Pouco conhecimento da sociedade e gestores públicos Buscar consenso científico sobre o tema, traduzir e disseminar conhecimentos Preparar lideranças para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Advertisements

Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
ÍNDICE DE EFETIVIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL IEGM. CONTEXTO HISTÓRICO Situação econômica Conscientização da população Impactos sociais Administração gerencial.
FÓRUM GOVERNAMENTAL DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. HISTÓRICO ISO – Stakeholder Governo Abril – 2010 – Proposta de criação do Fórum e da Semana Nacional.
Dilemas da Prática Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão 04 de dezembro de 2008 Prêmio Sócio-Educando | Terceira Edição.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
Comissão de Saúde da Mulher- Cofen  Valdecyr Herdy Alves  Vera Cristina Augusta Marques Bonazzi  Maria do Rozário de Fatima Borges Sampaio  Maria.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
Interlegis O Portal Modelo nos municípios brasileiros Jean Rodrigo Ferri Interlegis - DF.
CARDÁPIO DE BOAS PRÁTICAS SEMANA VOCACIONAL MARISTA 2016 Vocação Marista: Chamado a uma grande missão O êxito da Semana Vocacional Marista dependerá.
Criação de Fóruns Municipais de Educação. HISTÓRICO  Fórum Nacional de Educação: A cria ç ão de um F ó rum Nacional de Educa ç ão é uma reivindica ç.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DA CÂMARA.
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
Piso Nacional da Educação
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Especialização em Saúde da
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Vice-Presidência Legislativa
Prática da LDB nas instituições de ensino
Poder, dominação e política
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO 09 de fevereiro de 2017
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
O Sistema OCB SESCOOP como ferramenta de desenvolvimento do Sistema Unimed no Estado do Rio de Janeiro Encontro Unimed RJ 17 a 20 de agosto de 2017.
Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto Consultora da Rede CEDES
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
  WORKSHOP TOMADA DE DECISÃO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS E GESTÃO - EVENTOS EXTREMOS E DESASTRES AMBIENTAIS 28 e 29 junho 2016 IEE- USP.
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Planejamento Anual 2018 Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Universidade Federal de Pelotas
O Fórum Nacional de Educação
A formação acadêmica e as exigências do século XXI Fábio Reis: diretor de inovação e redes do semesp 10º CBESP 2017.
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
Universidade Federal de Pelotas
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas.
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PICS NO BRASIL
EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES CONAE E XIV CONSIND DA CONTEE
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
PLANO MUNICIPAL PELA PRIMEIRA INFÂNCIA POR QUE A PRIMEIRA INFÂNCIA É TÃO IMPORTANTE? 1. Argumento social: Proteger a criança e cuidar dela para que tenha.
EXPERIÊNCIA DE GOVERNANÇA DIGITAL: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS. Autores Samuel Bräuer.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
IV Conferência Estadual
Site TJCC - Radar da Política
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
cooperação urbana internacional
Projeto Parto Adequado
MP 814/2017, PL9463/2018 e PL da CP 33 Reunião FASE
AÇOES ORIENTADORAS DO CRN/7 DIANTE DAS FRAGILIDADES DETECTADAS NA FISCALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS Fiscal Hellem Sousa CRN/7:1374.
Programa de Desenvolvimento Gerencial
PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL MUNICIPAL
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
Agenda de política pública para o ensino superior no brasil: pós-Graduação/pesquisa e inovação acadêmica Fábio Reis, Diretor de Inovação Acadêmica e Redes.
Transcrição da apresentação:

Pouco conhecimento da sociedade e gestores públicos Buscar consenso científico sobre o tema, traduzir e disseminar conhecimentos Preparar lideranças para a criação e qualificação de projetos e políticas públicas Foco dos programas governamentais em “sobrevivência” e “cuidado” Políticas públicas setorizadas

Agenda comumSistematica de Avaliação Compartilhada Comunicação Contínua Reforço Sistêmico das Atividades Liderança e Catalização de Ações

Lideranças fazendo a diferença Muito conhecimento gerado Atenções voltadas para Primeira Infância

Realizado anualmente, em Harvard e Insper. Em 2015 lançamos o Curso Nacional. Aplicação da teoria na prática: exigência de criação de plano de ação potencializar ações de líderes pela primeira infância OBJETIVO

Edições, sendo 1 Nacional LíderesPlanos de ação Iniciativas implementadas

40 20 Outros 4 Empresa 6 Universidade 9 3º Setor Justiça 3 Legislativo Municipal 2 Legislativo Executivo Municipal 13 Executivo 41,2% Executivo Federal

Setor Privado 21,1% Judiciário Legislativo Sociedade Civil Executivo 41,2% Academia 7,3% 3,7% 22,9%

Família que Acolhe Boa Vista - RR Arapiraca Garante a Primeira Infância Arapiraca – AL Mãe Coruja Pernambucana* Pernambuco Marco Legal para a Primeira Infância Brasil Cresça com seu Filho Fortaleza – CE * Aprimoramento do Sistema de Monitoramento e Avaliação PIM – RS* Rio Grande do Sul

Marco Legal da PI – Lei nº /2016  Histórico da tramitação Dezembro de 2013 apresentado PL nº 6.998/2013 na Câmara Dezembro de 2014 aprovado – por unanimidade - na Comissão especial da Câmara dos Deputados Dezembro de 2014 apresentado Recurso contra decisão da Comissão Recurso rejeitado em 2015, PL remetido ao Senado Fevereiro de 2016 aprovado – por unanimidade - no Senado PL nº 14/2015 Sancionada – sem vetos - em 08 de março de 2016 Lei nº /2016

Marco Legal da PI – Lei nº /2016 O que contribuiu Relevância do tema: Primeira infância Frente parlamentar da PI 2011 (ambiente propulsor ) Discurso técnico e coalisão: mais de 30 parlamentares no ELP até 2015 Sociedade civil organizada altamente engajada (ex. RNPI) Liderança no parlamento (em especial Dep. Osmar Terra) Estratégia (formação de comissão especial na Câmara, audiências públicas) Mobilização para superação de desafios Participação do Executivo (Comissão Interministerial) Participação da rede de garantia de direitos Forte monitoramento

Marco Legal da PI – Fazendo acontecer AGENDA PRIMEIRA INFÂNCIA Proposta da Undime quer engajar os candidatos em sete ações estratégicas para famílias e crianças de 0 a 6 anos. CRIANÇA É PRIORIDADE Campanha da RNPI convoca candidatos a prefeito para o compromisso com os direitos das crianças. COMPROMISSO RAPS busca sensibilizar lideranças políticas sobre a importância do pleno desenvolvimento nos seis primeiros anos de vida.

Marco Legal Vídeo campanha Criança é prioridade