O que são doenças não transmissíveis?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Epidemiologia - CEPI VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E.
Advertisements

CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
A hipertensão é um mal silencioso. A ausência de sintomas retarda o diagnóstico que, muitas vezes, é feito quando as complicações já estão instaladas.
Manejo da fertilidade do solo Fertilidade do solo 1)Conceito e importância parte da ciência do solo que estuda a capacidade do solo de suprir nutrientes.
ESPIRITUALIDADE NA PRÁTICA CLÍNICA DO PACIENTE GRAVE: IMPLICAÇÕES PARA O PACIENTE CIRÚRGICO Fernando Lucchese Hospital São Francisco – Santa Casa de Misericórdia.
1 TRÂNSITO 21 - MATERIAIS DIDÁTICOS - (62 ) MEIO AMBIENTE PARTE 1 INTRODUÇÃO.
Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde.
CURSO EAD CURSO EAD Capacitação para Orientações Básicas de Alimentação Saudável Módulo 5 Hidratação Universidade de São Paulo – USP Faculdade de Medicina.
DIABETES MELLITUS – TIPO II Jailda Vasconcelos Juan Borges Poliana Zanoni Shamara Taylor.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
Alimentação Complementar
Trocas nutricionais entre o organismo e o meio: nos animais
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
TENHO HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Ambiente de trabalho e saúde
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
A estruturação da personalidade
Epidemiologia da Atividade Física
RESULTADOS FUNDAMENTOS OBJETIVOS MÉTODOS CONCLUSÃO
Avaliação laboratorial da função pancreática
Orientadora: Daniela Nunes
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
EPIDEMIOLOGIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Artesanato Nossa Senhora Aparecida
NUTRIÇÃO HUMANA Página 99.
REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE
Determinantes Sociais de Saúde
CARDIOPATIA HIPERTENSIVA
Perturbações depressivas secundárias a doenças médicas
Fisiopatologia dos Sistemas
Estresse e Doença Crônica
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Sistema esquelético.
VULNERABILIDADE.
ADOLESCÊNCIA & Qualidade de vida
Como surgiu a cocaína? A  cocaína surgiu durante o século XIX. No início do século XX foi vendido nas farmacias como anestésico local e como tônico para.
Microbiota do corpo humano
Classificação da Gravidez: Normal/Risco/Alto Risco
Abuso Sexual 12ºCT4.
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Aterotrombose: uma doença sistêmica
PERFIL LIPÍDICO OU LIPIDOGRAMA
História Natural da Doença
O CRESCIMENTO URBANO E OS PROBLEMAS URBANOS
Características gerais dos seres vivos
Entendendo a Pressão Alta.
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Entendendo a Pressão Alta.
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Bloco 09- O sistema cardiovascular-Sangue
Dra. Lívia Keismanas de Ávila
Diabetes Mellitus Juliana Della Rovere Seabra Enfermeira - STS
Linhas de cuidados: uma breve introdução. Linhas de cuidados: uma breve introdução.
Entendendo a Pressão Alta.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Valores Laboratoriais para o Idoso
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
Adesão à Atividade Física e Programas Populacionais de Atividade Física Dr. Carlos R. Bueno Jr.
DEMANDA.
Transcrição da apresentação:

O que são doenças não transmissíveis? Tratam-se de doenças crónicas não infeciosas, caracterizadas pela ausência de microrganismos na sua origem, que se prolongam no tempo e são irreversíveis.

O que são doenças não transmissíveis? Hipertensão Caracterização Caracterizada pela elevação da tensão arterial (pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias) para valores acima de 150 mmHg durante a contração cardíaca e de 100 mmHg durante o relaxamento do coração. Fator de risco Stresse, excesso de sal e gorduras, vida sedentária e ingestão de estimulantes (ex.: cafeína).

O que são doenças não transmissíveis? Doenças cardiovasculares Caracterização Caracterizadas por lesões no coração ou nos vasos sanguíneos, por vezes causadas por degenerescência do organismo. Fator de risco Obesidade, hábitos alimentares pouco saudáveis, sedentarismo, stresse, hipertensão, colesterol elevado, tabagismo, entre outros.

O que são doenças não transmissíveis? Diabetes Caracterização Caracterizada pela deficiente produção de insulina, que pode estar relacionada com o mau funcionamento do pâncreas, por vezes causado por degenerescência do organismo. Fator de risco Obesidade, sedentarismo, stresse, hipertensão, colesterol elevado, entre outros.

O que são doenças não transmissíveis? Doenças respiratórias crónicas Caracterização Afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. (ex.: asma, broncopatias, infeções respiratórias). Fator de risco Tabagismo, poluição, exposição profissional a poluentes atmosféricos, condições alérgicas e doenças do sistema imunitário.

O que são doenças não transmissíveis? Doenças oncológicas Caracterização Caracterizadas pelo crescimento e divisão descontrolada de células. Fator de risco Tabagismo, sedentarismo, exposição excessiva ao Sol, falta de vigilância médica, consumo de bebidas alcoólicas e fatores ambientais.

O que são doenças não transmissíveis? Doenças cardiovasculares Caracterização Caracterizadas pela deterioração crónica da função renal. (ex.: nefrite, cálculo renal, insuficiência renal). Fator de risco Diabetes, hipertensão e sedentarismo.

O que são doenças não transmissíveis? Problemas de saúde mental Caracterização Caracterizados pela incapacidade de lidar de forma positiva com as incapacidades, pela sensação de mau estar consigo próprio e dificuldades na relação com os outros. (ex.: depressão, ansiedade, stresse continuado, dependência de álcool e outras drogas, esquizofrenia). Fator de risco Isolamento, solidão, inatividade intelectual e física, perturbações emocionais.

Que determinantes existem do nível de saúde individual e do nível de saúde comunitária? São vários os fatores que influenciam a saúde individual, os quais, em interação determinam o estado de saúde de uma população – saúde comunitária. Estes fatores são os determinantes da saúde e podem ser agrupados em: Fixos ou biológicos idade, sexo, fatores genéticos, ... Ambientais habitat, qualidade do ar, qualidade da água, ... Sociais e económicos pobreza, emprego, posição socioeconómica, exclusão social, exposição a violência Estilos de vida Alimentação, atividade física, tabagismo, álcool, comportamento sexual, ... Acesso aos serviços Educação, saúde, serviços sociais, transportes, lazer

Que determinantes existem do nível de saúde individual e do nível de saúde comunitária? Os determinantes da saúde influenciam, num ou noutro sentido, o estado de saúde individual ou comunitária. São, por isso, muitas vezes agrupados em: Determinantes da saúde individual referem-se às condições próprias do indivíduo, como a idade, o sexo, os fatores genéticos e os estilos de vida. Determinantes da saúde comunitária incluem a exposição a condições ambientais desfavoráveis, tais como, elevados níveis de poluição, inexistência de espaços verdes e falta de infraestruturas. Incluem, também, aspetos sociais e económicos, e aspetos relacionados com o acesso aos serviços.