Projeto de Extensão Unisul

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
Recursos Humanos para os NIT’s: Estrutura e Perfil da Equipe Proposta preliminar para discussão no FOPROP Cargo / Qualificação / Atribuições Analista de.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
Onda Digital: a Universidade protagonizando a Inclusão Digital.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Metas DIAS DE FEIRA +300 EVENTOS DE CAPACITAÇÃO +20 MIL VAGAS OFERTADAS 17 MIL VISITANTES DURANTE TODO O EVENTO +100 TEMAS DIFERENTES.
2016 Está prevista na Lei nº , de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
GESTÃO E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COMERCIAL ABRIL/2015.
Cronograma do ciclo Apresentação do Programa (Workshop para Stakeholders 21/09/2016) Envio de questionamentos para área de OI da Comgás 20/10/2016.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Esses três tipos de atividade são formas para a instituição realizar suas funções ou atribuições na sociedade,
FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG  Abertura;  Vídeo: conceito de ética.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
Diretor Regional: Gustavo Oliveira
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Projeto Cadeia de Valor da Construção Civil
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
INVESTIMENTO / CONTRAPARTIDA
Identidade Institucional no IFCE
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
Especialização em Coaching Profissional
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Piet – programa de internacionalização de empresas de tubarão
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Universidade Federal do Espírito Santo
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Jovens Empreendedores
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Curso de Especialização em Medicina de Família - UnaSUS
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
1.
Ciência & Engenharia da Computação
Yaneisy Guerra González
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Grupos isolados que pesquisam EaD
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
O QUE É O PEDAGOGO.
Apresentação de Resultados
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Missão do CCNH.
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Especialização em Coaching Profissional
Trabalho de Conclusão de curso
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
BUSINESS S/A Soluções em Administração “Gestão profissional e conectividade empresarial”
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
Programa de Desenvolvimento Gerencial
II Mostra: Inclusão em foco dia 21 de setembro no Bloco G da UNIDAVI.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Agenda I. O Programa Centelha II. Como inscrever uma ideia inovadora.
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

Projeto de Extensão Unisul Projeto Consultor: Orientação à Criação e ao Desenvolvimento de Novos Empreendimentos na Região Projeto de Extensão Unisul

Introdução Problemas que micro e pequenas: informação e conhecimento necessários para seu desenvolvimento. Os cursos de graduação não têm a prática de utilizar de ambientes empresariais reais em sala de aula para desenvolverem projetos de ensino-aprendizagem com resultados efetivos. Orientação especializada (consultorias): planos de negócios, inclusão e integração de tecnologias, orientações jurídica; marketing, contábil/financeira, administrativa, técnica específica da área fim das empresas, entre outras. O projeto pretende contribuir para fortalecer a cultura do empreendedorismo e da inovação na região através da orientação e aprimoramento dos empreendimentos nascentes locais.

Objetivos Geral: Implantar uma linha de consultoria destinada a atender as demandas de criação e crescimento de novos empreendimentos, sejam eles tecnológicos, sociais ou culturais, com a participação de professores e acadêmicos (Prodel).   Específicos Realizar diagnóstico da necessidade de consultoria para as empresas da Incubadora CRIE. Gestionar um espaço físico junto à Incubadora-CRIE para a realização das consultorias empresariais e tecnológicas. Selecionar junto Prodel, estudantes que participarão das consultorias nas empresas sob orientação dos professores-consultores. Capacitar os estudantes do Prodel para a realização e acompanhamento de consultorias e oficinas sobre empreendedorismo. Realizar as consultorias a partir das demandas empresariais das empresas vinculadas a Incubadora CRIE e empresas nascentes da região. Avaliar as consultorias realizadas.

Metodologia Estimulador da aplicação do conhecimento na área do empreendedorismo tecnológico, social, organizacional e cultural e viabilizador de práticas pré- profissionais dos acadêmicos e professores que promovam o desenvolvimento econômico e social regional. Parceiros internos: Agetec. Cursos de graduação das UnAs Produção, Construção e Agroindústria e Ciências Sociais, Direito, Negócios e Serviços. Empresas nascentes vinculadas à incubadora Crie e da região. Comunidade empresarial da região. O atendimento às empresas incubadas por meio de consultoria especializada será realizado por professores-consultores com apoio de acadêmicos: Estudo das demandas de consultoria de cada empresa incubada. Capacitação dos estudantes do Prodel. Aplicação dos planos de ação. Documentação do atendimento. Avaliação das consultorias.

Resultados esperados Reduzir a mortalidade precoce das empresas nascentes na região. Fomentar melhores práticas organizacionais. Previsão de atender 14 empresas incubadas, 30 empresas nascentes da região e 6 oficinas sobre empreendedorismo. Preparar as empresas para mercados competitivos globais. Capacitar os acadêmicos na gestão e na formação de estratégias competitivas. Dar sentido ao ensino-aprendizagem. Fortalecer a cultura do empreendedorismo na região. Contribuir com o desenvolvimento local.

Participação Estudantes Construção de um portfólio de competências. Conhecer as demandas das empresas. Propor consultorias conforme demandas/problemas identificados. Realizar oficinas de empreendedorismo. Seguir as etapas previstas na plataforma Prodel.

Equipe Professores: Ivone Junges Orlandy Orlandi Luciano José Savio Extensionista: Roger Walter Vargas Viana

Contato Extensionista Roger Walter Vargas Viana: agetec.imprensa@unisul.br Ivone Junges: ivone.junges@unisul.br 3621 3275 (vespertino)