AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
Advertisements

MUNICÍPIO DE SANTA CARMEM AUDIÊNCIA PÚBLICA L.D.O. Lei de Diretrizes Orçamentárias
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Audiência Pública Elaboração da LDO de junho de 2016.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
MEIO AMBIENTE ARTIFICIAL
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE FEIRA DE SANTANA 2015/2025.
ORGANOGRAMAS. SECRETARIAS ADMINISTRATIVAS DEPTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COORDENADORIA DA JUNTA DE SERVIÇO MILITAR DEPTO DE OUVIDORIA DEPTO DA AUDITORIA.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 29 DE SETEMBRO DE 2011 DEMONSTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA 2° Quadrimestre de 2011 Secretaria da Fazenda 1.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE - PES Audiência Pública LC 141/2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL LOA – 2017 PROJETO.
LEI ORÇAMENTÁRIA 2 Lei Orçamentária Anual CALENDÁRIO VER LEI ORGÂNICA Prazos Lei Orgânica L O A.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
SECRETARIA MUNICIPAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA FMDCA
COSEMS BA : Seminário de Licitação na Gestão Pública
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
Projeto Praça COC Escola: Cognus COC Araras Cidade: Araras
Projeto de Modernização das Fiscalizações de Belo Horizonte
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Programa Mais Educação (Antigo)
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Quem Somos ? Nos somos alunos de graduação dos campos da Unichristus (Parque Ecológico e Benfica) e da Universidade Federal do Ceará. Temos conosco alunos.
- SAAE -.
MUNICÍPIO DE CAMPO DO TENENTE AUDIENCIA PUBLICA – LOA 2016
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei Orçamentária Anual
Planejamento de estratégias:
- SAAE - SERVICO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE OLIVEIRA
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
20 ANOS DO ECA.
CONVIVA
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Profjimmypeterson AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA.
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
Avaliar desempenho de servidores
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Avaliar desempenho de servidores
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Transcrição da apresentação:

AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009 09 DE ABRIL DE 2008

AUDIÊNCIA PÚBLICA A obrigatoriedade da realização de audiência pública é estabelecida na Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, art. 48 (Da Transparência da Gestão Fiscal), parágrafo único: A transparência será assegurada também mediante incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e de discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL A obrigatoriedade da realização de audiência pública é estabelecida no art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu parágrafo único.

AUDIÊNCIA PÚBLICA OBJETIVO Efetiva participação de entidades representativas, cidadão em geral FINALIDADE Conhecer as demandas da sociedade Definir prioridades para alocação de recursos.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009 PPA - PLANEJAR LDO - ORIENTAR LOA - EXECUTAR

PLANO PLURIANUAL - vigência até o final do primeiro exercício do mandato do Prefeito subseqüente, estabelecerá diretrizes, objetivos e metas gerais da administração, por um prazo de quatro anos, de forma setorizada, para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS - trata-se de um plano anual, de curto prazo, que definirá as prioridades para o exercício seguinte; orientará a elaboração do orçamento anual. LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL - deverá traduzir física e financeiramente os postulados do Plano e da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

REPRESENTAÇÃO GRAFICA DA TRAMITAÇÃO : Audiências Públicas para Discussão e eleição das prioridades locais  Elaboração do Projeto de Lei Envio do Projeto de Lei para apreciação da Câmara Municipal Emendas propostas pela Câmara Municipal Autógrafo de Lei Lei PPA - LDO - LOA

AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009 PRINCIPAIS AÇÕES

OBRAS E VIAÇÃO Construção e reforma pontes e bueiros Desapropriação áreas para o desenvolvimento urbano Infra-estrutura urbana, pavimentação e obras complementares Recuperação da pavimentação de ruas e outras obras complementares Construção de Barracão Industrial/Comercial continua...

OBRAS E VIAÇÃO Construção de habitações populares urbanas e rurais ...continuação Construção de habitações populares urbanas e rurais Adequação estradas rurais visando facilitar o escoamento da produção agrícola e o transporte escolar Adequação das vias urbanas, infra-estrutura e obras complementares Melhoraria sinalização urbana Execução de saneamento básico Melhoria na Iluminação Pública

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Construir abastecedouros comunitários Construir e revitalizar áreas de lazer, praças e jardins Revitalizar, manter e efetuar melhorarias do Parque Ecológico Incrementar a produtividade agrícola

ESPORTES, CULTURA E EVENTOS Manutenção de atividades de diversidade culturais Ampliação /reforma/manutenção de praças esportivas Manutenção de atividades desportivas

Manter o Programa do Salário Educação Manter as atividades culturais e esportivas nas escolas Manter a merenda escolar - Ensino Fundamental Manter a merenda escolar - Educação Infantil Construir, ampliar e reformar Escolas Públicas Municipais continua...

