Rational Unified Process

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Transcrição da apresentação:

Rational Unified Process Aula 3 – Processos de software Engenharia de Software Rational Unified Process

RUP - Histórico UP – Processo Unificado (1990) – Jacobson, Booch e Rumbaugh; O RUP (2003), é um processo proprietário de Engenharia de Software criado pela Rational Software Corporation, adquirida pela IBM; Concepção foi baseada nas práticas de maior retorno de investimento (ROI) do mercado. ----- Meeting Notes (17/08/17 15:03) ----- teste

RUP - Conceitos O RUP é um modelo de processo moderno, derivado de trabalhos sobra a UML e o Unified Software Development Process. O RUP é por si só, um produto de software. É modular e automatizado, e toda a sua metodologia é apoiada por diversas ferramentas de desenvolvimento integradas e vendidas pela IBM. Objetivo: Assegurar a produção de software de alta qualidade dentro de prazos e orçamentos previsíveis.

RUP - Conceitos Abordagem organizada em disciplinas para atribuir tarefas e responsabilidades; Sobre as atividades: Descrição clara e precisa; Apresentam responsáveis; Determinados artefatos de entrada e saída; Determinadas dependências entre as atividades; Seguem modelo de ciclo de vida bem definido; Descrição sistemática de como podem ser executadas com as ferramentas disponibilizadas (procedimentos) Preconizam o uso da linguagem UML.

RUP – Características Dirigido por casos de uso; Centrado na arquitetura; Iterativo e incremental; Focado em riscos.

RUP – Dirigido por caso de uso Processo compreendido do ponto de vista do usuário; O conj. de casos de uso deve definir e esgotar toda a funcionalidade possível do sistema; Serão úteis para as atividades: Definição e validação da arquitetura do sistema; Criação dos casos de teste; Planejamento das iterações; Base para a documentação do usuário.

RUP – Centrado na Arquitetura A arquitetura, inicialmente, pode ser compreendida como o conjunto de classes, possivelmente agrupadas em componentes; É um modelo que define a estrutura da informação, suas possíveis operações e sua organização em componentes ou camadas. ----- Meeting Notes (17/08/17 15:05) ----- Preconiza que deve ser desenvolvida uma sólida arquitetura de sistema. As funcionalidades aprendidas com a elaboração dos diversos casos de uso devem ser integradas a essa arquitetura de forma incremental.

RUP – Iterativo e Incremental Desenvolvimento em ciclos de duração fixa; Cada ciclo contém um objetivo e produz um incremento no design do sistema; Em cada iteração, todas as disciplinas previstas sejam executadas com maior ou menor intensidade; A integração contínua reduz riscos, facilita os testes e melhora o aprendizado da equipe sobre o sistema.

RUP – Focado em Riscos Devido priorizações dos casos de uso mais críticos; Essa abordagem (tratar primeiro os problemas mais difíceis) tem sido um valor incorporado a vários modelos de desenvolvimento modernos. Isto garante maior aprendizado sobre o sistema, decisões arquiteturais mais importantes e fazer que riscos positivos ou negativos sejam dominados o mais cedo possível.

RUP – Fases de Desenvolvimento Construção (construction) Concepção (inception) Ênfase no desenvolvimento Ênfase no escopo do sistema Transição (deployment) Elaboração (elaboration) Ênfase na implantação Ênfase na arquitetura

RUP – Fase: Concepção Recomenda-se um período de duas semanas a dois meses (dimensão do projeto); Abrange tarefas de comunicação com o cliente e planejamento; Requisitos são analisados da melhor forma possível, em abrangência, e não profundidade; Estabelecimento de casos de uso: Obter casos de usos a partir de requisitos funcionais; Inicialmente análise de cenários e posteriormente extrais os casos de uso, ou seja os requisitos; Trabalhar apenas com caso de uso, sendo eles única expressão de requisitos ----- Meeting Notes (17/08/17 15:04) ----- Analista deve avaliar e perceber diferenças das necessidades lógicas e tecnológicas. Após de um conjunto significativo de casos de uso a equipe deve proceder priorizando os casos de uso mais complexos e críticos: Descubra os casos de uso que são meros relatórios, que não alteram a informação Verifique se existem casos de uso que seguem algum padrão conhecido (Criação, leitura, ) Os demais casos de uso serão considerados os mais complexos, é interessante que enumere do mais importante para o menos importante. Qual dos processos é mais crítico para o sucesso da empresa ? Ex: uma venda será mais importante do que uma compra, uma compra mais importante do que uma reserva, uma reservarias importante do que um cancelamento de reserva. Envolve tbm o estudo de viabilidade, pois ao final dela, analisadas questões tecnológicas, de orçamento e de cronograma. A equipe deverá decidir se é viável prosseguir com o projeto.

RUP – Fase: Elaboração Objetivos: Produzir uma arquitetura executável confiável para o sistema; Desenvolver o modelo de requisitos até completar pelo menos 80% dele; Desenvolver um projeto geral para a fase de construção; Garantir que as ferramentas críticas, processos, padrões e regras estejam disponíveis; Entender e eliminar os riscos de alta prioridade do projeto. ----- Meeting Notes (17/08/17 15:09) ----- É caracterizada pela exploração dos casos de uso mais complexos, que vão precisar de mais trabalho para análise do que de implementação, já que será necessário entender e modelar seu funcionamento. Milestone (marco final) desta fase é conhecido como LCA ou Lifecycle Archtecture Milestone, marco da arquitetura.

