Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lição da Escola Sabatina 03 de Julho a 09 de Julho.
Advertisements

VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
24 DE DEZEMBRO DE 2016 O reino e o dinheiro Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que.
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 4º trimestre de 2016 e o tema da revista é Adoração e Louvor, comentada pelo Pastor José Elias Croce.
Deus e o sofrimento humano Lição 04 O livro de Jó.
DEUS CUIDA DE MIM “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus b.
3 O Caráter de Cristo no Discípulo 1/09. A única maneira das marcas do caráter de Cristo ser formada em nós é pela operação dos ensinamentos da cruz.
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA
Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores.
Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores.
LOUVORES 05 - CLAMANDO ESTOU DEUS ESTÁ NO TEMPLO
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
LOUVORES 49 - NA HORA EM QUE EU QUISER FALAR COM DEUS
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Amor que restaura amizades
IDADE ESPIRITUAL Aula 3.
COMUNIDADE MONTE MORIÁ
Desde a Criação ao Pentecostes
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Exercício da entrega 1 DE JULHO DE 2017
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Lição 3 “O DNA do Criador”.
CONFLITO APARENTE Pr. Wilson Endruveit.
O LAR O VERDADEIRO CARÁTER DE UM MINISTRO SE REVELA NO LAR.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Alegria em Deus.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores.
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
MODA TRANSGÊNICA – Vestuário Trans
ETERNIDADE ELEIÇÃO ACASO PREDESTINAÇÃO ARBÍTRIO PODER BÍBLIA FÉ BÍBLIA
O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS  Por que Deus Criou o homem? Para sua glória (Ef 1.11,12; Is 43.7).  Qual é o nosso propósito na vida? Glorificá-lo (1Co.
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
O mesmo Jesus é capaz de transformar o coração de
 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
As maravilhas de Deus e Somos Filhos de Deus 3 º Encontro.
Elementos constitutivos do Universo
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
ZOELÓGICA
SEXUALIDADE NUFESP.
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
DEUS É: Trindade e Deus Pai
Vem espírito SANTO – JA 2013.
repouso e confiança” (p. 68). “O círculo do lar deve ser considerado como um lugar sagrado, símbolo do Céu, espelho no qual nos refletimos. Podemos.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
O Profeta da Índia Livre
Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante. É o desfecho para viver eternamente.
Orientações ao professor
Soteriologia A doutrina da salvação.
Preservação Perseverança
Lição 02 O quarto mandamento. Lição 02 O quarto mandamento.
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (Efésios 2.10.
Vivendo o Propósito da COMUNHÃO.
UM MODELO DE VIDA COM ESPIRITUALIDADE & EXCELÊNCIA (1Tm )
repouso e confiança” (p. 68). “O círculo do lar deve ser considerado como um lugar sagrado, símbolo do Céu, espelho no qual nos refletimos. Podemos.
1)O lugar onde são oficialmente resolvidas as questões de justiça (Mt 27.19). “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada.
ATRAINDO E MANTENDO A MULTIDÃO
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
ASSEMBLEIA DE DEUS – Congregação CIC
Lição 05 A Mordomia da Igreja local ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL AD Cruzeiro do Sul 1.
Lição 07: O pastor e o evangelho
“Deus criou o homem para Sua própria glória a fim de que, depois de passar pela prova e aflição da família humana, pudesse tornar-se um com a.
Quando o Universo foi criado e, em seguida, nosso planeta e a vida que nele existe, tudo estava em seu devido lugar. Deus era reconhecido como dono.
Lição 10 O lugar da integridade. Lição 10 O lugar da integridade.
Transcrição da apresentação:

Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores Martinho Sonntag (VPEC) e Geraldo W. Schüler (VPEM), visando assessorar os pastores e congregações para efetuarem estudos sobre a Mordomia Cristã.

Igreja Evangélica Luterana do Brasil Série: Mordomia Cristã Estudo 04 Tema: A Mordomia da MENTE Este estudo está baseado no livro: “Proezas da Mordomia Cristã – de R.C.Rein

A MORDOMIA DA MENTE

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem” (Sl 139.14). O que o salmista Davi falou aplica-se a todo o nosso corpo, principalmente à nossa mente.

Muito poderia ser dito a respeito da mente humana, da sua capacidade para raciocinar, pensar, compreender, lembrar. Poderíamos estender-nos em longo discurso sobre a imensa capacidade da mente em produzir, falar, cantar, escrever, inventar, pintar, tocar instrumentos musicais e coisas semelhantes.

Ficamos cheios de admiração e perplexidade quando pensamos nas mentes brilhantes de pessoas como Bach, Bethoven, Shakespeare, Marie Curie, Lutero, Lincoln, Edison, Marconi e outros, que realizaram obras incríveis.

