I9 – CRM | DIS | FIN – SEPTEMBER / 2016

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE INTEGRAÇÃO QUALITOR E FACEBOOK Aproximação do conceito de “Social Relationship Management” (SRM) à plataforma de atendimento Qualitor.
Advertisements

Tecnologias para Internet Thyago Maia Tavares de Farias Aula 19.
Análise Desenvolvimento/Testes Entrega Suporte. Nome da atividade Análise de Negócio Fase Análise Finalidade Esta atividade tem por finalidade analisar.
SISTEMA TUTOR INTELIGENTE PARA ENSINO SQL Acadêmico: Sandro Oscar Bugmann Orientador: Alexander Roberto Valdameri.
MÓDULOS DE REGISTRO DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULOS INTEGRADOS PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS Gabriel Vieira Orientador: Prof. Jacques Robert Heckmann.
Treinamento. 1. Estrutura de Acesso Estrutura de Acesso.
“Modelo de Camadas OSI e TCP/IP ” Nataniel Vieira
Sharepoint SGS DO BRASIL.
Copyright © 2016 Total Sistemas. Todos direitos reservados. 
Consumo de Licenças - Linha Datasul
Sistemas Operacionais de Rede
Emissão de Nota Fiscal – Nota Substitutiva de Cupom Fiscal
Bruno Adolfo Luis Henrique Natanael de Carvalho Lucas Fernandes
Acadêmico: Jair de Souza Junior
Tutorial Endosso Rápido
Instalação e Configuração do License Server Virtual
TUTORIAL FRAMEWORK SPRING.
SIGRH Aposentadoria Visão Geral Luiz Vieira *.
Engenharia de Software II
Atendimento ao Servidor - SIGRH
APLICATIVO PARA GERENCIAMENTO DE UMA EMPRESA DE FACTORING
I9 – CRM | DIS | FIN – SEPTEMBER / 2016
UML – Diagramas de componentes
Produção Institucional Produções Importadas da
I9 – CRM | DIS | FIN – SEPTEMBER / 2016
APROM Aplicação para Gestão de Projetos
A solução definitiva para relatórios Totvs RM
Portais Linx Microvix Conceitos.
Logix Update 24/maio/2017.
Sistema Automatizado de Hospedagem de Sites
AT 11 - Implantação do Monitoramento Eletrônico e Gestão de Ativos – MeGA na Operação Salem Gomes Leite.
REDES INDUSTRIAIS TREINAMENTO ELIPSE E3 Capítulo 3 Alunos: Bruno Nunes
WebService ExecBo - Linha Datasul
Venda em Dinheiro.
UML – Diagramas de Componentes e Modelação da Arquitectura Física
Arquitetura de Computadores
Busca de testamento On-line
App Vistoriador.
Claucia Vitalis, Luther Jara e Robson Machado
Endereçamento IP.
Cadastro de Funcionário
Diógenes Pereira Jr. Igor Thiago Marques Mendonça
A peça que faltava no quebra-cabeça da Arrecadação Municipal.
Timeout para o Datasul 12 Nov/2017.
Apresentação do Produto
Treinamento Dependentes - SIGRH
Apresentação Conceitual
Apresentação Conceitual Produto NFS-e versão
BRUNO SOBIESKI – Agosto 2016
“ Iniciando uma Carreira Front-end de Sucesso ”
Operações Administrativas
Investimento com retorno Tecnologia com simplicidade
Constituição de Empresário
Tecnologia ASP Apresentada por.
Sistema de Abertura de Chamados
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ – IAP
Sistemas Operacionais
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
Disco Virtual.
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
Produção Institucional Produções Importadas da
1) Realizando o Cadastro no OJS – Evento de Iniciação Científica:
INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES IPEN–CNEN/SP
Estágio supervisionado na CECAE
Apresentando o Equipamento REP Fábio Rocha
Leonardo M G Gallardo Trilha: DevTest
O mundo além do processamento de jogos.
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIA TISS DE HONORÁRIOS
Esmeralda Pires Patrocinadores Platina Patrocinadores Ouro
Transcrição da apresentação:

I9 – CRM | DIS | FIN – SEPTEMBER / 2016 Datasul Report Service I9 – CRM | DIS | FIN – SEPTEMBER / 2016

MOTIVADORES Versão defasada do BIRT utilizado na parte FLEX do TOTVS; Várias versões do BIRT espalhados pelo sistema: Framework FLEX (BIRT 2), CRM (BIRT 4.2), E-Kanban (BIRT 4.3) e WEB Viewer (4.2.1); Vários chamados técnicos nas áreas de negócio; Ter uma interface única para geração de relatório; permitindo que o mesmo seja acessado via Progress ou HTML.

BIRT

BIRT – DEFINIÇÃO O que é? Como vamos utilizar? DEFINIÇÃO É uma ferramenta de Business Intelligence e de relatórios; É um projeto de software de código aberto que fornece capacidades de comunicação e de inteligência de negócios para aplicativos; desde 03/2005; http://www.eclipse.org/birt/ DEFINIÇÃO Como vamos utilizar? Para o Datasul Report Service será utilizado apenas a camada de relatórios da ferrameta; Está por sua vez, será encapsulada dentro do Framework em forma de serviço.

