Reinaldo Portal Domingo Ymiracy Nascimento de Souza Polak

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
QUESTIONÁRIO Wilson Furuya Professor efetivo do Departamento de Zootecnia da UEPG/Ponta Grossa; Atual Chefe de Departamento de Zootecnia da Universidade.
Mesa redonda O componente da pesquisa em EAD: estado atual e perspectivas de futuro. Prof. Marcos Dalmau, Dr. SEAD/UFSC.
Internet e Aplicativos
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
Fórum de Coordenadores de Pós em Saúde Coletiva
Tutorial: Como acessar o Portal
O IEL atua há 16 anos na capacitação de empresas
Fórum de Coordenadores
Pesquisa em Educação Ambiental
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
AÇÕES DE EXTENSÃO PROGRAMAS / PROJETOS ATIVIDADES
Currículum Vitae Arménio Correia Dados Pessoais Formação Académica
Internet e Aplicativos
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Relatório de Autoavaliação Institucional
UniversiDADE Federal DO Paraná
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
QUESTIONÁRIO. QUESTIONÁRIO Wilson Furuya Professor efetivo do Departamento de Zootecnia da UEPG/Ponta Grossa; Atual Chefe de Departamento de Zootecnia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Virtualidade e integração Iberoamericana –
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
inovação e design na educação
Imersivas e Interativas
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
INOVAÇÃO E O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO POSSIBILIDADES
Ensino Médio Integrado
MOTRICIDADE OROFACIAL
MOTRICIDADE OROFACIAL
I workshop de Extensão Universitária “O QUE A UNESP ESPERA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEX – REITORIA UNESP.
Matemática para Negócios
CONTROLE DE AUTORIDADES DE NOMES PESSOAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SIBI/UFSC Raquel Bernadete Machado Fabiana Hennies Brigidi Novembro, 2013.
EE MAJOR JUVENAL ALVIM – EQUIPE GESTORA
Seminários Integrados
Avaliação Setorizada versus Avaliação universal
Um Portal De Educação Continuada Para Universitários Egressos da UFPel
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
18/05/ MESA REDONDA 1: PSICOLOGIA, CULTURA E PRECONCEITO
MOTRICIDADE OROFACIAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Oficina de Integração I
Programas de Pós-Graduação em Enfermagem
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
PLATAFORMAS DE PESQUISA
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
II Fórum Científico PROGRAMAÇÃO
MOTRICIDADE OROFACIAL
CONFIABILIDADE DO SISTEMA DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO BRASIL
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
Ações da PPPI 2017.
Elisabeth Hafner Facin
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011
A docência na educação superior
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
UNIVERSIDADE POSITIVO
Universidade Federal da Bahia Instituto de Saúde Coletiva
Transcrição da apresentação:

Mesa Redonda: O componente pesquisa na EAD: estado atual e perspectivas de futuro Reinaldo Portal Domingo Ymiracy Nascimento de Souza Polak Adriana Barroso de Azevedo Marcos B. L. Dalmau

Quem pesquisa bem, aprende bem! Pedro Demo

Participantes: Ymiracy Nascimento de Souza Polak Pós Doutora em EAD pelo Institute of Education, University London. Pós Doutorado na Universidad de Educación a Distancia Madri (2000). Professora Titular aposentada da UFPR, ex Professora Adjunto da Universidade Norte do Paraná. Consultora da CAPES. Autora de livros e de artigos de periódicos em Saúde e em EAD. Membro do Comitê Científico da ABED.

Participantes: Adriana Barroso de Azevedo Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância . Autora de livros e de artigos de periódicos em Educação e em EAD.

Participantes: Marcos B. L. Dalmau. Possui doutorado (2003) em Engenharia de Produção pela UFSC. Ex-chefe do Departamento de Ciências da Administração, atualmente ocupa o cargo de Secretário de Educação a Distância da UFSC. Professor do Curso de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração CPGA/UFSC e do Mestrado Profissional em Administração Universitária PPGAU/UFSC. Autor de vários artigos relacionados a área de Recursos Humanos em geral em eventos nacionais e internacionais.  

Participantes: Coordenador: Reinaldo Portal Domingo. Pós Doutor pela UNED da Espanha (2015), doutorado em Tecnologia Educativa pela Academia de Educação da Rússia (1992). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal do Maranhão. Ampla experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, tecnologia educativa, computação. Coordenador Pedagógico do Núcleo de Educação a Distância da UFMA. Professor do Mestrado Interdisciplinar Cultura e Sociedade e de Coordenador do PROFARTE da UFMA.

Principais problemas: Falta de apoios institucionais para a pesquisa na EaD (Grupos de Pesquisa, PBIC, bibliotecas entre outros). A pesquisa não como ferramenta de trabalho e sim como componente acadêmico.

Principais problemas: Poucos materiais didáticos digitais para o processo de ensino/aprendizagem (livro impresso e vídeo aulas). Alunos com poucos conhecimentos prévios.

Propostas de futuro Analise conjunto das principais experiências acumuladas nos últimos anos do trabalho na EaD no Brasil e no mundo.