Avaliação Longitudinal das Consequências Sócio-Ambientais do Acidente da Cataguases Papel sobre duas Comunidades de Pescadores no Vale Inferior do Rio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Advertisements

Arte do encontro Logo 1 Logo 2 I ENCONTRO DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO ACRE (I Seminário de Desenvolvimento Territorial do Estado do.
POLÍTICA PÚBLICA DE SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL Instituto de Economia – UFRJ Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/FIOCRUZ Autor: Yuri Ferreira Coloneze.
Estudo da relação concentração de cloretos versus condutividade e avaliação da sensibilidade do método de Mohr para soluções diluídas Autores: Andréa Oliveira.
Etapas para sua elaboração, no cumprimento das metas de AICHI O PMMA...
Daniel de Araujo Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Pontal (PPGEP). Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Faculdade de Ciências.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
Especialização em Saúde da
Patrick Luan Ferreira dos Santos Regina Maria Monteiro de Castilho
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
Usina Hidrelétrica de Belo Monte
Desastre da Samarco em Mariana (MG)
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Colégio Visconde de Porto Seguro, São Paulo - SP
Estatística ecológica: a estatística ao serviço da ecologia
Transposição do rio são francisco
X II Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
Júlio César Teixeira - UFJF Carlos Henrique Moreira Vidigal - UFJF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DETERMINAÇÃO DE ECORREGIÕES MARINHAS NA MARGEM CONTINENTAL BRASILEIRA
Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos
IMPLEMENTAÇÃO DE BANCO DE ALIMENTOS NA CIDADE DE JABOTICABAL/SP
soleira de admitância para o município de teresópolis
Reutilização da água. Projeto Chove, Minha chuvinha.
TÍTULO (Digite) INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA DISCUSSÃO RESULTADOS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Júlio César Teixeira - UFJF Gabriel Procópio da Fonseca - UFJF
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
IV Simpósio Nacional de Gerenciamento de Cidades
PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
Informações importantes
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
Quantifying water vulnerability: a multi-dimensional approach
Lukas Moura Alves de Carvalho Orientadora: Luzane Santana da Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
Disciplina CAF Revisão Sistemática e Meta–Análise em Atividade Física, Lazer e Esporte Nome do(a) Apresentador(a): Referência Bibliográfica: Número.
Centro-Sul: a região mais rica e populosa do Brasil
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS Tópicos em Biologia Integrantes: -Paloma Capato -Sérgio Augusto -Milton Costa Profª Cristina de Oliveira Maia.
História de Campina Grande-PB
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
Mapas de Suscetibilidade a Inundação para o Município de Iguape - SP
Flavia Pinto.
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
ESPAÇO SÓCIO-AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO SISTEMA DE PRODUÇÃO.
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
Prof. Esp. Cleber do Amaral Barros Porto Velho/RO FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO CURSO DE BIOLOGIA ANÁLISES AMBIENTAIS.
PROPOSTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AÇUDE NO RIO PÚNGUÈ COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DE CHEIAS E MINIMIZAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUAS NO DISTRITO DE DONDO.
Instrumentos de Gestão Territorial
A pesca Filipe Miguel Botelho.
“Não existe Mercado sem Estado e não existe desenvolvimento sem Mercado.”
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
P e s c a. Introdução: A pesca é a prática de apanhar peixe na água, moluscos, crustáceos, etc…, para consumo próprio ou com fins comerciais ou desportivos.
PALMAS PARA OS SABORES DO SERTÃO
Mapeamento e Monitoramento de Impactos Ambientais em
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
Trabalho de Conclusão de Curso
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
diagnóstico do Padrão de ViageM dos alunos da ETEC de Assis
DOCENTE: UGO LIMA DISCENTE: José Jérfferson Rodrigues Luana Gonçalves Torres Robevânia da Silva Souza CONJUNTO DE INDICADORES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL.
XIV CONGRESO DEL COMITÉ IBEROLATINOAMERICANO DE AIDA
Grandes Projetos e seus impactos sociais e ambientais
Transcrição da apresentação:

