Relatório de Monitoramento CADÊ? Brasil 2016 e os

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Advertisements

9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
Mortalidade infantil. De acordo com o Relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU),
A Mortalidade Infantil. No BRASIL: A mortalidade de crianças com menos de um ano foi de 47,1 óbitos por mil nascimentos, em 1990, para 19 em Até.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
 Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica 2015 (FIFE 2015) Dos Objetivos do Milênio ao Pós-2015: uma agenda em direção ao desenvolvimento sustentável.
Oportunidade única para abordar o desafio da "equidade a partir do início”
INDICADORES EDUCACIONAIS
Sistema de avaliação de ensino
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE)
Incidência na Qualidade da Educação Infantil
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Convenções do ambiente
Direitos e Deveres dos Cidadãos
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Curso Técnico em Agronegócio Prof. Odivar Marcos Bonetti
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Christopher Berwig Turma 4
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
O que é Educação Ambiental?
17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Ana Carvalho 10º TIS Leandro Lages 9ºB Alessandra 10º TMF
Direito da Infância e da Juventude
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA: FRANCILEI
Terceira Parte.
Plano Nacional de Educação
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Indicadores epidemiológicos e sua evolução histórica no Brasil
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Aluna: Nívia Patrícia Nunes da Silva
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Lucynara Barros Rocha Orientadora: Lenise Patrocínio Pires Cecílio
Helena Maria Medeiros Lima
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Pobreza Multidimensional
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Direitos, Igualdade e Educação para
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Os Oito Objetivos do Milênio
EPIDEMIOLOGIA CRITICA, ODS e A AGENDA 2030
2019 INSTITUCIONAL Template COE
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ECONOMIA.
Transcrição da apresentação:

Relatório de Monitoramento CADÊ? Brasil 2016 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Apresentação O documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” foi construído por líderes de governo e de estado após mais de três anos de discussão, e traz um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Tal agenda consiste em uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas que visam fortalecer a paz universal com mais liberdade, além de enfatizar a urgência da erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema. O monitoramento dos ODS é de suma importância para as tomadas de decisão das gestões públicas estaduais e seus respectivos conselhos gestores de políticas públicas. É neste contexto que o presente relatório, CADÊ? Brasil, se insere, buscando estar alinhado com os ODS, e contribuir com o monitoramento de seu cumprimento, em especial no que tange aos direitos da criança e do adolescente. Nesta perspectiva, dos 60 indicadores constantes do CADÊ? Brasil 2016, 52 poderão subsidiar o monitoramento de 11 dos 17 ODS. Para uma melhor compreensão e identificação dos alinhamentos possíveis entre os indicadores contidos no CADÊ? Brasil 2016 e os ODS, elencamos os 11 objetivos selecionados, bem como os respectivos indicadores que poderão subsidiar o monitoramento de seu cumprimento.

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares 1.2 até 2030, reduzir pelo menos à metade a proporção de homens, mulheres e crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões, de acordo com as definições nacionais. Indicador 12. Distribuição (%) de menores de 14 anos de idade com rendar domiciliar mensal per capita de até ½  (pobres) e de ½ até ¼ (extremamente pobres) de salário mínimo

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável 2.2 até 2030, acabar com todas as formas de desnutrição, incluindo atingir até 2025 as metas acordadas internacionalmente sobre desnutrição crônica e desnutrição em crianças menores de cinco anos de idade, e atender às necessidades nutricionais dos adolescentes, mulheres grávidas e lactantes e pessoas mais velhas. Indicador 11 - Nascidos Vivos com baixo peso ao nascer Indicador 26 - Proporção de Crianças Menores de 5 anos abaixo do peso ideal

