MOTORES CICLO OTTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituição dos motores de combustão interna
Advertisements

Motores de Combustão Interna
CICLO DIESEL.
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
Constituição dos Motores de Combustão Interna
Introdução a termodinâmica: trabalho e energia Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Motor à gasolina Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física 2013.
Sistemas Vitais Motores de Combustão interna. Para que os motores de combustão interna funcionem, é necessário que quatro outros sistemas tenham seu funcionamento.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física HELICÓPTERO.
Aula 7: Continuação da segunda Lei da Termodinâmica Denise Weiss.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR DE EXPLOSÃO.
Serviços, Automação e Segurança FREIO E EMBREAGEM SEPARADOS FREIO EMBREAGEM.
Ciclones Operações Unitárias I Equipe: Debora (variaveis) Jussara Arruda (principio de funcionamento e manuntenção) Magaly Almeida (equacionamento e exemplo)
Projeto Demonstrativo para o Gerenciamento Integrado no Setor de Chillers Conceitos de Refrigeração para Chillers ExecuçãoImplementação Leonilton Tomaz.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Dinamômetros Leonardo de Bortolli Nogueira Victor Waszczynski
M. Sc. Fabrício Bagli Siqueira
9. Acessórios (suportes)
Disciplina: Máquinas de Fluxo
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
Ciências da Natureza e suas
Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo
Motor de combustão interna
Disciplina: ME67B – Máquinas de Fluxo
Energia e Tipos de energia
Motores de Combustão interna
Fundamentos de Eletricidade
Compressores centrífugos
MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA
Exercícios Cap. 8 Falha.
SEGURANÇA NO USO E MANUSEIO DE GASES E EQUIPAMENTOS OXICOMBUSTÍVEIS
Hidrocabonetos dia a dia
Prof. Klecius Celestino
1.2.8 Configuração eletrónica de átomos
Raspadeira de Carne Pneumática
Adriano Martins de Oliveira
Abordagem à previsão de fadiga térmica de matriz (AISI H13) utilizada para fundição de alumínio em alta pressão utilizando a equação Basquin e elementos.
TORNO VERTICAL CNC Alexandre Barbosa Oliveira –
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Arranjo Físico Celular
Motor de combustão interna
Capítulo 01: Introdução.
SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Prof: Jorge Fontanella
Sistema de Lubrificação dos Motores de Combustão Interna
Termodinâmica e Estrutura da Matéria Ciclos de potência
Termodinâmica e Estrutura da Matéria A 1ª Lei da Termodinâmica - Parte 2 J. Seixas.
Máquinas Térmicas (Motor)
Professor Caio Gomes – Aula 2
Professor Caio Gomes – Aula 2
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Equação de energia na presença de uma máquina
Energia Geotérmica Atualidade, Perspetivas e Potencial
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
PROJETO DE TUBULAÇÃO TELEFÔNICA
FONTES DE ENERGIA.
Capítulo 4 Máquinas Térmicas, Entropia e
SEMINÁRIO DO TERMOSTATO DE REFRIGERAÇÃO SÉRIE RC
Fundamentos da termodinâmica
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
TERMODINÂMICA Prof. Rangel.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
TERMODINÂMICA.
QUÍMICA Prof. Alonso.
Vamos assumir nossas responsabilidades! O meu depende de todos vocês!
Curso de Gestão do Frete
Responsável pela lubrificação do câmbio, e Balanceiro traseiro
Avaliação Laboratório 1,5 CTSA 1,0 Processo Provas 6,0 TOTAL 10,0.
PROJETO DE UMA INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO BÁSICA
Transcrição da apresentação:

MOTORES CICLO OTTO

OBJETIVOS Descrever o princípio de funcionamento dos motores Ciclo Otto; Identificar os componentes básicos do motor.

DEFINIÇÃO O motor é uma máquina que tem como função transformar algum tipo de energia em energia mecânica. No caso de um motor de combustão interna, é utilizada a energia térmica gerada pela combustão do combustível para gerar a energia mecânica. O movimento das peças de um motor veicular gera energia para o movimento do próprio veículo.

COMPONENTES BÁSICOS DO MOTOR Fixos 1. Bloco do motor 2. Cabeçote 3. Cárter Móveis 4. Êmbolos ou Pistões 5. Árvore ou Eixo de Manivelas 6. Bielas 7. Volante do Motor 8. Árvore ou Eixo de Comando de Válvulas 9. Válvulas 10. Engrenagens de Distribuição

COMPONENTES BÁSICOS DO MOTOR Componentes de Vedação 11. Juntas 12. Anéis 13. Retentores Modelo de motor V6

COMPONENTES FIXOS Bloco do motor O bloco é o alojamento principal dos componentes do motor. Nele estão localizados e fixados vários dos componentes móveis. Pode possuir os cilindros usinados diretamente em seu interior ou então camisas. Por dentro do bloco estão os dutos e galerias por onde passam o óleo lubrificante e o líquido de refrigeração.

