Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Advertisements

Transformação de Plantas Por Quê ?
Ciências Naturais – 9.o ano
A Organização dos seres vivos
Nome: CRISTIANA Nº: 05 Serie: 1ª A Profª: ROSIMEIRE DICIPLINA: BIOLOGIA E.E. SENADOR FILINTO MULLER.
Engenharia genética. A Engenharia Genética é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de genes de um determinado organismo, geralmente de forma.
METABOLISMO BÁSICO E ORIGEM DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 68. Reprodução Vegetal.
CIRCULAÇÃO DE MATÉRIA NA NATUREZA Claudio Paris – Magrão 14/04/2010 twitter.com/profmagrao MÓDULO 4 – BIO III APOSTILA 1.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
TRANSGÊNICOS COMO CATALIZADORES DA SUSTENTABILIDA DE Gerenciamento Ambiental – Sustentabilidade Ana Carolina, André, Eliana Teodoro, Francine Galvani Delgado,
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
Biotecnologia Biotecnologia microbiana. Spinks (1980) define Biotecnologia como a utilização de organismos vivos ou sistemas biológicos para a produção.
Atividade Liceu Albert Sabin - 1os anos 4o Bimestre Entregar até 03/11 pessoalmente ou pelo Escolha um dos temas abaixo: 1 ) Plantas.
Bioquímica Proteínas. Aminoácidos Compostos orgânicos que apresentam um grupo amina e um grupo ácido carboxílico na mesma molécula.
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
Alimentação Saudável e Sustentável
Patologia e Controle Microbiano de Insetos – definições e conceitos
BIOTECNOLOGIA.
António, Camilo Bruno1, Militão, Elias Amadeu2 e Buchir, Joelma Leao3
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
Clonagem Capítulo 5.
ENGENHARIA GENÉTICA.
CO-EVOLUÇÃO.
Este trabalho foi elaborado, em grupo, solicitado pela formadora Maria João Canudo, no âmbito do módulo STC_6 – Sociedade, Tecnologia e Ciência, Ruralidade.
Importância do Melhoramento de Plantas
Alimentos transgênicos
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Alessandra Daniel Tessy
Bromatologia UNIDADE I
MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MÓDULO lll – GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO DE BABY HORTALIÇAS ORGÂNICAS 01 F.
Relações tróficas entre os seres vivos
ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA
Ciências da Natureza Juçara Bio C
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
A evolução do campo até a mesa do consumidor
Biotecnologia Prof:Adauto galiza.
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC FACULDADE DE DIREITO
FACULDADE SANTO AGOSTINHO CURSO DE NUTRIÇÃO DISCIPLINA: TÉCNICA DIETÉTICA II PROFESSORA: ODARA SÁ ALIMENTOS TRANSGÊNICOS.
FLUXO GÊNICO E SEGURANÇA AMBIENTAL
Cap. 1 – Características dos seres vivos
O que são os transgênicos? É inserido no organismo genes proveniente de outro. Esse processo pode ser feito ate mesmo entre organismos de espécies diferentes.
Biossegurança e Organismo Geneticamente Modificado (OGM) Rosângela Batista de Vasconcelos.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
Substâncias naturais e artificiais – atuação nos seres vivos
Aplicações do cultivo de células animais
Ecologia.
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
RISCOS ASSOCIADOS À APLICAÇÃO DO LODO DE ESGOTO NA AGRICULTURA
Alimentação humana Cap. 6.
Cadeias Alimentares.
SERES VIVOS.

Células tronco, clonagem e transgênico.
ROTULAGEM NUTRICIONAL: “Informação Nutricional Obrigatória”
Diversidade biológica ou biodiversidade
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Diversidade da vida.
Genética Curso Medicina Veterinária Prof(a): Betânia Glória Campos M. Veterinária – Doutora Produção Animal UFMG Patos de Minas, 2019 Aula 2 – Introdução.
Biotecnologia.
Estudos de Equivalência Nutricional Animais (como ratos, peixes, frangos, porcos e gado) são alimentados com rações produzidas a partir do organismo geneticamente.
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. Fatores que contribuíram para o desenvolvimento da tecnologia de alimentos.
Transcrição da apresentação:

Transgênicos e Clonagem

Transgênicos

O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.  Com o avanço da engenharia genética, surgiu a possibilidade de alterar o DNA de alguns seres vivos com o intuito de potencializar ou criar determinadas características que seriam inviáveis de serem produzidas pela natureza.  A modificação genética pode incluir diferentes tipos de técnicas, como a manipulação do DNA recombinante de diferentes espécies, fusão celular, hibridizações e etc.

Alimentos transgênicos  O termo “transgênico” é popularmente associado aos alimentos produzidos a partir da agricultura, como vegetais, frutas e etc.  A principal finalidade da criação de alimentos transgênicos é desenvolver produtos com melhor qualidade e resistência, visando principalmente o lucro dos produtores.  Inúmeras são as possibilidades de manipulação genética na agricultura, criando desde plantas mais resistentes às pragas até alimentos mais ricos em determinados tipos de vitaminas.

Vantagens e desvantagens  A produção de produtos transgênicos, principalmente para o consumo humano, é alvo de intenso debate entre os defensores da manipulação genética e aqueles que criticam esta prática (como o Greenpeace, por exemplo), acusando-a de ser nociva à saúde.

Vantagens / Desvantagens  Podem evitar ou prevenir o risco de pragas e doenças nas plantações;  Aumento da produtividade e rendimentos das colheitas;  Podem ser mais resistentes aos agrotóxicos;  Produção de alimentos enriquecidos com mais proteínas e vitaminas específicas;  Retirar características que podem ser nocivas para as pessoas (por exemplo: retirar a lactose presente no leite, para as pessoas que são alérgicas a este componente).  Desencadeamento de novos tipos de alergias, devido as diferentes proteínas criadas a partir da manipulação genética;  Podem criar efeitos inesperados no produto, ou seja, os efeitos podem ser imprevisíveis;  Podem ser produzidas substâncias tóxicas, quando há uma perda no controle da manipulação dos transgênicos;  As alterações genéticas podem provocar sérios desequilíbrios ecológicos, afetando a cadeia alimentar de determinado ecossistema;  Diminuição da biodiversidade.