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades 3.2 Até 2030, erradicar as mortes de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos passíveis de prevenção, assumindo como um objetivo de todos os países reduzir a mortalidade neonatal para um nível pelo menos tão baixo quanto 12 por 1.000 nascidos vivos e a mortalidade de menores de 5 anos para um nível pelo menos tão baixo quanto 25 por 1.000 nascidos vivos. Indicador 13 - Taxa de Mortalidade Infantil (por 1.000 nascidos vivos)  Indicador 14 - Distribuição (%) de Mortalidade por Enfermidades Respiratórias na Faixa Etária de 0 a 4 Anos Indicador 15 - Distribuição (%) de Mortalidade por Causas Externas por Faixa Etária – faixa etária de 5 a 17 anos Indicador 17 - Distribuição (%) de Mortalidade de Causas Externas por Suicídios e por Homicídios - faixa etária de 5 a 17 anos Indicador 18 - Distribuição (%) de Mortalidade de Causas Externas por Homicídios - faixa etária de 5 a 17 anos Indicador 20 - Número e Distribuição (%) de Mortalidade Infantil por Faixa Etária das Mães Indicador 21 - Número de Óbitos de menores de 4 anos de idade por causas evitáveis Indicador 24.1 - Número de Internações Hospitalares de Crianças e Adolescentes por Enfermidades do Tipo Dengue Indicador 24.2 - Número de Internações Hospitalares de Crianças e Adolescentes por Enfermidades do Aparelho Respiratório Indicador 24.3 Número de Internações Hospitalares de Crianças e Adolescentes por Enfermidades Infecciosas e Parasitárias Indicador 26 - Proporção de Crianças Menores de 5 anos abaixo do peso ideal

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades 3.3. Até 2030 acabar com a epidemia de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, além de combater a hepatite, doenças transmitidas pela água e outras doenças transmissíveis. Indicador 22 - Taxa de Incidência de AIDS em Crianças menores de 5 anos (para cada 100 mil habitantes)

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades 3.6. Até 2020, reduzir à metade as mortes e lesões globais causadas por acidentes de trânsito. Indicador 16 - Distribuição (%) de Mortalidade de Causas Externas por Acidente de Transito por Transporte por Faixa Etária

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades 3.7. Até 2030, garantir o acesso universal aos serviços de assistência à saúde sexual e reprodutiva, inclusive planejamento familiar, informação e educação, além da integração da saúde reprodutiva às estratégias e programas nacionais. Indicador 19 - Porcentagem (%) de Mães Adolescentes, por Faixa Etária da Mãe

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades 3.8. Alcançar a cobertura universal de saúde, inclusive a proteção contra risco financeiro, acesso a serviço de qualidade assistência básica à saúde além do acesso a remédios e vacinas essenciais seguros, efetivos, de qualidade e a preços acessíveis para todos. Indicador 23 - Distribuição % de Doses Aplicadas da Campanha de Atualização da Caderneta de Vacinação por Faixa Etária - Anos 2012 e 2013

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 4.1 até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduzam a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes Indicador 27 - Distribuição (%) e Número de Crianças Matriculadas na Educação Infantil da Rede Pública por faixa etária de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos. Indicador 28 - Distribuição (%) de Número de matrículas de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio) na rede pública e privada Indicador 29 - Distribuição (%) e Número de Escolas Públicas que não Possuem Banheiro Dentro do Prédio Escolar por Unidade da Federação e Localização – URBANO E RURAL Indicador 30 - Distribuição (%) e Número de Escolas Públicas que não Possuem Acesso para Deficientes ou Banheiros Adaptados- URBANO E RURAL Indicador 32 - Taxa Bruta de Transição do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Indicador 33 - Taxa de Abandono do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Indicador 34 - Taxa de distorção idade série do Ensino Fundamental e ensino médio Indicador 35 - Taxa de aprovação do Ensino Fundamental e ensino médio Indicador 36 - Distribuição e Número de Matrículas Públicas de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na Educação de Jovens e Adultos de 1ª a 4ª, de 5ª a 8ª Série e do Ensino Médio por Faixa Etária

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 4.2 até 2030, garantir que todos os meninos e meninas tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário Indicador 27 - Distribuição (%) e Número de Crianças Matriculadas na Educação Infantil da Rede Pública por faixa etária de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos. Indicador 28 - Distribuição (%) de Número de matrículas de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio) na rede pública e privada