COMPONENTES FIXOS Cabeçote É fixado na parte superior do bloco, acima dos cilindros, abrigando os seguintes componentes: • Válvulas com suas sedes e guias • Balancins • Árvore de comando de válvulas • Bicos Injetores • Velas de ignição O cabeçote é também o componente responsável pelo fluxo de gases através do motor. Nele são fixados os coletores de admissão e escape, em lados opostos do cabeçote.

COMPONENTES FIXOS Cárter do motor O cárter é o reservatório do óleo de lubrificação do motor. Vista interna do motor

COMPONENTES MÓVEIS Êmbolos ou Pistões São os componentes que se movimentam dentro dos cilindros ou camisas do bloco do motor. Os êmbolos são as peças móveis mais sujeitas à variação de temperatura e devem resistir às altas pressões. São fabricados com materiais de liga de alumínio, para que resistam a estas condições. Possuem canais laterais, onde são colocados os anéis de compressão, raspagem e de lubrificação.

COMPONENTES MÓVEIS Árvore de manivelas A árvore de manivelas, também conhecida como virabrequim, transforma o movimento de subida e descida do êmbolo em movimento de rotação e é constituida por moentes, munhões e contrapesos. Virabrequim do motor

COMPONENTES MÓVEIS Bielas As bielas são responsáveis pela fixação do êmbolo à árvore de manivelas. Assim, em conjunto com a árvore de manivelas, transformam o movimento de subida e descida do êmbolo na câmara em movimento de rotação. Bielas

COMPONENTES MÓVEIS Volante do motor Armazena e fornece energia para o sistema, compensando o intervalo das explosões que ocorrem dentro do cilindro. Funciona como um estabilizador, evitando que o motor fique instável. Volante do motor

COMPONENTES MÓVEIS Árvore de Comando de Válvulas Possui ressaltos chamados de cames, que determinam os pontos de abertura e fechamento das válvulas de exaustão e admissão. Cada came comanda uma válvula independentemente Árvore de comando de válvulas

COMPONENTES MÓVEIS Válvulas As válvulas são responsáveis pela admissão (entrada) de ar nos cilindros do motor e exaustão (saída) dos gases resultantes da combustão dentro dos cilindros. Válvulas

COMPONENTES DE VEDAÇÃO Juntas Têm a função de evitar perdas de compressão e vazamentos dos fluidos existentes no motor, como óleo, água e combustível. Impede também que os mesmos se misturem, o que acarretaria um prejuízo no rendimento do motor. Juntas

COMPONENTES DE VEDAÇÃO Anéis Além da vedação e compressão, são responsáveis pela lubrificação das paredes do cilindro reduzindo o atrito e consequentemente a temperatura dos componentes. Anéis

FUNCIONAMENTO DOS MOTORES Motores de combustão interna são máquinas que através do movimento de seus pistões fazem com que a mistura ar/ combustível sofra combustão, gerando força para fornecer potência e torque através do movimento rotativo do seu eixo principal (árvore de manivelas). Em motores que operam através do ciclo Diesel, não há velas de ignição e a mistura ar-combustível é inflamada pela alta pressão originada na câmara, na fase de compressão do êmbolo no cilindro a uma temperatura próxima dos 600ºC.

FUNCIONAMENTO DOS MOTORES Os motores automotivos operam através de diferentes Ciclos. O motor de Ciclo Otto diferencia-se basicamente dos outros ciclos pela maneira como a mistura ar- combustível é inflamada na câmara de combustível. Vista em corte do motor vista em corte do motor

FUNCIONAMENTO DOS MOTORES 1º Tempo – Admissão O pistão desce aspirando a mistura ar/combustível para o interior do cilindro. 1º Tempo – Admissão

FUNCIONAMENTO DOS MOTORES 2º Tempo – Compressão A mistura aspirada é comprimida pelo pistão. 2º Tempo – Compressão

FUNCIONAMENTO DOS MOTORES 3º Tempo – Combustão A mistura se inflama quando uma centelha é solta pelo eletrodo da vela de ignição. 3º Tempo – Combustão

FUNCIONAMENTO DOS MOTORES 4º Tempo – Escape (Exaustão) Os gases produzidos pela combustão da mistura saem do cilindro empurrados pelo pistão para o coletor de escape. 4º Tempo – Escape (Exaustão)

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL Através dos seus componentes que atuam em conjunto, tem a função de fornecer combustível pressurizado de forma constante para a combustão no cilindro. Este processo ocorre a partir do tanque de combustível, até a queima da mistura ar-combustível na câmara de combustão. Entre os principais componentes deste sistema, podemos citar o tanque, bomba e filtro de combustível, além do regulador de pressão e injetor de combustível.

SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO DE COMBUSTÍVEL Na figura ao lado, podemos acompanhar o fluxo do combustível no sistema de alimentação do veículo com sistema de injeção eletrônica. Sistema de Alimentação de Combustível