Instituto Politécnico de Lisboa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
Advertisements

PROGRAMA ERASMUS + Novo Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA)
Mobilidade de Trabalhadores Docentes e Não-Docentes (STA e STT) novembro de 2015 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e.
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
União Europeia para os mais novos
Processo de Bolonha Grupo Lusófona Abril, Aspectos Introdutórios a)Fundamentos da Declaração de Bolonha Constatação da falta de competitividade.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
FÓRUM DOS COORDENADORES DE GRADUAÇÃO 19/04/2012.  Abertura (14h00 – 14h30)  Cancelamento por abandono (14h30 – 15h00)  Oferta de vagas (15h00 – 15h45)
PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
O Board of European Students of Technology é uma organização Europeia que tem como principal objectivo potenciar a aprendizagem e a internacionalização.
WEB CONFERÊNCIA Distribuição Vagas Pró Universidade Online.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Projeto em Consórcio Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede III.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
O que é a União Europeia (UE)?
PÓS-GRADUAÇÃO Ciências Criminais Direito Penal e Investigação Criminal
Presidência Húngara do Conselho da União Europeia
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa.
Ciência sem Fronteiras - Estudantes de medicina - Pedro Santiago
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Instituto Politécnico de Lisboa
(Capitais da Europa) Desde a menor até a maior ...
AUTOAVALIAÇÃO.
Resultados do Projeto CARE
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Prof.Doutor Jeffy Mukora Maputo, Agosto 2015
Figura 01: Determinantes dos sistemas de Inovação
28 de Fevereiro, Paulo Marques, Eng.
Orçamento Participativo
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
Relatório de Autoavaliação Institucional
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- Oportunidades para Instituições-
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Novembro de 2017 Politécnico de Lisboa Gabinete.
BALANÇO DA QUALIDADE E EFICÁCIA DO PROGRAMA
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Ensino Médio Integrado
EQUIPARAÇÕES A BOLSEIRO E DESLOCAÇÕES EM SERVIÇO OFICIAL
Recursos Humanos Setor de Pessoal.
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
A rede Eurodesk - Portugal
Procedimentos e Instrumentos DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Serviço de Psicologia e Orientação
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Promover a igualdade das pessoas LGBTI na União Europeia
A UNIÃO EUROPEIA.
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT)
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO COM ALUNOS - 3º CICLO / SECUNDÁRIO
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
Os dez maiores - países Europa 902
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT)
Designação do projeto | Projetos Individuais - Internacionalização Código do projeto | LISBOA FEDER Objetivo principal| OT3 - Reforçar a.
Geist Mayenne – Projeto ACCESS
O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
ERASMUS PT01-KA PT01-KA GUIA DO CANDIDATO “EBA em Rede- Ação na Europa” e “EBA – Projeta-te na Europa”
TÍTULO DO PROJETO IDENTIFICAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Instituto Politécnico de Lisboa PROGRAMA ERASMUS + PROGRAMA DA UNIÃO EUROPEIA PARA A EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO, JUVENTUDE E DESPORTO 2014-2020 Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT) novembro de 2016 Instituto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA)

Erasmus+ Objetivos Orçamento de 14,7 mil milhões euros (+40%) Reforço das competências e a empregabilidade; Modernização da educação e formação. Período de duração : 7 anos (2014/2020) Orçamento de 14,7 mil milhões euros (+40%) Apoio ao estabelecimento de parcerias trans e internacionais

Erasmus+ Estrutura Programa Estruturado por “Ações” Candidaturas mais eficientes Reunião de vários antigos programas da U.E - LLP (Erasmus – Mobilidade, IP, Redes) Comenius, Leonardo Da Vinci, Grundtivg, Programas Transversais) - Juventude em Ação - Erasmus Mundus Jean Monnet TEMPUS,ALFA, EDULINK

Erasmus + (2014-2020) AÇÕES DO PROGRAMA ERASMUS+ DIRETAMENTE RELACIONADAS COM A ESTRATÉGIA EUROPA 2020: ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA UM CRESCIMENTO INTELIGENTE, SUSTENTÁVEL E INCLUSIVO PARA A PRÓXIMA DÉCADA OBJETIVOS NO SETOR DA EDUCAÇÃO: - REDUÇÃO DA TAXA DE ABANDONO ESCOLAR PARA MENOS DE 10%; - AUMENTO DA TAXA DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR PARA MAIS DE 40%.

