Descartes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método Cartesiano Quatro etapas:
Advertisements

Filosofia moderna Descartes (Racionalismo)
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
1. Descrição e Interpretação da Actividade Cognoscitiva
René Descartes Meditações.
Trabalho realizado por:
A dúvida e as quatro regras do método em René Descartes.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Racionalismo.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Filosofia Moderna.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Racionalismo e Empirismo. O conhecimento parte da razão Durante o século XVII, a confiança no papel da razão no processo do conhecimento chega a seu auge.
Teoria do Conhecimento
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Exercício de revisão para a prova 9º ano. Questão 1 Qual é a importância da lógica?
Inferência, raciocíno e argumento Inferência é o processo pela qual concluímos algo por meio de um raciocínio. De várias proposições nós inferimos uma.
Aula 3 – A Filosofia e a Modernidade.   O que é Modernidade?  A Quebra de ruptura do universo Feudal.  A aventura da Modernidade Definições.
FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL. Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no séc. V a.Ç EUROPA A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Os castelos medievais representavam.
( ).   Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond.
A FELICIDADE QUESTÕES FILOSÓFICAS: O QUE É FELICIDADE? QUAIS SÃO AS FONTES DA FELICIDADE? COMO DE AGIR PARA SER FELIZ?
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
TIPOS DE CONHECIMENTO
Fundamentação da metafísica dos costumes, de Kant
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
Prof. Gerson Pastre de Oliveira
Qual a origem e a possibilidade do conhecimento?
Santo Agostinho.
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
As vertentes da lógica:
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
Introdução ao estudo da Psicologia
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Aula 5 Projeto Olimpíada.
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Aula 2 – Filosofia Clássica
Linguagem de Programação
Filosofia da Educação I Teoria do Conhecimento
Agostinho de Hipona ( d.C.).
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Santo Agostinho 06/12/2018.
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
René Descartes ..
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Aristóteles.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
Método de Resolução de Problemas O que é?.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Aula: Renascimento e Modernidade
Religião e estado Capítulo 8.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
Filosofia Moderna : A Questão do Método Professor Abimael Floriza da Silva.
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

Descartes Nascimento: 1956 Morte: 1650 Cartesianismo – passagem do renascimento à idade moderna. Influência aristotélica A filosofia de Descartes foi desenvolvida longe das Universidades.

Descartes Obras: Ensaios – Discurso do Método – originalmente escrito em francês e, não em latim (1636) Meditações Metafísicas; (1641) Princípios da Filosofia; (1644) Tratado das paixões e da alma (1649).

Descartes Filosofia de Descartes: esclarece e demonstra a procedência do próprio ato de filosofar ou de conhecer a verdade. A Filosofia primeira: demonstra o próprio ato de filosofar ou de conhecer a verdade; mostra como deve ser aquele que conhece o mundo conhecido.

Descartes Discurso do Método ( Introdução dos Ensaios) ou como se disciplina a vontade para o pensamento racional. Discurso do Método: dividido em seis partes:

DISCURSO DO MÉTODO 1º parte – conta a história da formação intelectual de Descartes; (razões das evidências). 2º parte – Resoluções para organizar nossos juízos a partir de certezas fundamentais e fundamentos seguros. 3º parte – Trata das regras de conduta moral que cabe enquanto se investiga a validade de todos nossos juízos.

DISCURSO DO MÉTODO 4º parte – apresenta como deve ser aquele que conhece e aquilo que deve ser conhecido para que as regras do método sejam efetivamente bem aplicadas. 5º parte – ilustra o valor do método mostrando as soluções que ele permitiu desenvolver para vários problemas da Filosofia.

DISCURSO DO MÉTODO 6º parte – trata do estado em que estavam as investigações de Descartes no momento em que escrevia o Discurso, constituindo-se numa verdadeira proposição de questões que podem e devem ser resolvidas a partir do método proposto.

AS QUATRO REGRAS DO MÉTODO 1º REGRA – Não aceitar nenhuma coisa como verdade sem antes ter evidências do fenômeno. 2º REGRA – Dividir cada dificuldade e examinar as parcelas para resolvê-la melhor. 3º REGRA – Conduzir os pensamentos em ordem começando pelos objetos mais simples ao mais complexo. Subir um degrau por vez!

AS QUATRO REGRAS DO MÉTODO 4º REGRA – Realizar enumerações completas e revisar para não omitir nada. As duas primeiras regras tratam da dificuldade em conhecer alguma coisa e as duas últimas tratam do conhecimento de alguma coisa, seja na ordem do pensamento ( do simples ao complexo, por exemplo) ou da memória. Veja bem, as regras asseguram o método.

AS QUATRO REGRAS DO MÉTODO 1º Regra – não aceitar nenhuma coisa como verdadeira, evitar a precipitação, compreender o que se apresenta claro. CEITE SE FOR EVIDENTE, REJEITE SE NÃO FOR COMPLETAMENTE EVIDENTE! Na menor dúvida tome algo por falso!

AS QUATRO REGRAS DO MÉTODO PREFIRA ERRAR DIZENDO QUE UMA COISA É FALSA A ERRAR DIZENDO QUE ELA É VERDADEIRA!

AS QUATRO REGRAS DO MÉTODO 2º Regra – dividir cada dificuldade que vc. vai examinar em tantas parcelas que fosse possível e que fossem requeridas para resolvê-las melhor! São as evidências, e apenas elas, que podem nos auxiliar a reestabelecer a verdade! 3º Regra – A ordem da divisão leva à solução do problema sendo que, a solução de um problema leva à evidência. Reorganize o problema segundo as ordens das evidências.

AS QUATRO REGRAS DO MÉTODO 4º Regra – Recuperar o todo do problema analisado, mantendo a memória de sua solução. O problema é demonstrado através das evidências e resolvido! Em Descartes a ciência e a emancipação humana ainda andam de mãos dadas!

REFERÊNCIA FIGUEIREDO, V. Seis filósofos na sala de aula. São Paulo: Berlindis & Vertecchia, 2006.