Nós nos maravilhamos com a mente que pôde planejar e construir o edifício Itália, ou a mente que pôde inventar o rádio e a televisão, e a que pôde descobrir o poder atômico e hidrogenado.

Como coroa da criação divina, como aquela que deve desfrutar a comunhão eterna com Deus, como aquela que deve refletir a bondade, santidade, amor e glória de Deus, a mente do homem deve, na sua totalidade, ser dedicada para o louvor do seu Criador e Redentor. Para esta finalidade sua mente foi dada como um compromisso sagrado, e o homem deve exercer mordomia fiel sobre ele.

Isto é uma verdade inquestionável do cristão, que pertence a Deus, não apenas porque Deus o criou para o seu louvor, mas também porque Ele o salvou através de Cristo para que possa ser sua propriedade e viva para Ele em seu reino e o sirva (1 Co 6.19,20; Rm 12.1,2).

A mente coloca o homem muito acima das outras criaturas A mente coloca o homem muito acima das outras criaturas. Possui capacidade maravilhosa para o bem, mas possui também habilidades aterradoras para o mal.

O autor de Provérbios diz que assim como o homem “imagina em sua alma, assim ele é” (Pv 23.7). Tudo depende se a vida do homem está centralizada em Deus ou em si mesmo; se ele vive para si mesmo ou para Deus (Rm 8.7; At 20.19).

O cristão faz uso da sua mente para adorar e louvar seu Criador e Redentor e para realmente favorecer seu semelhante. O não cristão, entretanto, pode (e realmente o faz) usar a sua mente para maquinar o mal e desenvolver instrumentos de destruição (Rm 1.28; Ef 2.3; Ef 4.18).

Mesmo o “bem” que o não cristão faz é uma abominação aos olhos de Deus, porque é motivado pela sua auto-justiça (Is 64.6). Tudo depende, pois, se a mente do homem foi ou não purificada, santificada por Cristo.

Até mesmo a mente do cristão não é perfeita Até mesmo a mente do cristão não é perfeita. Ela não está imune e livre do pecado. Ainda carrega o velho homem. Ela descobre que muitas vezes não faz o bem que devia fazer e faz o mal que não devia fazer (Rm 7.19; Gl 5.17). Por isso nos é dada a recomendação em Ef 4.22-24.

O que, então, a mordomia da mente exige do cristão O que, então, a mordomia da mente exige do cristão? Antes de tudo ela impõe sobre nós a responsabilidade de usar nossa mente para o propósito para o qual Deus a criou. Deus nos deu a mente para que possamos conhecê-lo como nosso Criador e Redentor e para que, como tal, possamos louvá-lo servi-lo (Mt 22.37).

Em segundo lugar, a mordomia da mente exige que desenvolvamos as maravilhosas faculdades da mente para que possamos ter uma compreensão mais inteligente do nosso Criador e Redentor e para que nosso serviço a ele e aos semelhantes tornem- se maiores e mais eficientes.

O corpo finalmente alcança um estágio em que não mais cresce O corpo finalmente alcança um estágio em que não mais cresce. Mas não é assim com a mente. Ela é capaz de um desenvolvimento e crescimento constantes. Se somos fiéis em nossa mordomia da mente, deve ser verdade que a cada dia que passa veremos Cristo mais claramente, o sigamos mais proximamente e o sirvamos mais sinceramente.

Tal crescimento é possível apenas através do alimento espiritual da santa Palavra de Deus (1 Pe 2.2; 2 Pe 3.18; Cl 1.9; Ef 4.15).

A mente também pode ser enriquecida lendo e estudando literatura saudável, ouvindo palestras instrutivas e música edificante, assistindo bons filmes, pelo relacionamento com amigos cristãos e por experiências similares de nobres estímulos.

Por outro lado, contudo, a correta mordomia da mente é prejudicada quando ela é envenenada com literatura obscena, filmes indecentes, más companhias e outras associações que estimulam pensamentos e emoções impuras (Fp 4.8, 2 Co 6.14-18).

É importante observar aqui a estreita interação da mente com o corpo É importante observar aqui a estreita interação da mente com o corpo. O provérbio latino “mente sã em um corpo são” pode também ser dito ao reverso: “corpo são por causa e uma mente sã”. Podemos afirmar que uma mente sã, governada por princípios corretos, é o maior recurso para guardar o corpo saudável, e livre do abuso.

A boa mordomia da mente demanda que preservemos, protejamos e desenvolvamos esta maravilhosa dádiva confiada ao nosso cuidado para que em medida sempre maior possamos glorificar a Deus através dela.