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 4.4 até 2030, aumentar x% o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, incluindo competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo Indicador 32 - Taxa Bruta de Transição do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Indicador 33 - Taxa de Abandono do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Indicador 34 - Taxa de distorção idade série do Ensino Fundamental e ensino médio Indicador 35 - Taxa de aprovação do Ensino Fundamental e ensino médio Indicador 36 - Distribuição e Número de Matrículas Públicas de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na Educação de Jovens e Adultos de 1ª a 4ª, de 5ª a 8ª Série e do Ensino Médio por Faixa Etária Indicador 40 - Distribuição % e números de alunos concluintes do ensino médio da rede pública que ingressaram no ensino superior

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 4.5 até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis​​, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade. Indicador 25 - Distribuição percentual de matrículas na educação indígena Indicador 29 - Distribuição (%) e Número de Escolas Públicas que não Possuem Banheiro Dentro do Prédio Escolar por Unidade da Federação e Localização – URBANO E RURAL Indicador 30 - Distribuição (%) e Número de Escolas Públicas que não Possuem Acesso para Deficientes ou Banheiros Adaptados- URBANO E RURAL Indicador 38 - Distribuição % e Número de Matrículas de crianças e adolescentes com deficiência em escolas públicas por tipo de deficiência

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 4.6 até 2030, garantir que todos os jovens e pelo menos x% dos adultos, homens e mulheres, estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática Indicador 31 - Distribuição (%) e Número de Alunos Ingressantes no 1º Ano do Ensino Médio com Idade Irregular Indicador 37 - Distribuição % de Crianças e Adolescentes de 5 a 17 Anos Alfabetizados no Brasil Indicador 39 - Distribuição % de docentes com curso superior na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 4.7 até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, incluindo, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, da promoção de uma cultura de paz e não- violência, cidadania global, e da valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável 4.a. construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças, e sensíveis às deficiências e ao gênero e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, includentes e eficazes para todos Indicador 29 - Distribuição (%) e Número de Escolas Públicas que não Possuem Banheiro Dentro do Prédio Escolar por Unidade da Federação e Localização – URBANO E RURAL Indicador 30 - Distribuição (%) e Número de Escolas Públicas que não Possuem Acesso para Deficientes ou Banheiros Adaptados- URBANO E RURAL 4.c até 2030, aumentar em x% o contingente de professores qualificados, incluindo através da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e SIDS Indicador 39 - Distribuição % de docentes com curso superior na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas 5.1 acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte Indicador 46 - Distribuição (%) e Número de Famílias com Filhos Entre 0 e 17 Anos de Idade com uma Renda Mensal de Até Dois Salários Mínimos – Chefiadas pelos pais e chefiadas pelas mães 5.6 assegurar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva e os direitos reprodutivos, como acordado em conformidade com o Programa de Ação da CIPD e da Plataforma de Ação de Pequim e os documentos resultantes de suas conferências de revisão 5.c adotar e fortalecer políticas sólidas e uma legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, em todos os níveis Indicador 19 - Porcentagem (%) de Mães Adolescentes, por Faixa Etária da Mãe

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos 6.1 até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável, segura e acessível para todos Indicador 41 - Distribuição (%) e Total da População de 0 a 17 Anos que não Possuem Água Encanada em sua Residência por Localização urbana e rural 6.2 até 2030, conseguir o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas, e daqueles em situação de vulnerabilidade Indicador 42 - Distribuição (%) e Total da População de 0 a 17 Anos que não Possui Rede de Esgoto em sua Residência por Localização urbana e rural

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 7. Assegurar o acesso à energia confiável, sustentável, moderna e a preço acessível para todos 7.1 até 2030, assegurar o acesso universal a serviços de energia confiáveis, modernos e preços acessíveis. Indicador 43 - Distribuição (%) e Total da População de 0 a 17 Anos que não Possuem Energia Elétrica em sua Residência por Localização urbana e rural

