SEMINÁRIO SOBRE MAPEAMENTO DE PROCESSOS abordagem prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Advertisements

FÓRUM DOS COORDENADORES DE GRADUAÇÃO 19/04/2012.  Abertura (14h00 – 14h30)  Cancelamento por abandono (14h30 – 15h00)  Oferta de vagas (15h00 – 15h45)
Análise Desenvolvimento/Testes Entrega Suporte. Nome da atividade Análise de Negócio Fase Análise Finalidade Esta atividade tem por finalidade analisar.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CARTEIRA NACIONAL ESTUDANTIL Procedimentos para requerimento da CARTEIRA NACIONAL ESTUDANTIL UNÍNTESE | UTP Atualizado.
MÓDULOS DE REGISTRO DE ABASTECIMENTO DE VEÍCULOS INTEGRADOS PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS Gabriel Vieira Orientador: Prof. Jacques Robert Heckmann.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho, MSc Vice-Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Natal/RN, TRABALHO FINAL DE CURSO.
Fomento à Transparência Ativa como Instrumento de Controle Social
Fluxograma – Concurso Público (CP)
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Diretoria de Serviço – Área Administrativa ETEC Gustavo Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
A Experiência da UniZambeze
Fluxograma - Processo Seletivo Simplificado (PSS)
MÓDULO PORTAL COORD. STRICTO SENSU SIGAA
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
Especialização em Direito Constitucional
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo
Atendimento ao Servidor - SIGRH
Fórum de Coordenadores
Produção Institucional Produções Importadas da
FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA UMA ESCOLA CONTEMPORÂNEA (CASE DE COLATINA)
Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz com Cel
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
Relatório de Autoavaliação Institucional
Para onde estão indo nossos alunos?
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros.
AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA
Auto Escola Santa Elisa
Cálculo e Encerramento
Cadastro de Funcionário
“PROCESSO DE FABRICAÇÃO E RASTREABILIDADE”
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Matrícula Web
H – CONTROLADORIA INTERNA INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
EQUIPARAÇÕES A BOLSEIRO E DESLOCAÇÕES EM SERVIÇO OFICIAL
1º ENCONTRO PRESENCIAL DE 2017
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
EEEM Profª Salomé Carvalho
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
ATENÇÃO: Esse manual foi desenvolvido com o objetivo de apresentar de forma resumida os principais recursos utilizados pelos usuários.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – SESu
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
Serviço de Psicologia e Orientação
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Produção Institucional Produções Importadas da
1º Agendamento de avaliação do Relatório de Estágio (RE)
Produção Institucional Produções Importadas da
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Fórum de Coordenadores do Cursos de Graduação
REGIN | Operacional Lei REDESIM – 11598/07.
SERVIÇO DE GESTÃO ACADÊMICA - SECA
ATA DE RESULTADOS FINAIS
Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
E AS FERRAMENTAS DE GESTÃO PARA COORDENADORES DE CURSO
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Infográfico – Ligas Acadêmicas
Formulários OSM Ariana Barra.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO SOBRE MAPEAMENTO DE PROCESSOS abordagem prática UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI SEMINÁRIO SOBRE MAPEAMENTO DE PROCESSOS abordagem prática Maura Regina Renó Ferreira

Introdução Mapeamento de Processos Qualidade Serviço Público

Objetivos específicos para o objeto de estudo Analisar as atividades realizadas pelo departamento e as possíveis melhorias; Realizar o mapeamento dos processos; Implementar a padronização dos processos; Avaliar a evolução do desempenho através de auditoria interna.

Início do Mapeamento Para iniciar a fase de mapeamento de processo torna-se importante a elaboração de uma lista de atividades, através da realização de entrevistas semi-estruturadas, que permitam aos participantes do processo falarem aberta e claramente sobre as atividades desempenhadas. (Leal, 2003)

Cronograma 1) Verificação de acesso irrestrito ao Objeto de Estudo Apresentação dos objetivos e procedimentos de pesquisa em reunião realizada no dia 27/09/2011. 2) Estabelecimento do cronograma de atividades. Realização de entrevista com a Diretora do Departamento em 06/10/2011. Realização de entrevista com a Diretora de Ensino em 07/10/2011. Levantamento das atribuições de cada servidor em 10/10/2011. 3) Realização da Pesquisa de Satisfação dos Clientes: Com os Alunos de Graduação e de Pós-Graduação, através de envio de formulário de pesquisa via internet no dia 13/10/2011, com prazo para respostas até 31/10/2011.

Elaboração da listagem das Funções: Mapeamento de Processos da DRA Elaboração da listagem das Funções: Controlar e arquivar os documentos e processos relativos à vida acadêmica do aluno de graduação e de pós-graduação desde sua admissão até a conclusão ou saída; Montar os processos de confecção dos diplomas da graduação e pós-Graduação de Itajubá e de Itabira; Montar os processos de confecção dos certificados de pós-graduação; Confeccionar os certificados de capacitação dos servidores técnico-administrativos da UNIFEI; Realizar a matrícula dos alunos ingressantes de graduação e de pós-graduação;

Coordenar as atividades de recebimento dos alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); Emitir históricos, declarações, planos de ensino, guias de transferência e atestados de vagas, solicitados pelos alunos; Receber os pedidos de colação de grau dos alunos de graduação; Preparar a colação de grau dos alunos de graduação; Recebimento e envio de pedidos de transferências; Recebimento e providências de lançamento de pedidos de equivalência de alunos de Graduação; Recebimento e providências de lançamento de pedidos de validação de créditos de alunos da pós-graduação;

