Coastlands Hotel – Durban, South Africa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monitoria, Avaliação e Reportagem Suazilândia. Indicadores do CSTL no EMIS/SIGE Quais são os indicadores CSTL que foram integrados no EMIS/SIGE? Número.
Advertisements

BLIBLIOTECA NACIONAL. NOTA INTRODUTÓRIA SITUAÇÃO GEOGRÁFICA CARACTERIZAÇÃO DO SECTOR DESENVOLVIMENTO DA BVS PERSPECTIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS CONCLUSÃO.
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
Trabalhar as questões da segurança na Internet em Área-Projecto Agrupamento de Escolas da Charneca de Caparica.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
GOVERNAÇÃO PARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E INCLUSIVA
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Melhorar os Servicos Financeiros Rurais em Mocambique – Estratégias e Abordagens Licoes do PROSUL e PROAQUA Integracao das ASCAs em Sistemas MicroFinanceiros.
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
Modelos para o Desenvolvimento de Cadeias de Valor em Moçambique: Lições Aprendidas com a Contratação de Provedores de Serviços Grupo 2.
PRIORIDADES, ÁREAS DE ACÇÃO E ROTEIRO RCEV
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário Lisboa, 15 de Dezembro 2009.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE)
Compartilhe com a AD os seus desafios e obtenha as soluções que você precisa.
Trabalho de conclusão de curso
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Compartilhe com a AD os seus desafios e obtenha as soluções que você precisa.
“Engajando Cidadãos na governação local”
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Coastlands Hotel – Durban, South Africa November 2016
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Moçambique - Visão Visão Longo -termo Prioridades para
Projeto “Água Boa da Fonte à Torneira”
Ana Maria Nhampule Maputo, 01 de Julho de 2015
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
Ana Maria Nhampule Maputo, 02 de Julho de 2015
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
Ponto de Situação das actividades de Formação em Tecnologia Pesqueira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
AMARELA E OUTRAS ARBOVIROSES
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.

Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
João Pessoa/PB, 21 de março de 2018
Instrumentos de Gestão Territorial
Desenvolvimento da Comunidade
8º CONSELHO CONSULTIVO DO MINEA
Universidade Federal de Pelotas
Ministério da Educação / República de Angola
Contextualização Moçambique classifica-se como um dos países mais pobres do mundo em termos de PIB por capital; A receita governamental é de aproximadamente.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
Direcção Nacional de Formação de Profissionais de Saúde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos
Zonas Económicas Especiais & Transformação Económica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
Direcção Nacional de Saúde Pública Departamento de Nutrição
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
Angola - Visão Visao de longo curso
Possibilidades para o desenvolvimento do Projeto
Transcrição da apresentação:

Coastlands Hotel – Durban, South Africa SANEAMENTO TOTAL LIDERADO PELA COMUNIDADE (SANTOLIC) [ Rufina Novela ] [ Moçambique ] Coastlands Hotel – Durban, South Africa 22-24 November 2016 Junho, 2015

1. NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO Moçambique tem 11 províncias, 13.000 escolas e aproximadamente 7 milhões de alunos, Existência do Plano Estratégico do MINEDH, recomenda a criação de um ambiente escolar seguro e saudável, o que significa o acesso água potável, infrasestruturas sanitarias e promocao de saude; Memorando de entendimento entre os MINEDH e do MISAU; define as responsabilidades de cada sector, Estratégia Nacional de Promoção de Saúde, que destaca a revitalização de “Escola Promotora de Saúde, Programa Integrado de Saneamento: objectivo de acelerar a provisão e sustentabilidade dos serviços de saneamento 2

Promoção de Higiene e Saneamento Parcerias Monitoria MISAU MINEDH AGENCIAS MITADER MAEFP ES Melhoria da Saúde Pública Promoção de Higiene e Saneamento Desenvolvimento de Infra-estrutura MOPHRH MEF

Desde 2008, aborda-se o SANTOLIC, REALIZACOES Desde 2008, aborda-se o SANTOLIC, OBJECTIVO: tornar Escolas LIFECA Inspira e capacita as comunidades sobre os problemas de saneamento, Incentiva e nova a construção de sanitários por sexo, (não importa a tecnologia); Potencia o núcleo liderado pelos alunos e professores Assegurar a utilização correcta das latrinas e o hábito de lavagem das mãos antes de comer e depois de usar a latrina;

DESENVOLVIMENTO E APOIO AOS PROFESSORES / APOIO CURRICULAR REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO Capacitados 300 professores sobre abordagem curricular do SANTOLIC(2016) Realizadas campanhas nacionais de Promoção de Saúde, Desparasitados 376.870 alunos e tratados 14.646 alunos com problemas da pele (6meses), Construídas 3.000 latrinas e 6.000 sistema de lavagem e 3.212 escolas foram declaradas livres do fecalismo a céu aberto (LIFECA) até 2015. 5

SISTEMA DE LAVAGENS DAS MAOS

SANITARIOS E LATRINAS CONSTRUIDAS NO AMBITO DO SANTOLC

OPORTUNIDADES Oportunidades REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO Cometimento do Governo e Ministros das áreas Direcção de Nutrição e Saúde Escolar E Direcção de Construção e Equipamento Escolar, implementam do SANTOLIC, Programa Integrado de Saneamento e grupo multi-sectorial do saneamento comprometido, Empresas sociais que é o grande suporte na base . Alunos e professores disponíveis para aprendizagem e difusão da informação 8

PRINCIPAIS LIÇÕES APRENDIDAS REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO Parcerias como uma plataforma de provisão de serviços, de forma integrada, evitando sobreposições e dispersão de recursos. Antes de construir infra-estruturas publicas há envolvimento dos beneficiários e mostrar os perigos da falta ou mau uso, Abordagem desperta os problemas negligenciados pelas escolas em necessidades sentidas ( soluções estão com eles ), As pessoas tem capacidade de construir, usar corrector os sanitários/latrinas e prevenir-se das doenças 9

DESAFIOS EM 2016 Disponibilidade de fundo para monitoria e avaliação REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO Divulgar abordagem, construção, uso correcto de sanitários/latrinas e a manutenção do habito de lavagem sempre que for necessário antes de comer e usar a latrin ou sanitario; Manter e melhorar o nível de cometimento dos beneficiários; Disponibilidade de fundo para monitoria e avaliação 10

MUITO OBRIGADA