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos 8.6 até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação Indicador 32 - Taxa Bruta de Transição do Ensino Fundamental ao Ensino Médio Indicador 33 - Taxa de Abandono do Ensino Fundamental e do Ensino Médio Indicador 34 - Taxa de distorção idade série do Ensino Fundamental e ensino médio Indicador 35 - Taxa de aprovação do Ensino Fundamental e ensino médio Indicador 40 - Distribuição % e números de alunos concluintes do ensino médio da rede pública que ingressaram no ensino superior

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos 8.7 tomar medidas imediatas e eficazes para assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, erradicar o trabalho forçado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado Indicador 47 - Distribuição (%) e Número Total da População Economicamente Ativa Ocupada na Faixa Etária de 12 a 17 Anos Indicador 48 - Distribuição (%) e Número da População com Faixa Etária Entre 12 a 17 Anos e Total da População com 11 Anos Economicamente Ativa Ocupada com uma Jornada de Trabalho Superior a 48 Horas Semanais Indicador 49 - Distribuição (%) e Total da População Economicamente Inativa Dedicada a Tarefas Domésticas na faixa etária de 10 a 17 anos – sem recorte de faixa etária Indicador 50 - Número de Acidentes de Trabalho entre Crianças e Adolescentes de 5 a 17 anos Indicador 50.1 - Número de Acidentes Fatais de Trabalho entre Crianças e Adolescentes de 5 a 17 anos

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles 10.1 até 2030, progressivamente alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional Indicador 12 - Distribuição (%) de menores de 14 anos de idade com rendar domiciliar mensal per capita de até ½  (pobres) e de ½ até ¼ (extremamente pobres) de salário mínimo 10.3 garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultado, incluindo através da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e promover legislação, políticas e ações adequadas a este respeito Indicador 46 - Distribuição (%) e Número de Famílias com Filhos Entre 0 e 17 Anos de Idade com uma Renda Mensal de Até Dois Salários Mínimos – Chefiadas pelos pais e chefiadas pelas mães

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis 11.1 até 2030, garantir o acesso de todos a uma habitação segura, adequada a preço acessível, serviços básicos e melhoria das favelas Indicador 44 - Distribuição (%) e Total da População de 0 a 17 Anos em Residência com Construção Precária por Localização urbana e rural Indicador 45 - Distribuição Percentual ou Proporção de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos residentes em favelas

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis 16.1 reduzir significativamente todas as formas de violência e as taxas de mortalidade relacionada a isto, em todos os lugares Indicador 5 - Projeção Total da População de 0 a 17 Anos de Idade por Sexo e Faixa Etária Indicador 18 - Distribuição (%) de Mortalidade de Causas Externas por Homicídios - faixa etária de 5 a 17 anos Indicador 51 - Número de Homicídios na População de 0 a 19 anos, por UF e Região. Brasil Indicador 52 - Número de Homicídios na População de 15 a 24 anos por Raça/Cor. Brasil Indicador 53 - Número de homicídios de crianças e adolescentes por arma de fogo Indicador 54 - Evolução do Número e das Taxas (em 100.000) de Homicídio por Idade na População de 0 a 19 anos

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis 16.2 acabar com abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra crianças Indicador 18 - Distribuição (%) de Mortalidade de Causas Externas por Homicídios - faixa etária de 5 a 17 anos Indicador 55 - Número de internações hospitalares de crianças e adolescentes por causas externas por agressões Indicador 56 - Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei Indicador 57 - Proporção de Adolescentes em restrição e privação de liberdade (para cada mil adolescentes)

CADÊ? Brasil 2016 para monitoramento dos ODS Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis 16.3 promover o Estado de Direito, a nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça, para todos Indicador 56 - Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei Indicador 57 - Proporção de Adolescentes em restrição e privação de liberdade (para cada mil adolescentes) - novo indicador Indicador 58 - Distribuição (%) dos municípios que possuem Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Indicador 59 - Número de Conselhos Tutelares existentes em relação ao número de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos 16.9 até 2030, fornecer identidade legal para todos, incluindo o registro de nascimento Indicador 9 - Distribuição (%) da População Menor de 01 Ano de Idade sem Registro de Nascimento Indicador 60 - Distribuição (%) de nascimentos informados e registrados –