Atender aos servidores de outros departamentos nas suas solicitações; Registrar os certificados de cursos realizados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU); Realizar o processamento de matrícula em cursos de extensão; Realizar o processamento de correção de notas e frequências autorizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG); Realizar o processamento do trancamento de matrícula de alunos de graduação e de pós-graduação; Realizar o processamento do desligamento de alunos de graduação e de pós-graduação;

Efetuar os registros de certificados de capacitação dos servidores técnico administrativos da UNIFEI; Emitir e registrar os certificados dos alunos de atualização em ciência e tecnologia; Emitir e registrar os certificados dos cursos de especialização do ensino à distância; Efetuar o registro dos diplomas de graduação e de pós-graduação de Itajubá e de Itabira; Gerenciar o processo de revalidação ou de reconhecimento de diplomas expedidos por instituições estrangeiras; Fazer a montagem das pastas de alunos de graduação e de pós-graduação; Responder oficialmente sobre a veracidade de diplomas ao Conselho Regional de Engenharia, arquitetura e Agronomia (CREA).

Uma função para exemplificar: Função 09 / 25 - Preparar a ata da Colação de Grau dos Alunos da Graduação

Análise do processo Detalhamento da função 09 e estimativa de tempo para executá-la: - Localizar o livro de atas de Graduação; - Receber a listagem dos formandos por curso; - Escrever a introdução da ata, mencionando os cursos e os nomes completos dos Alunos que colarão grau; - Fazer o encerramento da ata e numerar os espaços para assinaturas dos respectivos formandos, dos professores presentes, da Secretária e do Reitor. Tempo estimado para confecção da ata de colação de grau de aproximadamente 300 formandos : 03 horas

Mapeamento do processo Fluxograma – antes e depois: Confirmar Colação Confirmar Colação Localizar livro de Atas Gerar listagem dos Formandos no Sistema Receber a listagem Dos Formandos Por curso Atualizar data e horário Escrever a introdução Da ata com cursos e Formandos Imprimir Escrever o encerramento Registro dos Participantes Fim

Identificação das possíveis melhorias Definição das ações com melhorias: - Utilizar o Sistema Acadêmico para gerar a ata, com todos os dados de Alunos necessários; - Atualizar a data e horário da colação; - Imprimir a ata . Tempo estimado para confecção da ata de colação de grau de aproximadamente 300 formandos : 10 minutos.

Padronização dos Processos PROCEDIMENTO DA DIRETORIA DE REGISTRO ACADÊMICO   Título: Preparar a ata de colação de grau dos Alunos de Graduação Aprovado por:_______________________________________ Em: ____/____/____ Objetivo: Preparar a ata de colação de grau. Passos para a realização da atividade: - Acessar o sistema da Graduação no Portal Acadêmico; - Gerar a listagem dos Formandos no Sistema; - Atualizar data e horário nas telas de termo de colação de grau; - Imprimir a ata por curso. Sugestões de Melhoria na realização desta atividade: Descrição dos passos para a realização de cada função, gerando o procedimento;

Identificação das responsabilidades de cada um no processo   Matriz de Responsabilidade Diretora Geral Diretora de Ensino Secretária Servidora F Servidora C Servidora H Servidora E Servidor M Servidora Y Servidor N Funções Autoridade Função 01 A R Função 02 E N Função 03 Função 04 Função 05 Função 06 Função 07 Função 08 Função 09 Função 10 Função 11 Função 12 Função 13 Função 14 Função 15 C Função 16 Função 17 Função 18 Função 19 Função 20 Função 21 Função 22 Função 23 Função 24 Função 25 LEGENDA: C – Controla E – Elabora/Revisa A – Aprova R – Realiza/Implementa N – Não Participa

Avaliação dos resultados Plano de Ação para a Diretoria de Registro Acadêmico – UNIFEI   Nº Procedimentos Melhorias implementadas Situação 1 Controlar e arquivar os documentos e processos relativos à vida acadêmica do Aluno de Graduação e de Pós-Graduação desde sua admissão até a conclusão ou saída. Implantar a secretaria digital, para digitalização de todos os documentos e processos dos alunos – Arquivo ativo e inativo. 0% 2 Montar os processos de confecção dos Diplomas da Graduação e Pós-Graduação. O envio do pedido de confecção dos diplomas poderia ser feito somente por e-mail, Com envio dos comprovantes de pagamento por correio eletrônico. 100% 3 Montar os processos de confecção dos Certificados de Pós-Graduação. Desenvolver um sistema onde as listas poderiam ser geradas mais rapidamente, como exemplo, digitando o número de matrícula já apareceria o nome do aluno, orientador da monografia e só seria necessário digitar o título, data e nota da mesma. 50% 4 Confeccionar os certificados de capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos da UNIFEI. Desenvolver um sistema onde as listas poderiam ser geradas com os nomes corretos dos funcionários para que não haja retrabalho por digitação errada. 5 Realizar a matrícula dos alunos ingressantes de Graduação e de Pós-Graduação. Solicitar ao DSI a autonomia para os Servidores do DRA fazerem as alterações nos dados que forem digitados incorretamente pelo aluno, no ato da confirmação da matrícula.

Agradeço a atenção e me coloco à disposição para orientações. Muito obrigada!