Avaliação Longitudinal das Consequências Sócio-Ambientais do Acidente da Cataguases Papel sobre duas Comunidades de Pescadores no Vale Inferior do Rio Paraíba do Sul Belo, D. C.; Pedlowski, M. A. Discente: Guilherme Santos Monteiro Disciplina: SER 457 CST 310 – População, Espaço e Ambiente Docentes: Silvana Amaral e Antonio Miguel V. Monteiro Agosto de 2017

Contexto Rompimento da Barragem da Indústria Cataguases de Papel em 2003; 1,2 bilhão de dejetos químicos despejados no Rio Pomba e Rio Paraíba do Sul;

Contexto 47 cidades da Zona da Mata Mineira, Norte Fluminense e litoral do ES; Suspensão no abastecimento de água, pesca e extração de areia.

Objetivo do estudo Estimar os efeitos sócio-ambientais do acidente da Cataguases Papel sobre duas comunidades de pescadores do Norte Fluminense.

01 Revisão bibliográfica 01. Revisão bibliográfica 02. Metodologia 03. Análise dos Resultados 04. Conclusão

Postulados Teóricos Contradições entre modelos de desenvolvimento e preservação ambiental Teoria da Modernização Ecológica (Karl Polanyi e Joseph Huber); Teoria da Sociedade de Risco (Ulrich Beck e Anthony Giddens); Teoria da Justiça Ambiental (Henri Acselrad).

02 Metodologia 01. Revisão bibliográfica 02. Metodologia 03. Análise dos Resultados 04. Conclusão

Foco do Estudo Coleta de dados O estudo foi realizado para os municípios de São Fidélis e São João da Barra, juntamente com a comunidade de pescadores afetados pelo acidente. Coleta de dados Questionário estruturado para obter informações sobre a vida dos pescadores antes e após o desastre; Amostra de 131 pescadores.

03 Análise dos Resultados 01. Revisão bibliográfica 02. Metodologia 04. Conclusão

Quantidade pescada Redução drástica na quantidade pescada.

Impacto na Renda Redução na renda dos pescadores. -26% -34,4%

Mudança na ocupação Adoção de formas diferenciadas de geração de renda nas duas comunidades.

Alternativas São Fidelis: mais pescadores passaram a destinar parte de suas horas de trabalho em outras atividades; São João da Barra: por conta da proximidade com o mar, ocorreu um ajuste espacial, implicando na mudança nos locais de pesca. Os pescadores que dependiam exclusivamente da pesca (69,8% em SJB e 78,2% em SF) sentiram uma piora nas condições econômicas após o acidente;

Outras mudanças Aumentou o volume de horas de trabalho na pesca; Aumentou a competição entre os pescadores por área de captura; Houve abalo nas relações sociais nas duas comunidades.

04 Conclusão 01. Revisão bibliográfica 02. Metodologia 03. Análise dos Resultados 04. Conclusão

Conclusão Atingiu extensivamente as duas comunidades de pescadores estudadas; Meio de vida e renda comprometidos; Mudanças de ocupação e no ajuste espacial da pesca; Aumento da jornada de trabalho e disputa entre pescadores;

Conclusão Recuperação das populações de peixes leva mais tempo do que a recuperação química da água; Noção de justiça ambiental para empresários e pescadores.

Artigos Shadeck, R. Relatório de Danos Materiais e Prejuízos Decorrentes de Desastres Naturais no Brasil 1995-2014. CEPED UFSC/ Banco Mundial, 2016. Haddad, E. A. Economic Impacts of Natural Disaster In megacities: The Case of Floods in São Paulo, Brazil. The University of São Paulo Regional and Urban Economics Lab, TD Nereus, 2013. Simonato, T. C. Projeção dos Impactos Econômicos Regionais do Desastre de Mariana-MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Minas Gerais. Costa, T. C. Um Estudo sobre os Impactos do Acidente Ambiental da Cataguases Papel sobre as Comunidades de Pescadores da Foz do Rio Paraíba do Sul. Encontro Nacional da Anppas, 2013.

Obrigado! Guilherme Santos Monteiro guilhermesantosmonteiro@gmail.com