CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Certificação x Recertificação São Independentes Cada um deve fazer sua certificação mesmo que estejam no mesmo EVS Quando existir Certificado.
Advertisements

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Rede Familiar Associação RioSul 2016 Rafael Oliveira.
A Sabedoria da Vida situou o Natal de Jesus frente do Ano Novo, na memória da Humanidade, como que renovando as oportunidades do amor fraterno, diante.
PROJETO: DIA DAS MÃES.
Grupos de Partilha Um lugar seguro "Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.” Mateus
1. 2 Equipe de servos Equipe de servos Servos trabalhando com servos 2015.
Programa MAIS UM POUCO Formação para Escola Dominical Equipe de Redação da Coleção Bem-te-vi Escola Dominical:
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
BINGO DOS VALORES. PACIÊNCIA MODÉSTIA HUMILDADE.
3 O Caráter de Cristo no Discípulo 1/09. A única maneira das marcas do caráter de Cristo ser formada em nós é pela operação dos ensinamentos da cruz.
1.IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: Crescei e Multiplicai Por Toda Santarém 2. IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE: IGREJA DA PAZ SEDE REGIONAL Pr. Presidente: Geraldo.
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA. OS AMIGOS DO COC NA MINHA CASA.
Coleção Fé na Vida Fundamentação teórica José Donizetti dos Santos
Planejamento Anual da Escola Bíblica Dominical Ano 2017
A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
AMIGOS DE MISSÕES.
ENCONTRO ANUAL DA ECAFO E CCA DO CM CURITIBA E REGIÃO 3 DO BRASIL TEMA: O BOM PASTOR AMA E CUIDA DAS SUAS OVELHAS Londrina/PR, /nov./2016.
175º aniversário do evento de 20 de Janeiro
Projeto: De onde vem o alface?
A Amizade na vida de Jesus.
PREPARAR A CATEQUESE.
A experiência do Instituto Fazendo História com acolhimento familiar em São Paulo, Brasil SUGESTÃO: FALAR SOBRE O INSTITUO EM SI (MISSÃO, VISÃO E VALORES)
SETOR DE INFÂNCIA 2º ENTREI Goiânia / GO.
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Formação Ética e Cristã
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
ELLEN WHITE E OS PEQUENOS GRUPOS
Trabalhando Com as CCA´s.
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
CONVERSA COM os PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
ACESSO POR CORDA ABNT Norma Brasileira NBR 15475
A Misericórdia no exercício da Missionariedade
15º Domingo do Tempo Comum A qualidade do terreno é fundamental!
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
A Professora.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
5.º ano Unidade Lectiva 3 Jorge Paulo – EMRC
Norma Aparecida Silveira de Moraes Norma Silveira Moraes Slides
1.
Encontro do CTO B.H., 08 de setembro de 2013
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
Prevenir para Salvar Projeto 2015.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
ESDRAS.
SOBRE A CRIAR E RECREAR Com muita dedicação e estudo, a Escola Criar e Recrear desenvolve projetos pedagógicos. Desde os seis meses até 5º ano do Ensino.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS Promoção: Parceria: Consultoria Colaborativa
O QUE É FASCINANTE PRA MIM!!!
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
XI Simpósio do Departamento de Educação XVI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação - PPGE IV Mostra Cultural de Discentes.
“Brilhe a vossa Luz diante dos homens”
Não tenha pressa para ler esta apresentação
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Pesquisa Total de 11 respostas. Pesquisa Total de 11 respostas.
A audácia da Caridade para um novo elã missionário
«Recebei o Espírito Santo ».
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Programação Louvor Oração inicial Sorteio Dinâmica História da semana
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Superintendência Regional de Ensino Coronel Fabriciano DIVEP Reunião com Professores de Salas de Recursos.
MULTIPLICAÇÃO DAS ATIVIDADES
“Eu nunca encontrei uma pessoa amarga que estivesse grata; ou uma pessoa grata que fosse amarga”. Nick Vujicic.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO PROJETO SEMEADORES CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO LAR DO IDOSO

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL:   Levar os ensinamentos de Jesus aos idosos do Retiro dos Idosos Universina Carrera Machado através da Contação de Histórias de forma a integrar os jovens do GESM ao trabalho no bem.

OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar visitas periódicas, com datas predefinidas de forma a criar um vínculo entre os jovens e os idosos. Levar atividades de vivências relacionadas com a história para que, além de ouvir, os idosos possam sentir o que está sendo trabalhado (tocar pelo sentimento). Interagir com as idosos, utilizando músicas, dinâmicas e a troca de carinho e afeto;

OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Aproveitar o tempo com os idosos para ressaltar o bem, fazendo isso usando palavras de bondade, otimismo e esperança; Com a contação de histórias, melhorar a auto estima dos velhinhos, procurando sempre lembrá-los da existência de um Deus amoroso, um pai infinitamente bom e justo, que os ama. Com a contação de histórias, lembrá-los da existência de Jesus, um mestre de amor que deixou muitos ensinamentos de caridade, humildade e bondade, que são valores universais e que continua nos amparando sempre.

OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Procurar valorizar o tempo presente, não focar em aspectos negativos da vida dos idosos, como limitações físicas, procurar sempre levar uma forma de consolo e trazer apenas sentimentos positivos durante o encontro.

JUSTIFICATIVAS Necessidade de integração dos jovens do GESM no trabalho voluntário. Necessidade de atenção e carinho dos idosos que se encontram no lar, que muitas vezes, são abandonados pelas suas famílias ou não recebem muitas visitas. Espalhar os ensinamentos de Jesus de forma a transformar a vida dos idosos, através da contação de histórias, que é algo universal, atinge a todas as idades.

DESENVOLVIMENTO: Grupo de trabalho: Jovens voluntários que apresentem vontade e dedicação para trabalhar com idosos, e que demonstrem o comprometimento com a tarefa. Estes são acompanhados com pelo menos um evangelizador responsável. Pré- requisitos: Estar participando do grupo de jovens com frequência. Ter boa vontade e responsabilidade.

PLANO DE TRABALHO A atividade é desenvolvida aos domingos, a partir das 16 horas, com duração de 1 h 30 min. Inicialmente com frequência mensal, no último domingo de cada mês. Os jovens se encontram sempre com 30 minutos de antecedência no GESM para prece de harmonização antes do trabalho. Os evangelizadores já deixarão disponível o material para a contação de história de cada encontro, o tema a ser tratado, bem como sugestões de dinâmicas, vivências e músicas. Porém sugere-se que os próprio jovens planejem como será contada a história, sugiram vivências, utilizem a sua criatividade para poderem se envolver com a tarefa.   É realizada uma reunião mensal com os jovens no domingo anterior as visitas para preparação e planejamento dos encontros.

ROTEIRO DOS ENCONTROS 1º Momento – Música/Harmonização: Momento de integração, de aproximação com os idosos e de preparação do ambiente. - Sempre que possível formar um círculo; - Cantar músicas, utilizando gestos, instrumentos musicais, e relacionadas com o tema que será trabalhado na história. 2º Momento – História: Contar a história de forma lúdica, utilizando materiais diversos que contribuam para envolvê-los na história (fantoches, bonecos, dramatização, etc.) 3º Momento - Vivência: Realizar atividades em que os idosos possam vivenciar os ensinamentos da história. Refletir sobre os ensinamentos e como utilizá-los na nossa vida diária.  4º Momento – Socialização: Oportunidade para reforçar o que foi trabalho com conversas, troca de carinhos.

Parábola da ovelha perdida DATA   TEMA 01/05 O Nascimento de Jesus 29/05 Jesus e os apóstolos 26/06 Parábola da ovelha perdida 31/07 A mulher adultera – o Perdão 28/08 Parábola do Bom Samaritano – Caridade 25/09 Jesus acalma a Tempestade 30/10 Parábola dos trabalhadores da ultima hora 27/11 A última ceia (lava pés) – Humildade

VAMOS SEMEAR?