INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E MELHORIA SOCIAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS

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Transcrição da apresentação:

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E MELHORIA SOCIAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS Formação básica em instalador hidráulico para pessoas em vulnerabilidade social no município de João Monlevade - MG Ana Paula Ferreira Silva1 (anapaulaferreirasilva@hotmail.com); Pedro Henrique de Carvalho1 (pedrohc.uemg@gmail.com); Tiago Luís Olveira² (tiagoluiscg@gmail.com); Karina Trancoso Blaz³ (karinablaz@hotmail.com); Marlon Fernandes Ramos³(mfruemg@hotmail.com); Rosenilson Pinto³(rsn.pinto@gmail.com) (1) Estudantes de Engenharia Civil da FaEnge; (2) Professor (a) Pesquisador (a) da FaEnge; (3) Professor(a) Co-orientador(a) Faculdade de Engenharia – UEMG Campus João Monlevade Departamento de Ciências Exatas Aplicadas e dos Materiais Edital PAEX/UEMG 02/2016 RESULTADOS ESPERADOS Têm-se como resultados esperados não só a formação dos participantes como auxiliar de instalações Hidráulicas, mas também a expectativa de que esse projeto possa oferecer apoio à outros projetos dentro da universidade. Dessa forma, espera-se estimular atividades de extensão na faculdade e em parceria com outras instituições, de modo que os ganhos do projeto para a cidade sejam divulgados e ampliados. O projeto contribuiu com a formação dos alunos envolvidos quanto ao conteúdo, além de ter despertado o senso de cidadania e de responsabilidade pelo desenvolvimento do país. INTRODUÇÃO A fim de qualificar e integrar parcela da população em vulnerabilidade, dando novas oportunidades de trabalho e reinserção na sociedade, o projeto “Instalações Hidráulicas e Melhorias Sociais” tem como intuito a profissionalização de jovens e adultos carentes na área de instalações hidráulicas. A instrução profissional assume importância imensurável para essa população, por isso, através de aulas práticas e teóricas sobre a área abordada, os alunos poderão ter acesso a um ensino profissionalizante e se inserir no mercado de trabalho. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Permitir a ascensão social de jovens e adultos em vulnerabilidade; Proporcionar à comunidade uma qualificação profissional de fácil acesso e sem custos; Permitir uma maior integração da Universidade com a comunidade; Interligar profissionais da área junto aos aprendizes; Imagem 1- Começo das aulas práticas. Fonte: dos autores Imagem 02 – Alguns alunos na montagem hidráulica . Fonte: dos autores. CONSIDERAÇÕES FINAIS METODOLOGIA Espera-se que o projeto tenha continuidade dentro da instituição, pois devido a crise econômica pelo qual o país passa, as pessoas estão carecendo de novas oportunidades e de se reinventar frente à economia, e dessa maneira cabe à universidade auxiliar criando alternativas junto à comunidade e em parceria à outros órgãos públicos para que se diminua problemas sociais, como no caso da vulnerabilidade social. Além disso, com o apoio de empresas locais como a Ulete Mota, e também de empresas nacionais como a Tigre, a ideia do projeto pode ser ainda mais ampliada junto á comunidade, melhorando cada vez mais o conhecimento técnico aos participantes. O curso foi iniciado em junho, após a seleção dos alunos que mais se enquadravam com o padrão estipulado pelo projeto e também pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que nos auxiliou na divulgação do mesmo. Primeiramente foram dadas aulas sobre Ética e Cidadania (o comportamento do profissional no ambiente de trabalho), além de orientações para entrevistas de emprego, formulação de currículo, exposição dos direitos e deveres do cidadão e a importância da carteira de trabalho. Também foram expostas questões sobre Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, frisando a importância do uso dos EPI's e Princípios Matemáticos, abordando cálculos de área, perímetro e volume. Após esta etapa, iniciou-se a matéria específica do curso, em que foram trabalhados temas como instalações de água fria, água quente e sistemas de esgoto. Além disso, foram lecionadas noções de leitura de projeto hidráulico e desenho técnico. As aulas foram ministradas pela aluna bolsista juntamente com os voluntários, no Centro Tecnológico da Faculdade de Engenharia. Essas tiveram caráter interativo, onde os alunos puderam expor suas opiniões e dúvidas. As aulas práticas foram iniciadas posteriormente, executando a instalação hidráulica de um banheiro e a montagem de um cavalete com tubos e conexões de rosca. Para somar conhecimento aos alunos do curso e também aos alunos do curso de Engenharia Civil será realizado um treinamento da Tigre, em parceria com o Depósito de Materias de Construções Ullete Motta, que apóiam o projeto e disponibilizaram os materiais necessários à parte prática. REFERÊNCIAS BARKOKÉBAS JUNIOR, B. ; VASCONCELOS, B. M. ; MONTEIRO, Mayara Moraes . Medidas de controle contra o risco de quedas em obras de edifícios verticais. CESET. Conforto, Eficiência e Segurança no Trabalho, v. 1, p. 25-43, 2009. FIGUEIREGO, C.R. Equipamentos hidráulicos e sanitários. / Chenia Rocha Figueiredo – Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13eqhidrasan.pdf> Visualizado em 16 de março de 2016 GONZALES. Cáceres João Rafael. Como manter instalações elétricas provisórias seguras em canteiros de obras. Centro Universitário de Lins (UNILINS). Lins,.p.2 .Disponível em <http://www.segurancanotrabalho.eng.br/artigos/intseg.pdf> Visualizado 16 de março de 2016.  . AGRADECIMENTOS