Embalagens e Rotulagens
Embalagem 1. Ato ou efeito de embalar; acondicionamento, enfardamento. 2. Proteção externa da mercadoria, para a sua apresentação no mercado, consistindo em sacos de tecido, papel ou matéria plástica; em folhas de papel, de celofane ou estanho; em caixas de papelão etc.; acondicionamento
Embalagem Boa apresentação Proteção Informação sobre o produto Racionalização de transporte Reciclável e de baixo custo
Embalagem OU SEJA: Deve proteger o produto contra danos; Deve suprir necessidades de distribuição e comercialização; Deve possibilitar resfriamento rápido e ventilação; Deve manter a forma e resistência (transporte e umidade); Deve adaptar-se ao empilhamento; Deve ser atrativa ao consumidor (exposição).
Tipos de embalagens E muito mais...
Rotulagem RÓTULO: É toda e qualquer informação relativa ao produto, transcrita em sua embalagem. Por ser uma forma de comunicação visual, pode conter a marca do produto e informações sobre ele. É um direito do consumidor saber exatamente o que está comprando, por isso a legislação brasileira obriga os produtores a colocar uma série de informações nos rótulos
Exemplo de rótulo GOIABA Grupo Sub-Grupo Classe Produtor: Variedade: Endereço: Município: N° de Reg no MAA: N° do CPF: N° de Inscrição do Produtor: Branca Amarela 5 6 7 Vermelha Verde-Amarelada 8 9 10 Verde-Clara Extra Categoria II Peso Líquido: Categoria I Categoria III Embalado em: GOIABA
Vantagens da classificação Unifica as linguagens de mercado; Facilita as cotações de preço; Permite a comercialização à distância; Aumenta a confiabilidade entre produtores, atacadistas, varejistas e consumidores; Colabora para o aperfeiçoamento da produção e redução de perdas; Permite comercialização através de amostras; Ferramenta de marketing para o produtor.
Desvantagens da classificação 1. Diversidade de produtos; 2. Diversidade de regiões produtoras; 3. Perecibilidade dos produtos; 4. Mercado com suas próprias regras.