Manter o Ensino Fundamental Manter a Educação Infantil ...continuação Manter o Ensino Fundamental Manter a Educação Infantil Manter o Ensino para Jovens e Adultos Manter o Transporte Escolar Manter a Educação Especial.

SAÚDE Manter o Programa de Prevenção e Controle das Doenças Imuno-preveníveis Manter o Programa de Vigilância Sanitária Manter a Vigilância Epidemiológica e os ACE (Equipes de Agentes de Controle de Endemias) Manter o transporte à pacientes continua...

SAÚDE Manter consórcios intermunicipais de saúde (CIS-COMCAM) ...continuação Manter consórcios intermunicipais de saúde (CIS-COMCAM) Manter a Prevenção e o Controle do Câncer e a Assistência Oncológica Construir, ampliar e reformar Unidades e Postos de Saúde continua...

Manter o Programa de Atenção Básica em Saúde ...continuação Manter o Programa de Atenção Básica em Saúde Manter a assistência farmacêutica e insumos estratégicos Manter Programa Agentes Comunitários de Saúde – ACS Construir, ampliar e reformar Módulo Odontológico Manter o Programa Odontológico continua...

Manter o Programa Saúde da Família – PSF ...continuação Manter o Programa Saúde da Família – PSF Manter o Programa de Reabilitação Física Manter a Vigilância, Prevenção e Atenção HIV / AIDS e as DSTs Manter o Programa de Acompanhamento a Gestante e a Criança.

PROMOÇÃO SOCIAL Manter as atividades do Conselho Tutelar Manter o Programa de Proteção Social ao Idoso Manter o Programa de Promoção de Pessoas com Deficiência Manter a Proteção Social Básica continua...

PROMOÇÃO SOCIAL Construir, ampliar e reformar Centros de Comunitários ...continuação Construir, ampliar e reformar Centros de Comunitários Manter o Programa de Ação Comunitária Manter o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda continua...

PROMOÇÃO SOCIAL ...continuação Manter a Proteção Social Básica da Criança e do Adolescente Construir moradias populares

OBRAS EM ANDAMENTO - 2008 CONSTRUÇÃO DO COMPLEXO ESPORTIVO CONSTRUÇÃO DO PAÇO MUNICIPAL (em fase inicial) READEQUAÇÃO DO CALÇAMENTO EM BOA ESPERANÇA CONSTRUÇÃO DE 220 CASAS POPULARES CONSTRUÇÃO DE 52 UNIDADES SANITÁRIAS

OBRAS A EXECUTAR 2008-2009 CONSTRUÇÃO DO PAÇO MUNICIPAL COMPLEXO ESPORTIVO PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES ESTRADA QUE LIGA BOA ESPERANÇA À PARANAGUACÚ PAVIMENTAÇÃO COM PEDRAS IRREGULARES NAS PRINCIPAIS RUAS DE PARANAGUAÇÚ READEQUAÇÃO DO CALÇAMENTO EM BOA ESPERANÇA

OBRAS A EXECUTAR 2008-2009 CONSTRUÇÃO DE 220 CASAS POPULARES REFORMAS DE PONTES CASCALHAMENTO E READEQUAÇÃO DE ESTRADAS RURAIS CONSTRUÇÃO DE 52 UNIDADES SANITÁRIAS

ESTIMATIVA DAS RECEITAS PARA O EXERCÍCIO DE 2009

PERFIL DAS DESPESAS PÚBLICAS MUNICIPAIS - POR ÓRGÃO LDO - 2009 LOA - 2009

PREVISÃO DE APLICAÇÃO DE RECURSOS - LOA - 2009

ELEIÇÃO DE PRIORIDADES: ESCOLHA DAS PRIORIDADES E SUGESTÕES LDO 2009

VISÃO LEGALISTA “Na Administração Pública, não há liberdade pessoal. Enquanto na Administração Particular é lícito fazer tudo que a lei não proíbe, na Administração Pública só é permitido fazer o que a lei autoriza”. Helly Lopes Meirelles

MUNICÍPIO DE BOA ESPERANÇA Audiência Pública - LDO Antonio Ivo Coelho Prefeito Municipal 09 DE ABRIL DE 2008