Considerações gerais acerca do pensamento platônico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento platônico
Advertisements

Aluno:Daniel Pires de Mello Tema:República de Platão
Ética - Visão Histórica
História da Filosofia ANTIGA
PLATÃO.
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
O MUNDO GREGO. A DEMOCRACIA  O que é a democracia?  Participação popular na ética da Polis  Participação Direta do cidadão nas Ágoras Homens Maiores.
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
Entre os gregos o direito à cidadania excluía estrangeiros, mulheres e escravos, sendo que apenas alguns homens que tinham direitos políticos e eram,
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Sofistas Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. Esses se opunham à filosofia pré-socrática dizendo que estes ensinavam coisas contraditórias.
Linguagem e Pensamento Filosofia 2º Ano. A importância da Linguagem Na abertura da sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
DE PLATÃO A ARISTÓTELES ( a.C)( a.C) - PLATÃO FOI O PRIMEIRO FILÓSOFO A LEVANTAR A DISCUSSÃO SOBRE O QUE É O CONHECIMENTO EM SI MESMO. -
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
CRUZADAS NA IDADE MÉDIA
TOMAS MORUS/MORE – (1478 – 1535) Pensador e estadista Inglês, século XV/XVI. Baseia-se na Filosofia Platônica. Assim como Platão cria uma obra “Utópica”,
ALTERIDADE Alter, do latim, se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, com consideração, valorização, identificação e dialogar com o outro.
FILOSOFIA POLÍTICA: DA ANTIGUIDADE AO RENASCIMENTO
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
PLATÃO.
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
A liberdade O que está e o que não está em nosso poder?
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
A PERSONALIDADE JURÍDICA DO ESTADO
Filosofia patrística e medieval
Filosofia Política Da Antiguidade à Idade Média
Filosofia Política – Parte 2 Da Antiguidade à Idade Média
ÉTICA E ALTERIDADE NA ATUALIDADE As Origens da Cidadania.
Moral e História Moral Significado Função Validade
Século XIX.
VALORES e OBJETIVIDADE
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
A ÉTICA ARISTOTÉLICA.
Aristóteles Ética & Política
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aula 2 – Filosofia Clássica
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
09/11/2018 Práticas Judiciárias.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Agostinho de Hipona ( d.C.).
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
ESTÉTICA 1.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
HARMONIA entre a Natureza, o Homem e o Universo
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
Século XIX.
Aristóteles.
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
Professora elisa santos meier
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Transcrição da apresentação:

Considerações gerais acerca do pensamento platônico

A vida de Platão se dá em um momento tumultuado politicamente, em face da derrota de Atenas diante de Esparta na guerra do Peloponeso.

Platão, um homem de posse Discípulo de Sócrates, Platão tinha uma origem diferenciada, pois nascera de uma família nobre. Enquanto Sócrates ensinava na rua, Platão criou a Academia. Nos diálogos, Sócrates aparece sempre sem dinheiro (despojamento).

A sua condição social e econômica pode ter influenciado suas ideias sobre a justiça e o Estado (Pólis), sendo que a injusta condenação de Sócrates representou uma profunda marca em sua vida de discípulo.

Mundo das ideias Doutrina metafísica: mundo das ideias (únicas coisas permanentes e verdadeiras). Formas puras e modelos universais de todas as coisas. Mundo do qual o nosso não passa de uma cópia imperfeita. Daí a importância que ele dá à matemática. No pórtico da Academia está escrito: não entre quem não souber geometria.

A República Para Platão a sociedade e os sistemas políticos do seu tempo são todos imperfeitos. As ideias que vai projetar serão, em consequência, para alguns, sempre utópicas, não se referindo a qualquer realidade. Ele propõe um modelo aristocrático. Não uma aristocracia do dinheiro ou da família, mas da inteligência: o governo dos filósofos, os únicos capazes de ver o mundo verdadeiro, de terem uma visão dialética.

A aristocracia da alma Platão tem uma visão comum do homem e das cidades, atribuindo-lhes atributos analógicos. Eis o esquema que serve tanto para os indivíduos como para as cidades:

Cabeça (rascível) Governantes Intelectuais Conhecimento (Sophia) Tronco (irascível) A emoção Guerreiros ou Cavaleiros Elemento impulsivo Membros inferiores(apetitiva) (Baixo ventre) Apetites concupiscentes Artesãos e produtores O desejo

Justiça Na República (no diálogo sobre a Justiça) Sócrates (personagem) se mostra insatisfeito com as definições tradicionais, como p. ex. dar a cada um o que lhe é devido, pois não se pode fazer o mal aos inimigos. O mal não pode ser justo. O sofista Trasímaco afirma que o justo nada mais é do que a vontade do mais forte.

Ética e Política Sócrates propõe estudar a justiça antes no Estado do que na alma do indivíduo. O problema da justiça se confunde com o da Política, na medida em que este está fundado na ética. (intrínseca relação entre ética e política no pensamento clásisico).

Estado Platônico Nos livros seguintes da República Sócrates passa a dissertar sobre a gênese, natureza e estrutura do Estado, mas se trata do Estado ideal, diferente portanto dos Estados que existiram e dos historicamente possíveis. O Estado platônico somente pode ser concebido pelos filósofos, como uma busca da verdade e do bem absolutos

Filodóxos ou Filósofos? Os governantes ideais são os Filósofos e não philodóxos, que baseiam o conhecimento na doxa (opinião) cambiável e nos valores contingentes, sem condição de chegar ao conhecimento das Ideias e das formas imutáveis dos Seres ( A ciência do Bem).

Estado Ideal O Estado platônico é ideal, embora alguns afirmem ser uma perspectiva realmente almejada por ele. O Estado ideal atende a uma imposição ética, é apresentado de forma diretiva. Logo, essa idealização não fica presa à constrição e rigidez formal do direito. No Estado platônico não haveria leis. Seriam desnecessárias. Nele haveria uma comunidade de bens e de mulheres. A educação das crianças seria restrita ao Estado. Platão abole, nessa idealização, a família e torna os nascimentos são cientificamente planejados.

O Estado é um valor absoluto O Estado é um valor absoluto. Não há forma de governo e nem governantes perfeitos. Tais não existem neste mundo, restando a como única possibilidade a criação de um Estado que outorgue leis aos governantes e que estes as obedeçam. Assim, o governo segundo a lei é o que distingue os governos melhores dos piores.

A conduta ética e o pós-morte A conduta ética e seu regramento possuem raízes no além morte de modo que o sucesso terreno dos perversos e o insucesso dos justos (Sócrates) não podem representar critérios de mensurabilidade do caráter de um homem.

Estado e Justiça O Estado ideal platônico descrito sistematicamente na República é apenas meio de realização da justiça. De fato, porém, esse Estado não existe na Terra, e sim no Além(realidade transcendental, metafísica, ideal). Logo, a Constituição desse Estado é apenas instrumento da justiça, estabelecendo uma ordem jurídica.

Bibliografia PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 1999. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas, 2002.