Referencial teórico para design de ambientes virtuais de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Advertisements

11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Prof. Eduardo Lobo, Dr. Coordenação EaD/FABAC. Inovação na área contábil: A FABAC implementando a Ead para a formação de contadores Prof. Eduardo Lobo,
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Bonk, C.J. & Dennen, V. in Handbook of distance education, 2003.
Concepção e gestão de projetos e processos educativos a distância – Abordagens pedagógicas O paradoxo da Educação a Distância Carlos Otávio Fiúza Moreira.
Por Mônica Norris Ribeiro
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Telemedicina e Telessaúde Formação de profissionais na saúde Luiz Roberto de Oliveira Estratégias de uso das TDICs na formação de recursos humanos.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 05. Planejamento – Aula 04 Revisão do AVA - Moodle do curso. Instruções para Atividade 4 (1,5 pto.) Revisão de.
KARINE DUTRA MESQUITA NALINI PSICÓLOGA / PSICOPEDAGOGA O BEHAVIORISMO.
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
MELHORIA DA QUALIDADE NA EAD LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS Adriana Kopeginski (UFPR) Alessandra de Paula (FACINTER) Robson Seleme (UFPR)
Lucas F. Arantes. Sobre o Moodle Após trabalhar com WebCT na universidade de Curtin University – Australia 1999 iniciou o desenvolvimento do protótipo.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Demonstração de Resultado do Exercício - DRE PRONATEC Curso de Assistente Financeiro Prof.ª.: Élida Gomes.
CONVITE DE PROFESSORES PARA CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA Senhor(a) Professor(a), Temos o prazer de convidar V.Sa., para a Formação Continuada de Docente dos.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Graduação em Enfermagem - EAD
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Tutoria e Interação em Educação a Distância
Currículo e planejamento
(Ministério da Educação e Cultura)
Cronograma Inicial De 26/05 a 03/06 – Semana de Integração e ambientação no Moodle. A participação é obrigatória. De 06/06 a 20/06 – primeira disciplina.
SEMANA ATIVIDADE INDICADOR 1° SEMANA (22/06 A 05/07)
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Me. João Camilo de Souza Junior
VÍDEOS (Escola Clássica)
Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas Édison Trombeta.
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
USO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NOS TREINAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DETERMINADOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS – NRs Andréa César – SEE/PE.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
RELATO DE EXPERIÊNCIA E ANÁLISE DOS RESULTADOS
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
Foz de Iguaçu | Setembro | 2017
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Avaliação Formativa em Ambientes de EaD
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
Tema Título Mestrando: Orientador: Co-orientador:.
UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO COM PROFESSORES EAD
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS E DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O USO DE GRUPOS FECHADOS NO GOOGLE COMO DISCUSSÃO DE CASOS REAIS: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM NOVOS AMBIENTES.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
O ENSINO DE LIBRAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA UNIDADE VIRTUAL DE CURSOS A DISTÂNCIA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO.
TC Projetos de Estudos Integradores:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E NO TRABALHO
ONDATEC: experiência inovadora com os estudantes do nono ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino do Recife.
ENSINO ONLINE DAS QUATRO HABILIDADES DA LÍNGUA INGLESA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS A DISTÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Luciana Góis Barbosa.
OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIO AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA TAXONOMIA NANDA Anicésia Cecília Gotardi Ludovino; Leonardo Feriato Moreira; Silvia.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Formação Continuada CTPs
Transcrição da apresentação:

Referencial teórico para design de ambientes virtuais de aprendizagem Mishra, 2012

Tipos de ambientes virtuais de aprendizagem Usa a web como recurso extra à interação face-a-face (cursos presenciais); Usa a web como complemento ou suporte à interação face-a-face (cursos semipresenciais); Usa a web como local de realização da instrução (cursos a distância – EAD)

Teoria por trás do design de AVA Insumos de três escolas de pensamento: Behaviorismo Psicologia cognitiva Construtivismo

Integração das três escolas de pensamento – possíveis abordagens instrucionais