AGIR DA CF 2017 O Texto-Base da CF 2017 apresenta várias formas de se comprometer com a defesa do Bioma Caatinga e seu povos. Apresentamos aqui algumas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSO DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, ACESSO À ÁGUA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO FGP / SAN – ÁGUAS – CISTERNAS / 2011 PROJETO CISTERNAS NAS ESCOLAS E A.
Advertisements

Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso DFDA/MT.
Segurança Alimentar e Nutricional: Caminhos para a alimentação saudável Sistematização do I Simpósio.
DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
REDE CÁRITAS: AVANÇOS, LIMITES E SONHOS Anna Marisa Werner – Assistente Social Pe Flávio Correa de Lima- Assistente Social Elenara Solange P. Soares- Assistente.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Progredir juntos!! Desenvolvimento de Diálogo Político para Promoção de Investimentos no Brasil (AGIR:
Audiência Pública – “Fundo Amazônia: Aplicação e Critérios Para Liberação De Recursos” Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
Irmã Dorothy Stang. Irmã Dorothy foi uma religiosa norte-americana naturalizada brasileira.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
CAPÍTULO III - AGIR 1.
Governança e Relações Inter Federativas no SUS na Perspectiva da Gestão Municipal
Ciências Naturais 8.o ano de escolaridade
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
CAPÍTULO III – AGIR Créditos: - Acessado em 03/01/2017.
Agenda 2030: perspectiva brasileira
TRABALHO DE GEOGRAFIA : O CLIMA SEMIÁRIDO e CLIMA e AGRICULTURA
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Ambiente de trabalho e saúde
Pontos de Cultura O Ponto de Cultura funciona como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, desenvolvendo.
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
CARTILHA PARA ESCLARECIMENTO SOBRE A
A urgência da educacional ambiental no brasil
A luta pela terra no Brasil
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Tema: Água (um líquido precioso) Duração: 10 h/aula Turma: 3ª Série JUSTIFICATIVA: A discussão a respeito da água está em evidência nos dias atuais.
Terceira Parte.
SEPLAN – PI UNIDADE DE APOIO AO PLANEJAMENTO REGIONAL
30anos CENPEC.
AGIR.
Proposta da Plataforma da Comida Saudável
Proposta da Plataforma da Comida Saudável
TERRITÓRIOS Os Territórios Rurais (programa desenvolvido desde 2003 pelo MDA) são a base dos Territórios da Cidadania. Os Territórios Rurais se caracterizam.
53ª REUNIÃO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA AFBNB
Movimentos Sociais Rurais na Globalização
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Diocese de Luz.
AGIR DA CF 2017 O Texto-Base da CF 2017 apresenta várias formas de se comprometer com a defesa do Bioma Caatinga e seu povos. Apresentamos aqui algumas.
Objetivo Geral   Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação.
Campanha por um Currículo Global da Economia Social Solidaria
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
RISCO DE CHEIAS E INUNDACOES
DE PERTO QUEM É NORMAL? UM DIÁLOGO COLETIVO E INTEGRADO SOBRE A SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE TANHAÇU-BA: TODOS EM DEFESA DA LUTA ANTIMANICOMIAL.
Segundo trabalho acadêmico de CTS
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Monitoramento participativo dos planos de educação
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Linhas de cuidados: uma breve introdução. Linhas de cuidados: uma breve introdução.
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
COLEGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
III ENCONTRO JPIC – CRB – CBJP
Daniel Todtmann Montandon | ONU-Habitat
Transcrição da apresentação:

AGIR DA CF 2017 O Texto-Base da CF 2017 apresenta várias formas de se comprometer com a defesa do Bioma Caatinga e seu povos. Apresentamos aqui algumas delas, que podem ser assumidos por nossas comunidades.

AGIR DA CF 2017 Retomar as discussões sobre a realidade urbana, principalmente em relação ao esgotamento sanitário e o Plano Municipal de Saneamento Básico – Reforçar o abaixo assinado lançado no Grito dos Excluídos 2016;   Apoio as organizações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e sua luta (que deveria ser nossa também) pela coleta seletiva de popular – conhecer e apoiar as ações da Pastoral do Povo da Rua e Cáritas Arquidiocesana com as Pessoas em situação de rua e Catadores/as de Materiais Reciclaveis;

AGIR DA CF 2017 Reformular e ampliar a rede de captação de água de chuva para beber e produzir nas áreas urbanas – conhecer e divulgar a lei de gestão compartilhada (Cáritas Regional e Assembléia Legislativa) que já está em tramitação;    Desenvolver a captação da energia solar descentralizada, como fonte de renda para as famílias e produção de energia;

AGIR DA CF 2017 Reforçar os projetos da Articulação no Semiárido Brasileiro de Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Uma Terra e Duas Águas (P1+2);   Reforçar a luta pela demarcação dos territórios indígenas, quilombolas e das comunidades tradicionais e reforçar a luta pela reforma agrária – apoiar a campanha pela defesa e demarcação do território das comunidades tradicionais animada pela Pastoral dos Pescadores/as.

AGIR DA CF 2017 Reforçar a luta pela “educação contextualizada” nas escolas públicas, para aprofundar um entendimento mais correto do que é o Semiárido e a própria Caatinga;  

AGIR DA CF 2017   Denunciar o uso dos agrotóxicos, usados de forma indiscriminada para o aumento da produção e proteção das pragas na agroindústria – apoiar e participar das mobilizações e articulações pela aprovação da lei contra a pulverização aérea de agrotóxicos no Estado do Ceará; (Zé Maria, assassinado por denunciar a pulverização aérea na região de Limoeiro do Norte) .

AGIR DA CF 2017 Reforçar a proposta do desmatamento zero na caatinga visando combater o desmatamento e a desertificação; Reforçar as iniciativas do “recaatingamento” e/ou reflorestamento, perenização inteligente de rios e riachos para armazenar água (cuidado e preservação de nossos rios e lagoas);

AGIR DA CF 2017 Não criminalizar e envolver-se na luta pela Reforma Agrária, acesso a água e pela garantia do território dos povos e comunidades tradicionais; Envolver-se com experiências de convivência com o semiárido: estocagem de água, quintais produtivos, resgate das sementes crioulas, quintais agroecológicos urbanos, viveiros de mudas e hortas, dentre outras;   

AGIR DA CF 2017 Participar dos espaços de discussão sobre as iniciativas de convivência com o semiárido desenvolvidas pelas comunidades e organizações da sociedade civil, bem como das políticas públicas voltadas para o semiárido, como as Comissões Municipais, os Fóruns Microrregionais e Cearense de convivência com o semiárido, dentre outros;

AGIR DA CF 2017 Integrar-se à construção coletiva da Campanha Água Nossa de Cada Dia da Cáritas Brasileira Regional Ceará, que tem como objetivo evidenciar as reais causas da escassez de água no Semiárido e visibilizar as opções de uso sustentável e consciente do bem comum em prol da vida. Para mais informações: www.aguanossadecadadia.org.br.