INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À TEORIA MONETÁRIA
Advertisements

Fundamentos de Economia
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
Instrumentos de Política Macroeconômica
SISTEMA MONETÁRIO.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Fluxo Circular da Renda
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
O lado monetário da economia
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Fonte: MANKIW (2002). Exercícios 1.Indique e descreva as três funções da moeda Meio de Troca: É algo que os compradores dão aos vendedores quando querem.
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
Economia Monetária II 4ª aula
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
Profa. Dra. Denise Cyrillo 2º sem/2015
Economia Monetária I Programa.
Economia Monetária II 15ª aula
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
Economia Monetária II 5ª aula
Economia Monetária II 5ª aula
MERCADO FINANCEIRO MONETÁRIO E DE CAPITAIS
MACROECONOMIA Site:
Troca de Mercadorias e Serviços
Disciplina: Economia Internacional
Administração Financeira Internacional
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
O lado monetário da economia
Prof. Wesley Vieira Borges Economia e Negócios
Contabilidade e Análise de Balanços
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Disciplina: Economia Internacional
DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Disciplina: Economia Internacional
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Macroeconomia Seção 2.1 – O sistema de contas nacionais e contas satélite Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva Macroeconomia Prof. Me. Diego Fernandes.
Seção 4.1. As funções da moeda no mundo globalizado
Economia Monetária II 18ª aula
ECONOMIA MONETÁRIA Sistemas Monetários Alternativos Historicamente, vários bens foram usados como moeda: gado, ouro, prata, papéis impressos pelo.
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
POLÍTICA MONETÁRIA.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Capítulo 13 A Função Oferta de Moeda
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
Economia para Computação
LES0675 – Economia Monetária
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA UNIDADE 6 Teoria Monetária: conceitos básicos

Teoria Monetária: conceitos básicos Conceito - Moeda Ativo financeiro de aceitação geral garantido por lei, que se expressa em padrão de valor para todos os bens e serviços produzidos e transacionados numa economia. Teoria Monetária: conceitos básicos Conceito - Moeda Ativo financeiro de aceitação geral garantido por lei, que se expressa em padrão de valor para todos os bens e serviços produzidos e transacionados numa economia.

Teoria Monetária: conceitos básicos Funções a) Meio ou instrumento de troca Facilitadora das trocas de bens e de pagamento de serviços efetuados. b) Unidade de medida Unidade representativa de conta – valor - nas transações dos bens e serviços. c) Reserva de valor Guarda poder de compra ao longo do tempo, de hoje para amanhã.

Teoria Monetária: conceitos básicos Formas assumidas pela moeda no tempo a) Moeda-escambo – bens produzidos utilizados para comprar outros bens para satisfazer necessidade ou quitar dívidas assumidas. b) Moeda-mercadoria – produtos como gado, trigo, sal, etc. passaram a ser moeda-padrão nas transações. c) Moeda-papel - crescimento das transações e os limites de quantidades de ouro existentes fazem este, se constituir em lastro da nas transações.  

Teoria Monetária: conceitos básicos Formas assumidas pela moeda no tempo d) Moeda-fiduciária - bancos passaram emitir bilhetes segundo determinado limite e com garantia de volume suficiente de moeda metálica para as transações. e) Papel-moeda – moeda sem lastro amparada por legislação dos governos e garantida pela confiança dada pelas pessoas e instituições. f) Outras expressões - moeda bancária, cartão de crédito ou débito e a transferência eletrônica – garantia de formas rápida, econômica e segura das transações.

Teoria Monetária: conceitos básicos Demanda de Moeda Demanda para Transação Efetuar pagamentos no cotidiano - alimentação, transportes, etc., com dependência do nível de renda. Demanda por Precaução Reter moeda para fazer frente a eventuais compromissos não previstos, com dependência do nível de renda. Demanda para Especulação Reservar de parte da quantidade de moeda à espera de uma oportunidade para fazer aplicação financeira, sob influência da taxa de juros.

Teoria Monetária: conceitos básicos Oferta de Moeda Autoridade Monetária tem a função de oferecer moeda ao público. Órgão responsável oferta de moeda manual é o Banco Central do Brasil. Oferta de moeda é chamada de meios de pagamento – quantidade de moeda disponível Meios de pagamento M – assume várias classificações.

Teoria Monetária: conceitos básicos Política Monetária: significado e instrumentos Controle da Base Monetária Banco Central controla a emissão primária de moeda Operações de mercado aberto (open marketing) Compra e venda de títulos públicos. Colocação de título no mercado está se enxugando a base monetária. Compra de títulos junto ao público está injetando moeda na economia.  

Teoria Monetária: conceitos básicos Política Monetária: significado e instrumentos Depósito Compulsório Bancos comerciais são obrigados a depositarem percentual de seus depósitos no Banco Central Aumento do depósito compulsório, as taxas de juros tendem a subir Redução do depósito compulsório, as taxas de juros tendem a diminuir.

Teoria Monetária: conceitos básicos Política Monetária: significado e instrumentos Operações de Redesconto Empréstimos de recursos do Banco Central aos bancos comerciais, em caso de emergência. Desejo de menor disponibilidade de recursos aos bancos comerciais eleva-se a taxa de redesconto. Desejo de maior disponibilidade de recursos aos bancos comerciais reduz-se a taxa de redesconto.  

Teoria Monetária: conceitos básicos Administração da Taxa de Juros   Taxa de juros – significado Prêmio da espera pelos credores, pelos ganhos decorrentes de transferência ou cessão temporária, de valores monetários do presente para o futuro.

Teoria Monetária: conceitos básicos Taxa de juros afeta as decisões dos agentes em diferentes níveis. Famílias - estimula e desestimula o consumo e a poupança. Empresas - estimula e desestimula os investimentos.

Teoria Monetária: conceitos básicos Nível da Taxa de juros Relação inversa entre liquidez e nível da taxa de juros Determinação pelo Banco Central do Brasil Influência das expectativas dos agentes em relação ao futuro da economia

Teoria Monetária: conceitos básicos Sistema Financeiro: Órgãos e instituições – bancos, comissões, secretarias e entidades administradoras de recursos - com funções normativas, de regulação e fiscalização, e de intermediação financeira.  

Teoria Monetária: conceitos básicos Banco Central do Brasil – funções: a) Executar e acompanhar as políticas monetária e de comércio exterior b) Controlar as operações de crédito e o nível das taxas de juros c) Organizar, disciplinar e fiscalizar o Sistema Financeiro Nacional d) Emitir papel-moeda e moeda metálica e) Realizar operações de redesconto e de mercado aberto; f) Receber os depósitos obrigatórios e voluntários dos bancos; g) Controlar os capitais estrangeiros e as operações com moedas estrangeiras