AUGUSTE COMTE ( ). Comte foi o primeiro pensador da corrente Positivista. O Positivismo foi a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Advertisements

O Pensamento Positivista – algumas considerações
Sociologia DURKHEIM.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
O Positivismo.
Introdução à Sociologia
09/04/2017
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
O Positivismo.
Fernando Albuquerque – Especialista
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Contexto histórico - “A modernidade”
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA
TEORIA SOCIOLÓGICA Positivismo Èmile Durkheim Max Weber Karl Marx.
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
( ).   Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond.
O Pensamento Positivista – algumas considerações Extraído de: COSTA, Cristina. Positivismo: uma primeira forma de pensamento social. In: ____ Sociologia.
Os clássicos da Sociologia. Quem são os Clássicos?
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
DARWINISMO Charles Darwin. A VIAGEM Os organismos vivos modificam-se através do tempo.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
“Ciência da Sociedade” (Comte)
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Antropologia Aplicada à Administração
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
O Positivismo 15/06/2018
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Século XIX.
Século XIX.
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
Positivismo Abordagem social Salvador- BA Prof. Antônio Mateus SOARES.
Século XIX.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
J E S U S. D Í Z I M O S H O P P I N G P R E G U I Ç A.
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO
CIÊNCIAS SOCIAIS – ORIGEM E REFLEXÕES
Evolução Seleção Natural.
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
Antropologia.
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
MAX WEBER
Antropologia.
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Século XIX.
Século XIX.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Áreas da Filosofia.
SOCIOLOGIA Criação e evolução de uma ciência PROFESSOR ADRIANO PASSOS.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

AUGUSTE COMTE ( )

Comte foi o primeiro pensador da corrente Positivista. O Positivismo foi a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico. O positivismo é a crença absoluta no cientificismo ou seja na razão

A explicação do que acontecia no mundo antes do Positivismo era dada pelo senso comum. O Positivismo reconhecia que os reguladores do mundo social e do mundo físico.

Com este método investigativo ele fala em “física social” – que no futuro recebeu de Durkheim o nome de Sociologia. A filosofia social positivista se inspirava no método de investigação das ciências da natureza, segundo um modelo físico ou mecânico, por isso foi chamado também de organicismo.

Positivismo exaltava a coesão social e a harmonia dos indivíduos em sociedade.

DARWINISMO SOCIAL No século XIX surge os monopólios e oligopólios que associados aos bancos dão origem ao capital financeiro. Com isto, as grandes empresas para enfrentar a crise tinha uma única saída: expandir além das fronteiras europeias.

Acreditando na superioridade de sua cultura, os europeus interferiram no formato social de outras sociedades, transformando-as. Para isso utilizaram-se da ideologia que a Europa tinha obrigação moral de civilizá-las e tirá-las do atraso.

Utilizaram-se da teoria de Charles Darwin sobre a evolução das espécies para justificar a lei do mais forte. Darwinismo social, portanto é a sociedade mais forte e mais evoluída.

Visão crítica do Darwinismo social- Ontem e Hoje. O fundamento do conceito de espécie em Darwin dificilmente pode ser transposto para o estudo das diferentes sociedades e etnias e a transposicão para os conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e das relações trouxe grandes desvios.

Serviu como justificativa de uma a ç ão pol í tica e econômica que nem sequer avaliava efetivamente aquilo que representaria o “ mais forte ” ou mais evolu í do. Apontou a competitividade como princípio natural, e portanto, universal e exterior ao Homem, que assegura a sobrevivência do melhor e mais adaptado..

Não considerou o mercado como elemento da cultura humana, obedece as leis da organização social, e portanto, históricas, resultantes das relações entre homens e a sociedade. Os positivistas responderam com as palavras “ordem e progresso”

Conte chamou o movimento de dinâmico e estático. Dinâmico – passagem para as formas mais complexas. Estático – família, religião, propriedades que trazem a coesão social. Ele acreditava que esses eram elementos que deveriam ser aperfeiçoados pela ordem e não destruídos.