Mobilidade para Aprendizagem Cooperação para a Inovação Erasmus + (2014-2020) ERASMUS + Ação-chave 1 Mobilidade para Aprendizagem Ação-chave 2 Cooperação para a Inovação Ação-chave 3 Reforma das políticas

ERASMUS+ AÇÃO-CHAVE 1 (KA1) MOBILIDADE INDIVIDUAL PARA FINS DE APRENDIZAGEM Educação Escolar (inclui as antigas ações Comenius); Educação de Adultos (inclui as antigas ações Grundtivg); Ensino e Formação Profissional (inclui as antigas ações Leonardo da Vinci – FPI e PEFP); Ensino Superior – Mobilidade de estudantes e trabalhadores do Ensino Superior Erasmus Masters – Mestrados Conjuntos

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Mobilidade de Estudantes no Ensino Superior Mobilidade para Estudos (SMS) Mobilidade para Estágios (SMP) Mobilidade para estágios para recém graduados

Erasmus+ KA1 –Mobilidade de Estudantes Em todos os ciclos de estudos; Até 12 meses por ciclo de estudos podendo combinar estudos com estágio (incluindo estágio recém graduado) 3 a 12 meses em estudos (SMS); 2 a 12 meses em estágios (SMP ou recém graduado);

Erasmus + KA1 –Mobilidade de Staff do Ensino Superior Mobilidade de Staff no Ensino Superior Mobilidade para missões de ensino (STA) Mobilidade para fins de formação (STT)

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Quem se pode candidatar? Pessoal docente e não-docente de instituições de ensino superior (independentemente do tipo de contrato e da sua duração) Quem formaliza a candidatura? Instituições de Ensino Superior titulares de uma ECHE (Carta Erasmus Universitária Europeia). As missões de Ensino e Formação serão elegíveis durante o ano de 2017 (1 janeiro a 31 dezembro) mas deverão ser contratualizadas até 30 de novembro de 2017.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Critérios de seleção e seriação para docentes Na ESELx e de acordo com o nº2 do Artº21, do Regulamento de Mobilidade Académica do IPL publicado no DR, 2ª série, nº154 de 12 de agosto de 2014 e do nº3, do art.º 6º do Regulamento Erasmus da ESELx, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico, de 22 de outubro de 2014, os candidatos serão selecionados de acordo com a seguinte ordem de preferência: - Integração da missão de ensino no plano estratégico de desenvolvimento de um ciclo de estudos; - Integração da proposta no âmbito de projetos em curso; - Desenvolvimento de novas parcerias; - Preparação e acompanhamento da mobilidade de alunos no âmbito de uma Unidade curricular de intervenção profissional; - Menor número de participações anteriores no programa com benefícios de bolsa de mobilidade;

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Critérios de seleção e seriação para não-docentes Na ESELx e de acordo com o nº2 do Artº21, do Regulamento de Mobilidade Académica do IPL publicado no DR, 2ª série, nº154 de 12 de agosto de 2014 e do nº3, do art.º 8º do Regulamento Erasmus da ESELx, aprovado pelo Conselho Técnico-Científico, de 22 de outubro de 2014, os candidatos serão selecionados de acordo com a seguinte ordem de preferência: - Integração da proposta no âmbito de projetos em curso; - Preparação da mobilidade de alunos e/ou funcionários docentes e não docentes; - Desenvolvimento de novas parcerias; - Menor número de participações anteriores no programa com benefícios de bolsa de mobilidade;

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Mobilidade staff - Duração (não inclui participação em conferências): STA & STT- Períodos de ensino de 2 dias a 2 meses (excluindo os dias de viagem); STA – 8 horas em atividades letivas/por semana;