BIRT – DOCUMENTAÇÃO Documentação e afins DOCUMENTAÇÃO http://www.eclipse.org/birt/ http://www.eclipse.org/birt/documentation/tutorial/ Para iniciantes: Youtube -BIRT Report Designer Tutorial Part-1 Youtube -BIRT Report Designer Tutorial Part-2 TOTVS: DTS - Relatórios DOCUMENTAÇÃO

TOTVS - Datasul

PRÉ-REQUISITOS As execuções dos relatórios, farão uso do Datasul REST para resgatar os dados e verificar permissões de acesso. Desta forma faz-se necessário que o AppServer e o Datasul REST estejam configurados e operando; Por padrão o diretório utilizado para repositório dos .rptdesign (relatórios) será o datasul-report em: %JBOSS_HOME%\server\<instância>\. Entretanto, caso seja preciso alterar o diretório padrão poderá ser informada a propriedade datasul.report.dir no datasul_framework.properties; quando esta propriedade foi informada o Datasul Report Services irá considerar este diretório informado; Configurar os parâmetros de localização e porta, interno e externo, do servidor de aplicação (JBoss) no programa 'Parâmetros Gerais Módulo Básico' (btb946aa) na aba 'Servidor'.

CONFIGURAÇÃO Verificar se o pacote datasul-report-service-11.5.X-SNAPSHOT.war está contido dentro do EAR; Verificar se o mesmo está registrado no META-INF\application.xml dentro do EAR: Verificar se o mesmo está declarado como partner-app do JOSSO no arquivo: %JBOSS_HOME%\server\<instância>\conf\josso-agent- config.xml Verificar se o diretório datasul-report está criado na estrutura %JBOSS_HOME%\server\<instância>\ e se o parâmetro datasul.report.dir, no arquivo datasul_framework.properties, está comentado ou apontando para o diretório correto:

CONFIGURAÇÃO Verificar se a configuração de servidor está correta na aba Servidores do programa Parâmetros Gerais (btb946aa.p): Atenção: Essa informação é essencial para o funcionamento da API Progress para acesso ao Datasul Report Service.

EXPEDIÇÃO Os fontes e o arquivo de definição do relatório devem ser comitados na branch Progress sob o path ‘report’: O relatórios comitados neste diretório serão, durante o processo de compilação, copiados para o diretório: %JBOSS_HOME%\server\<instância>\datasul-report Atenção: Os .p serão ignorados neste processo. Apenas os arquivos .porperties, .rptdesign e os demais diretórios/arquivos serão copiados.

COMO FUNCIONA ? Programa solicita a geração/impressão de um relatório ou documento. DTS.RS: recebe a solicitação contendo o nome do relatório e o programa de extração de dados ou a própria massa de dados. DTS.RS: verifica o controle de acesso ao relatório e carrega as variáveis de ambiente do usuário; caso tenha sido informado um programa de extração de dados. DTS.RS: inicia o BIRT e envia a massa de dados e parâmetros para o BIRT. BIRT: recebe a massa de dados, gera o documento/relatório e devolve para o DTS.RS. DTS.RS: devolve o documento gerado para o programa e/ou publica na central de documentos.

COMO FUNCIONA ? Observações Quando não informado um programa de extração de dados na chamada do relatório, o Datasul Report Service não irá validar o controle de acesso nem irá passar as variáveis de ambiente do usuário; O controle de acesso ao relatório é realizado pelo controle de acesso ao programa de extração de dados. Caso o usuário tenha acesso ao programa, ou não exista registro do programa no cadastro de menu, o acesso é liberado; Quando especificado o programa de extração de dados tanto a extração como verificação de acesso e carregamento das váriaveis de ambiente do usuário são realizadas através do Datasul REST utilizando o AppServer; Para isto, todos os programas de extração de dados devem possuir declarada a include: {utp/ut-report-api.i} É possível realizer a impressão do relatório sem fornecer os dados de um programa de extração de dados. Desta forma se faz obrigatório passar para o Datasul Report Service os dados, em formato JSON, para geração do relatório/documento; Existe a possibilidade de publicar o document/relatório gerado também na central de documentos; A chamada para o Datasul Report Service é idêntica tanto através da API Javascript quanto Progress.

HELP ! Observações Para verificação do status do serviço assim como de suas configurações foi disponibilizada uma URL de help: http://cordas:8480/dts/datasul-report/resources/help/ os: sistema operacional no qual está sendo executado o JBoss; java_home: diretório raiz a instalação da JVM utilizada pelo JBoss; java_version: versão da JVM utilizada pelo JBoss; encoding: encoding utilizado pela JVM; separator: separador padrão do sistema operacional '/' ou '\'; birt_home: diretório contento a raiz da engine do BIRT; birt_temp_dir: diretório temporário utilizado pelo BIRT; birt_resources: diretório raiz para bibliotecas auxiliares (normalmente /dataul_report/libs/). report_home: diretório raiz no qual estão os .rptdesign (normalmente /dataul_report/).

HANDS ON ;)

fluig.com /totvs @totvs blog.totvs.com company/totvs Thiago A. de Souza Weber /totvs I9 – CRM | DIS | FIN +55 (47) 2101-3613 @totvs thiago.weber@totvs.com.br blog.totvs.com company/totvs Thanks ;) fluig.com