RUP – Fase: Construção Objetivos: Descrever os requisitos que ainda faltam; Dar substância ao design do sistema; Garantir que o sistema atenda às necessidades dos usuários e que ele se encaixe no contexto geral da organização; Completar o desenvolvimento dos componentes e testá-los, incluindo tanto o software quanto sua documentação; Minimizar os custos de desenvolvimento pela otimização dos recursos; Obter a qualidade adequada o mais rápido possível; Desenvolver versões úteis do sistema. ----- Meeting Notes (17/08/17 15:11) ----- Exploração os casos de uso de baixa e média complexidade, que não impactam a arquitetura. ----- Meeting Notes (17/08/17 15:13) ----- Milestone: IOC Initial Operational Capability

RUP – Fase: Transição Colocação do sistema em uso no ambiente final; Atividades: testes de aceitação e operação, treinamento de usuários e transição de dados; Após a conclusão da fase de transição, o sistema entra em evolução. ----- Meeting Notes (17/08/17 15:13) ----- Milestone: PR Product Release Milestone

RUP – Blocos de Construção Quem: um papel define um conj. de habilidades para realizar determinadas atividades; O quê: o produto do trabalho (work product) podem ser diagramas, relatórios; Como: uma atividade descreve uma unidade de trabalho atribuída a um papel que produz determinado conjunto de artefatos; Quando: os workflows são grafos que definem as dependências entre as atividades.

RUP - Papéis Cinco categorias principais: Analista Desenvolvedor Testador Gerente Outros ----- Meeting Notes (17/08/17 15:25) ----- Analista: Analista de sistemas, Designer de negócio, revisor modelo de negócio, analista de processo de negócio, especificador de requisitos, Revisor de requisitos, designer de interface com usuário Desenvolvedor: Implementador, Revisor de código, Integrador, Arquiteto de software, Revisor de arquitetura; Designer, Revisor de designer, designer de banco de dados, designer de cápsula Testador: Designer de teste, Analista de teste, testador, Gerente de teste Gerente: Engenheiro de processo, gerente de projeto, gerente de controle de mudanças, gerente de configuração, gerente de implementação, revisor de projeto Outros: Interessados (envolvidos) Desenvolvedor de curso Artista gráfico Especialista em ferramentas Administrador de sistema Redator técnico

RUP - Disciplinas Seis disciplinas de projeto e três de suporte: Modelagem de negócio; Requisitos; Análise e design; Implementação; Teste; Implantação Gerenciamento de mudança e configuração; Gerenciamento de projeto; Ambiente. ----- Meeting Notes (17/08/17 15:32) ----- Cada uma dessas disciplina aparece com uma enfase diferente ao longo das fases e dos ciclos iterativos no RUP.

RUP – Rational Unified Process ----- Meeting Notes (17/08/17 15:32) ----- Arquitetura do RUP Fases sequenciais, porém as disciplinas são executadas de forma paralela ou sequencial. Diferentes ênfases de cada disciplina nas diferentes fases do RUP

RUP – Disciplina: Gerenciamento de Projeto Balancear objetivos que competem entre si, gerenciar riscos e superar restrições com o objetivo de obter um produto que atenda às necessidades dos clientes (que pagam) e dos usuários finais; Indicar como planejar o projeto como um todo, como planejar cada iteração individual, como gerenciar os riscos do projeto e como monitorar o progresso; RUP não trata: Gerenciamento de pessoas, incluindo contratação e treinamento; Gerenciamento de orçamento; Gerenciamento de contratos.

RUP – Disciplina: Gerenciamento de Projeto Papéis: Gerente de projeto; Revisor de projeto. Artefatos: Caso de negócio; Plano de desenvolvimento de software; Plano de iteração; Avaliação da iteração; Ordem de serviço; Avaliação de status; Medidas de projeto.

RUP – Disciplina: Modelagem de negócio Papéis: analista de processo de negócio; Designer de negócio; Interessados (stakeholders); Revisor de negócio Artefatos: Documento de visão de negócio; Modelo de caso de uso de negócio; Modelo de análise de negócio.

RUP – Disciplina: Requisitos Papéis: analista de sistemas; Especificador de requisitos ou especificador de casos de uso; Arquiteto; Revisor de requisitos. Artefatos: Visão geral do sistema; Modelo de caso de uso; Especificações suplementares.

RUP – Disciplina: Análise e Design Papéis: Arquiteto de software; Designer. Artefatos: Modelo de design; Documento de arquitetura de software.

RUP – Disciplina: Implementação Papéis: Implementador; Integrador; Arquiteto de software; Revisor de código. Artefatos: Subsistema de implementação; Elementos de implementação; Plano de integração de implementação.

RUP – Disciplina: Teste Papéis: Gerente de teste; Analista de teste; Designer de teste; Testador. Artefatos: Plano de teste; Lista de ideias de teste; Casos de teste; Scripts de teste; Modelo de análise de carga; Log de testes; Resultados de testes.

RUP – Disciplina: Implantação Papéis: Gerente de implantação; Gerente de projeto; Redator técnico; Desenvolvedor de cursos; Artista gráfico; Testador; Implementador. Artefatos: Release – Versão final do software.

RUP – Disciplina: Gerenciamento de Mudança e Configuração Papéis: Gerente de configuração; Gerente de controle de mudança. Artefatos: Plano de gerenciamento de configuração; Requisições de mudança.

RUP – Disciplina: Ambiente Papéis: Engenheiro de processo; Especialista em ferramentas; Administrador de sistema; Redator técnico. Artefatos: Caso de desenvolvimento: versão do processo geral.