Engenharia de Sistemas para o Gerenciamento de Missões do Guarani Curso Engenharia de Sistemas – IME, 12 de julho de 2017 Cap Alves Moura, Diretoria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
Advertisements

Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
MONITORAMENTO DE DISPOSITIVOS DE REDE E SERVIDORES UTILIZANDO SNMP Luciano Lingnau Orientador: Francisco Adell Péricas.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
RUP (R ATIONAL U NIFIED P ROCESS ) GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO E SOLICITAÇÃO DE MUDANÇAS Análise de Sistema ll Prof° Andrea Padovan Ademir Kaique Claudio.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
OBJETIVOS OBJETIVOS 1. Demonstrar que a indústria de defesa é estratégica e está diretamente é estratégica e está diretamente relacionada com a soberania.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS BASEADO NAS MELHORES PRÁTICAS DA ITIL Karin Schoenfelder Orientador: Wilson Pedro Carli.
Microsoft Azure A plataforma de cloud para as empresas modernas ModernBiz 1 As pequenas e médias empresas (PMEs) querem o poder e a flexibilidade de gerir.
Physically present - future preserved. Fuji Harman Nuvem Preservação Digital.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Segurança, fluidez do tráfego e eficiência ambiental Solução do ticketing, cidade de Lima, Peru.
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
Arquitetura de Sistemas de Software. ... continuação  Como vimos anteriormente, SOAP transporta e o WSDL descreve.  E o que faz a UDDI ?
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Bibliotecas da Universidade Aberta
INTEROPERABILIDADE DE C2
Portfólio de Serviços TI
Internet of Things (IoT) e Indústria 4.0
especificação de requisitos do software
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Fundamentos da Inteligência de Negócios.
Apresentação Transzenite
Rafael Lanna Gerente de Produtos O Futuro da Tecnologia para a Gestão Pública.
Agenda I. Grupo Solví II. CSC III. Tecnologia da Informação.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Soluções integradas para
Valéria Maria Lauande Março/2010
Disciplina: Sistemas de Informação
PUCPR - ESCOLA POLITÉCNICA
Análise e Elaboração de Projetos
Trabalho de Conclusão de Curso
Relação da CHAtSO com outras Organizações IMO
Engenharia de Automação e Assistência Técnica
Surgimento e Objetivos Conceituando Características de uma parceria
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Projeto com reuso – MVC – Model-View-Controller
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Administração de Banco de Dados
Projeto Lava Jato a Seco
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE Engenharia Elétrica
especificação de requisitos do software
Eng. Luiz Eduardo Barata Ferreira Diretor Geral
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
“Há projetos e ideias que podem mudar os nossos países e a nossa comunidade e é por isso devem ser compartilhadas”.
Fatores e Métricas de Qualidade
MBA em Marketing e Comunicação
Microrredes Inteligentes: Tecnologias e Mercado
Universidade Católica de Moçambique
Aula 08: Ambiente do Suprimento
Revisão Requisitos e Casos de Uso
Desenvolvimento em Camadas
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
Evolução dos Sistemas de Automação Jair Jonko Araujo
Vivendo em um mundo centrado na rede
Teses e Dissertações Eletrônicas
GSI030 – engenharia de software
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Euler Moreira Igor Rezende Janderson Oliveira Rafael Corbelli
Produtos industriais Desafio de negócios
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Inserir a logo da marca com resolução de 150 dpi.
Transcrição da apresentação:

Engenharia de Sistemas para o Gerenciamento de Missões do Guarani Curso Engenharia de Sistemas – IME, 12 de julho de 2017 Cap Alves Moura, Diretoria de Fabricação

The Challenge Exemplo de Vtr sobrecarregada. O Problema: Apresentação Aumento na complexidade dos Sistemas Eletrônicos a bordo necessários a bordo de viaturas. C2, Comunicação Interna e Externa, Alerta Situacional, Designação de Alvos de Artilharia e Infantaria, etc.. Diversos sensores como optrônicos e sistemas de armas. Todos os sistemas possuem uma necessidade de infraestrutura física: Computadores, Telas, Interfaces com Usuários, (teclados, trackballs) e sistemas de suporte (e.g. GPS) Os recursos disponíveis na Vtr Guarani: Espaço, Capacidade de Carga, Potência Elétrica, Climatização podem ficar sobrecarregados pelo grande número de itens e a duplicação de recursos em comum. Exemplo de Vtr sobrecarregada.

