos de Economia Karl Marx
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.
Ciências Humanas e suas Tecnologias OS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Disciplina: Sociologia Jurídica
Principais características do modo de produção capitalista
Espaço Geográfico e industrialização
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
As etapas do Capitalismo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Professor Romildo Tavares
As ideias de Marx em 1848.
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Karl Marx e a História da Exploração
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Filosofia da Educação Brasileira
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
 O ensino politécnico para Marx se constitui numa das formas de preparação multifacetória do homem.  Proposta de Marx – A pedagogia socialista pela articulação.
Marx e a educação. Karl Marx ( ) ► Nasceu em Trier, Alemanha. ► Família de classe média. ► Formado em jornalismo.
O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX
CIÊNCIAS SOCIAIS – ORIGEM E REFLEXÕES
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.
As revoluções liberais da Europa no século XIX
O socialismo científico e seus desdobramentos
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Doutrinas sociais do século XIX
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Socialismo Utópico Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
70. Pioneirismo inglês: Capitais acumulados (colônias, acordos comerciais na Europa). Disponibilidade de mão-de-obra (cercamento dos campos – “enclosures”).
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Arcadismo Contexto Histórico.
Max Weber  .
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Positivismo; marxismo; Escola dos Annales
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Karl Marx (1818 – 1883).
Direito Penal Sociologia e Teoria do Crime Profa. Msc. Fernanda Dantas
Doutrinas Sociais no século XIX
A ESCOLA DE FRANKFURT INTRODUÇÃO
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
Marx – Ideologia Sociologia.
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
Socialismo Utópico Integrantes: Vitória, Yasmin Teixeira, Pedro Paulo, Yasmin Paulo, Raylane, Pedro Vinícius,Soraya.
Transcrição da apresentação:

Karl Marx

Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por história e política; em 1843, se mudou para Paris, onde aderiu à militância comunista; foi expulso de Paris em 1845, se mudando para a Bélgica, de onde eventualmente foi deportado; se estabeleceu em Londres em 1849, onde viveu durante 15 anos na miséria, sendo ajudado por Friedrich Engels e durante esse período; em 1864, com a formação da Associação Internacional dos Trabalhadores, acabou seu isolamento político.

Contexto histórico Vivenciou a Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo na Prússia e a formação de um proletariado; na França, teve contato com o socialismo utópico, que depois serviu de base para sua teoria sociológica; vivenciou as revoluções de 1848, e, em 1871, seus ideais influenciaram a Comuna de Paris, que fez com que, por três meses, a França fosse comandada por um governo operário; na Inglaterra, teve contato com os movimentos operários ingleses;

Pensamento de Marx NormativoAnalítico Vê a realidade como ela é e usa as Ciencias Sociais para isso. Constrói de uma utopia a qual seria necessário ação para haver transformação da realidade.

“O que move a história é a luta entre as classes”

Para sobreviver, o homem é obrigado a trabalhar. O trabalho é o intermediário entre o homem e a natureza: ele rege as relações sociais. Distribuição de tarefas CAPITALISMO Divisão sexual Divisão da agricultura Divisão entre campo e cidade

Divisão de trabalho, propriedade privada e desigualdade social Nem sempre os homens que possuem os meios para realizar o trabalho trabalham, nem sempre os que trabalharam possuem os meios Há homens que trabalham para outros homens Desigualdade Social

Alienação O homem não tem consciência das relações materiais de dominação as quais está envolvido.

REVOLUÇÃO Seria necessário, por meio da revolução, destruir todos resquícios da sociedade capitalista e dar origem a uma nova sociedade: a comunista.

Obras Nesse livro, Marx incita o proletário a se organizar e lutar contra a opressão, e ao tomar conhecimento do contexto social e histórico onde está inserido, especifica seu objetivo de luta. À classe oprimida ele escreveu: "Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência“.

O Capital Essa obra de Marx é um conjunto de livros (sendo o primeiro de 1867) como crítica ao capitalismo. Muitos consideram-na o marco do pensamento socialista marxista.

Mais Valia Esse conceito econômico foi explicado em “O Capital”.

A educação é perpetua a exploração de uma classe sobre a outra: dissemina a ideologia dominante.

A educação, entretanto, pode ser a fonte de emancipação do ser humano: o liberta da exploração e das amarras do capital.

“As crianças com escola de meio período e trabalho no outro período aprendem tanto ou mais que as crianças que ficam na escola o dia todo”. Para Marx, só assim seria possível romper com a separação do trabalho intelectual e manual.

Na visão de Marx, as mãos sujas de graxa e o suor do rosto, principalmente para a burguesia, poderiam ser tão educativos quanto livros. O trabalho manual e o intelectual deveriam ser exercitados por todos.

Educação Familiar Na família burguesa ocorre a exploração dos filhos pelos pais. A forma de inverter o conteúdo de educação classicista burguesa seria, então, substituí-la por uma educação de caráter social.

Previsões para o Futuro “Ensino tecnológico, teórico e prático nas escolas dos trabalhadores” Usa-se esse termo já que no comunismo não haveria mais burgueses. O ensino, portanto, seria público e igual para todos.