Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O Judeu Trabalho feito por: Andreia Fernandes Nº5 Francisca Soares Nº12 Pedro Ferreira Nº20 Tiago Fernandes Nº23.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auto da Barca do Inferno
Advertisements

AUTO DA BARCA DO INFERNO de Gil Vicente
O AUTO DA BARCA DO INFERNO (GIL VICENTE)
Auto da Barca do Inferno Auto da Barca do Inferno
Auto da Barca do Inferno O “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente é um clássico da literatura que retrata a sociedade portuguesa do século XVI e ao.
HUMANISMO EM PORTUGAL NOMEAÇÃO DE FERNÃO LOPES A CRONISTA-MOR DA TORRE DO TOMBO CONTEXTO HISTÓRICO No final do século XV, a Europa passava por grandes.
A D O R A Ç Ã O Uma experiência real com Deus “Se Satanás vê que Deus está abençoando Seu povo e preparando-os para discernir-lhe os enganos, trabalha.
Resposta sobre o pós-morte. Ressurreição Ressurreição é um substantivo feminino com origem no termo em latim resurrectio que significa o ato de ressurgir,
Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira
Financeiro – Cadastro de Saldo Inicial do Dia. Objetivo: Cadastrar o Saldo Inicial das Contas Correntes da empresa. O saldo Inicial será utilizado na.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O SAPATEIRO.
A Alcoviteira Trabalho realizado por: Alexandru Necrasov nº02 Filipa Oliveira nº10 Mafalda Santos nº17 Rita Nunes nº21 Auto da Barca do Inferno de Gil.
Auto da Barca do Inferno O Corregedor e o Procurador Grupo constituído por: Elisabete Guimarães Guilherme Bartolomeu Tomás Neves Vasco Reis.
O Enforcado AUTO DA BARCA DO INFERNO Realizado por: Ana Soares nº3 Diogo Cruz nº 7 Filipe Soares nº 11 João santos nº 15.
A ceia do Senhor foi o ponto de transição entre duas grandes festas religiosas.
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Nós temos sentimentos que são expressos pelas emoções Nós temos sentimentos que são expressos pelas emoções. Elas dão cor à vida, são uma forma de.
AUTO DA BARCA DO INFERNO
OS MAGOS DO ORIENTE Sinais de Deus!! Clicar.
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
O SIGNIFICADO MÍSTICO DO “PELO SINAL DA SANTA CRUZ”
Emergence of Scaling in Random Networks
Auto da Barca do Inferno
AUTO DA BARCA DO INFERNO
O absolutismo em marcha
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
RESUMO DO AUTO DA BARCA DO INFERNO
Medidas de Dispersão.
Análise global / Recapitulação
A ESPADA DO ESPÍRITO! CLICAR.
Jesus nos deixou uma missão
Análise global / Recapitulação
A construção do santuário foi uma iniciativa de Deus para explicar ao povo de Israel de maneira ilustrada o plano da salvação. É desejo de.
E.E.ERNESTO SOLON BORGES
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Afonso Henriques e as etapas da governação
PROFECIAS DA SALVAÇÃO E ESPERANÇA
Análise Sintática Botton Up Diomara M. R. Barros
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era.
Função Conativa (apelativa)
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
COMO O DIABO FICOU VERMELHO E GANHOU CHIFRES?
Auto da barca do inferno. Componentes:  Heloise Gabrielle,Cristina carolaine,Julio cesar,Francisci barros,Thayson Ferreira, Evillin correia e Emilly.
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS
O perfeito juízo de deus Aula 2: Romanos 2 Texto Áureo: Rm. 2.2
Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.
Literatura Suzete Beppu
O SIGNIFICADO MÍSTICO DO “PELO SINAL DA SANTA CRUZ”
Cronologia Da 70a Semana De Daniel, Entre Os Dias Arrebatamento+1 Até Inauguração Do Templo Milenar-1 Hélio de Menezes Silva, começando em 2011 e concluindo.
• Fazer: Evangelizar pessoas queridas e próximas.
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
A CONTRARREFORMA AULA 43.
Jesus, o Holocausto Perfeito
Humanismo Prof. Eder Rodrigues.
Variância e Desvio padrão
Isaías Parte I. Isaías Parte I Único Deus “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro e Eu sou o.
Escatologia - A Cronologia do Fim
TENTAÇÃO – A BATALHA POR NOSSAS ESCOLHAS E ATITUDES
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
O Santuário terrestre era uma cópia ou ilustração do Santuário Celestial. “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo.
OUSE A CRER!!!.
Apresentação de GUIDA PINTO
Lição 12: As marcas do evangelho
Lição 06: O papel da lei no evangelho
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
Lição 08: A liberdade do evangelho
Transcrição da apresentação:

Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente O Judeu Trabalho feito por: Andreia Fernandes Nº5 Francisca Soares Nº12 Pedro Ferreira Nº20 Tiago Fernandes Nº23

Judeu O Judeu representa a religião e pretende salientar como os Judeus eram mal considerados pelos cristãos. Tanto o Diabo como o Anjo não o acusam diretamente, pois o Diabo não o quer na sua barca, por estes serem muito mal considerados; e o Judeu não quer embarcar na barca do Paraíso. É apenas acusado pelo Parvo de comer carne nos dias santos, de não respeitar a abstinência e o jejum cristão e de profanar as estruturas.

Bode Expiatório O bode expiatório representa o fanatismo religioso. A expressão “bode expiatório” remonta a uma antiga tradição judaica que está descrita na Bíblia como o Dia da Expiação.Nesse dia, fazia-se uma cerimónia ritual onde se usavam 2 bodes. Um deles, definido por sorteio, era sacrificado. O outro, chamado de bode expiatório, era mantido vivo e abandonado no deserto, que simbolizava que todos os pecados de Israel estavam a ser levados com ele.

1 - A expressão idiomática “andar com o credo na boca” relaciona-se com os judeus. Indica o seu significado e investiga a sua origem. Os judeus, fazendo-se passar por cristãos, decoravam a oração mais importante na época (credo), para quando estivessem em perigo de serem presos e queimados, conseguirem convencer os esbirros (funcionário do tribunal) e os juízes de que professavam a religião cristã. Os Judeus foram “obrigados” a decorar a oração, pois na altura em que D.João III subiu ao trono, a Inquisição entrou em Portugal, perseguindo-os e matando-os.

2 - O início desta cena é diferente de todas as outras Explica em que consiste essa diferença relativamente à atitude do Judeu quando entra em cena e à forma como o Diabo o recebe. Ao contrário das outras personagens, o Judeu pediu ao Diabo para o deixar embarcar no seu batel, oferecendo-lhe dinheiro (vv ). O Diabo, mesmo sendo subornado pelo Judeu, não o deixou embarcar dentro do Batel Infernal, levando-o, por essa razão a reboque com o seu bode (v.581).

2.2 - Que características do Judeu é evidenciada na sua atitude de querer comprar a sua entrada e a do bode na barca do Inferno? Quando o Judeu oferece dinheiro para comprar a sua entrada e a do bode na barca Infernal, revela a sua forte ligação ao dinheiro.

3.1 - O que revela a recusa do Judeu de embarcar sem o bode? Quando o Judeu recusa a embarcar sem o bode mostra respeito e apego pela sua religião.

4 - Que papel desempenha o Parvo nesta cena? O Parvo desempenha o papel de acusador, porque injuriou o Judeu de ter furtado o bode (vv ) e de não respeitar a religião cristã (vv ) (profanar as sepulturas e não respeitar a abstinência e o jejum cristão, como foi já dito anteriormente).

5.1 - Explica, agora, por que razão o Diabo acaba por aceitar o Judeu, levando-o, não na barca, mas a reboque. O Diabo rebaixou o Judeu não o deixando embarcar na barca, obrigando-o a ir de atrelado com o seu bode ao batel. Esta situação pode explicar-se devido ao facto de naquela altura os cristãos-novos (Judeus) não serem aceites na sociedade, mesmo na dos condenados ao Inferno.

5.2 - Comenta o facto de o Judeu nem se aproximar da barca do Anjo. O Judeu não se aproximou da barca do Anjo porque ele não é cristão, logo se se aproximasse da barca da Glória estava a ir contra a sua religião.

6.1 - Explica por que razão Gil Vicente podia exprimir a sua posição? Gil Vicente podia exprimir a sua opinião através deste auto, devido a ter prestígio na corte, ou seja, podia criticar de forma irônica (sátira) as diferentes classes sociais sem ser prejudicado.

Quadro geral de análise Símbolos cénicos: Bode Argumentos Caracterização: forte ligação ao dinheiro Sentença: Condenado a ir a reboque do batel infernal. de defesa: o Judeu queria ir na mesma barca que a alcoviteira. (vv ) da acusação: O judeu não chega a ir à barca do Anjo mas o Parvo acusa o de vários sacrilégios ; profanar sepulturas e comer carne nos dias de jejum

FIM!