The Challenge Fotos de Keith Smith, Thales , UK GVA Office, DE&S 2014 presentation

Challenge O desafio não é somente de otimização de design (Size Weight, Power and Cost, SWaPC). O sistema precisa ser interoperável e compatível com a arquitetura veicular. Interferência com os múltiplos sistemas rádio Compatibilidade EMI/EMC para todos os equipamentos Sem comprometimento do nível de proteção (balística, antiminas, etc.) Garantia de proteção contra projetis secundários no interior Ergonomia e Manutenabilidade Um desafio!

More challenges to manage Gerenciamento do Roteamento do Chicote Elétrico? Manutenabilidade? Ergonomia ?

Elements of a Solution Problema & Soluções: Uma arquitetura eletrônica aberta e flexível (VEA) Projeto em acordo com um padrão acordado de Arquitetura (Common Vehicle Architecture, CVA). Prover infraestrutura do veículo capaz de receber sistemas C2 e demais sistemas Sistemas de interface humana (HMI) e serviços base compartilhados entre as aplicações para evitar duplicação de serviços Estrutura escalável e modular de forma a permitir o suporte a futuras expansões dos sistemas de missões militares (mission systems) Interfaces públicas de modo a permitir a qualquer empresa o desenvolvimento de aplicações compatíveis

GVA / VICTORY REFERÊNCIAS MUNDIAIS (Benchmarking) GVA (UK) VICTORY (EUA) Infraestruturas compartilhadas com sistemas de distribuição de dados definidos. Modelo de infraestrutura amplo focando em integração de alto nível com uma abordagem prescritiva de interface humana (HMI). Foco nas interfaces para dar suporte a interoperabilidade. Provê uma infraestrutura compartilhada que permite arquiteturas flexíveis quando adicionando novas capacidades. Promove intercambiabilidade entre componentes e subsistemas e permite a virtualização de componentes de forma que ele consiga funcionar em uma infraestutura compartilhada. Objetivo de prover os benefícios de uma arquitetura veicular compartilhada ao longo do ciclo de vida, incluindo a evolução através da incorporação de componentes legados em acordo com a arquitetura GVA. Objetivo de garantir a adição de novas capacidades através da adição de novas capacidades e fácil integração de novos hardware e subsistemas.

OBJETIVO GVA / VICTORY Obter a Infraestrutura (Framework) de Requisitos o Sistema de Gerenciamento de Missões da Vtr 6x6 Guarani dentro do conceito de Engenharia de Sistemas

OBJETIVO GVA / VICTORY Exemplo: Sistemas de Sistemas (de Sistemas?) para o GPS do Guarani: O GPS é utilizável, i.e., ele tem as funções que operador precisa (Operação)? Posso pagar esta conta (Aquisição ou Procurement)? É integrável com o Ser Humano (Usabilidade)? O sistema é confiável e estará disponível quando precisarmos (Sistema de Confiabilidade)? O sistema é manutenível, sempre apresentar falha e não puder ser descartável (Sistema de Manutenabilidade)? Teremos como prover peças ou fornecer o sistema como um todo (Sistema Logístico)? O GPS é produzível em um ambiente fabril, descartável ou provoca impacto ambiental (Sistema de Produção)?

GVA / VICTORY Gantt Chart do Trabalho

PERT GVA / VICTORY

Questions DÚVIDAS?