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Escolha da Instituição de Acolhimento Tendo em conta o objetivo da atividade de formação a realizar, o participante deverá escolher a instituição que mais lhe convier, baseado na lista de acordos interinstitucionais existentes. Com o apoio do GRIMA, deverá iniciar os contactos com a instituição de acolhimento, no sentido de definir o programa de atividades da sua mobilidade.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Autorização de Deslocação ao Estrangeiro É obrigatório preencher o Modelo de Pedido de Autorização de Deslocação, disponibilizado no site e a submeter à aprovação do da Presidência da ESELx e do Presidente do IPL. Ficha de Docente/Não-Docente O participante deverá preencher a Ficha de docente/Não-docente, sendo necessária a assinatura da mesma pelo Coordenador Erasmus da ESELx, pela Universidade de acolhimento e pelo docente beneficiário. É também obrigatório juntar uma cópia do Bilhete de Identidade ou Cartão Único. Programa da Missão de Ensino/Formação Neste documento deverão constar, para além de elementos de identificação, informação sobre a Missão de Ensino/Formação, os seus objetivos, como a sua duração, o número de estudantes que poderão dela beneficiar, caso aplicável, , o conteúdo do programa de ensino, os resultados esperados e o valor acrescentado para as instituições envolvidas.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Viagem, Alojamento e Saúde As questões relacionadas com a viagem e o alojamento são opções da responsabilidade do participante, contando sempre que necessário com o apoio do GRIMA. Ao partir para o estrangeiro, o participante deverá ainda fazer-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença – CESD (www.adse.pt), ou efectuar um seguro de saúde privado

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior BOLSA DE MOBILIDADE As bolsas de mobilidade Erasmus+ destinam-se a cobrir os custos adicionais da mobilidade, isto é, as despesas de viagem e de subsistência. A Bolsa de Mobilidade a atribuir ao participante tem como referência a tabela de valores das bolsas de mobilidade da Agência Nacional para o Programa Erasmus+ e integra duas componentes: * Apoio individual (despesas de subsistência); * Despesas de deslocação (viagem). São permitidas mobilidades com bolsa “Zero”. Outros financiamentos: A subvenção atribuída pode ser complementada com outros financiamentos de organismos púbicos ou privados, a nível local, regional ou nacional

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Apoio Individual (Subsistência): Dinamarca, Irlanda, Holanda, Suécia e Reino Unido: 120€/dia Bélgica, Bulgária, República Checa, Grécia, França, Itália, Chipre, Luxemburgo, Hungria, Áustria, Polónia, Roménia, Finlândia, Islândia, Listenstaine, Noruega, Suíça e Turquia: 105€/dia Alemanha, Espanha, Letónia, Malta, Eslováquia, Macedónia: 90€/dia Estónia, Croácia, Lituânia, Eslovénia: 75€/dia Valores praticados em Portugal e decididos pela A.N Erasmus+

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Viagens (subvenção por “bandas”): Distâncias entre 100 e 499km: 180 € Distâncias entre 500 e 1999 km: 275 € Distâncias entre 2000 e 2999 km: 360 € Distâncias entre 3000 e 3999 km: 530 € Distâncias entre 4000 e 7999 km: 820 € Distâncias maiores que 8000 km: 1.100 € As distâncias são apuradas pelo GRIMA, através de uma ferramenta de calculo oficial fornecida pela A.N Erasmus+

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Documentos justificativos obrigatórios: Declaração comprovativa da realização da missão na instituição de acolhimento, incluindo: O local e datas da missão; O número de horas de trabalho (docentes); Os objectivos atingidos. Relatórios Finais Online Todos os docentes/não-docentes que realizam uma Missão de Ensino/Formação devem preencher o Relatório Final online, o mais tardar, 15 dias após o seu regresso. Estes relatórios são enviados por email, diretamente pela Comissão Europeia. Poderão ainda ser solicitados inquéritos de qualidade, instrumentos internos de avaliação do período de mobilidade.

Erasmus+ KA1 - Mobilidade de Staff do Ensino Superior Candidaturas até 30 de novembro de 2017, no GRIMA Documentação e informações adicionais no site da ESELx em: http://www.eselx.ipl.pt/internacionalizacao/mo bilidade-erasmus/mobilidade-docentes

CONTATOS Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade Académica (GRIMA) grima@sp.ipl.pt cruivo@sp.ipl.pt/cmarques@sp.ipl.pt Tel. 210 464 762