Encontro Ciência 17 Lisboa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Advertisements

PESQUISA: A expansão das Drogas na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca de Palmas/TO.
Mutilação Genital Feminina
2 4 prevenção.
“A Violência contra as Mulheres Prevenção e Protecção
NOVOS DESAFIOS NO COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Coronelismo, enxada e voto Victor Nunes Leal
O QUE É EMPREENDEDORISMO ? PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016.
Desenvolvimento Humano Professora Jenny Milner. Determinações inconscientes Fatores: ▪ psicológicos ▪ familiares ▪ educacionais ▪ sociais ▪ econômicos.
O talento tem um género? Programa Género e Nao-Discriminaçao Carolina Marques Ferracini, 9 de Setembro de 2010.
Deyse Bandeira Erlania Freitas Marta Florença Mônica Ferraz.
7º Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico ( ) GPPQ – Gabinete de Promoção do 7º Programa-Quadro de I&DT Ciência 2010– 6.
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa. Geriatria - É o estudo clínico da velhice. Compreende a prevenção e o manejo das doenças associadas ao processo do.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
“A Amnistia Internacional nasceu em 28 de Maio de A sua criação teve origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que era referida.
Serviço de Proteção e Atendimento à Famílias e Indivíduos
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
Objectivos Sensibilizar a população alvo para a temática da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens; Fomentar a reflexão sobre a temática da.
Territórios sustentáveis
Lançamento Manual Lisboa, 14 Janeiro 2013.
Sustainability in changing societies
Lançamento Manual Lisboa, 14 Janeiro 2013
Violência nos adultos e idosos: investigar e intervir
Violência de Género: Violência sobre os idosos e as idosas Isabel Dias
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
Avanços em Políticas Públicas para Mulher III Fórum Planejamento Reprodutivo Seminário Internacional de Boas Prática Secretaria da Saúde.
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
“Rapazes, o desafio da não-conformidade com os papéis de género”
1. A vida humana é inviolável. 2. Em caso algum haverá pena de morte.
“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes.
Audição Subcomissão da Igualdade
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Sexualidade É uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura, intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos.
Psicologia: Ciência e Profissão.
Almir Dantas da Costa Diretor do Instituto ACM de Educação Diretor Regional do FAER Ceará Mestre em Psicanálise na Educação Mestre em Artes Marciais Especialista.
GIDDENS, A. Sociologia (FCG, 2008).
Disciplina: Estatística aplicada à Biologia
Desigualdade de Género
Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
Psicologia: Ciência e Profissão.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Inquérito Violência de Género Estudo realizado em Portugal Continental
Auditoria de Marketing
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Instituições Sociais – Família e Educação
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
AUDITORIA INTERNA E SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES. Acadêmica: Ciliane Aparecida Fermino.
Violência Doméstica e Envolvimento Parental na Escola Perspetivas de mães e filhos Autores: Miguel Rodrigues (Doutorando Educação ULHT/Investigador Doutorando.
A BIOÉTICA Onde a vida começa? Onde ela termina?.
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
SIMBOLOGIA PEÇAS DE NELSON RODRIGUES.
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
Max Weber  .
Eliângela Paulino (UERN)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Dinamizada pelo Clube europeu e biblioteca
Padre Kelder José Brandão
Abolicionismo da violência
Encontro com Imprensa 21 de Janeiro 2010 Formação Internacional
Projeto Mediação Escolar e Comunitária 5ª Formação 2018
A palavra técnica vem do grego téchne, que se traduz por “arte” ou “ciência”. Uma técnica é um procedimento que tem como objetivo a obtenção de um.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE. SEMANA DA CRIANÇA NO HGB, OUTUBRO DE 2002.
Bullying, isso não é brincadeira! O que é o bullying ? Bullying são atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas na escola por um aluno (ou.
Com base em apresentação de Heloisa Buarque de Almeida e textos:
A Conciliação Entre Trabalho e Família Na Monoparentalidade Masculina Trabalho da Cadeira de Políticas da Família Serviço Social 3º ano (Pós Laboral) ISCSP/UTL.
SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2019
Transcrição da apresentação:

Encontro Ciência 17 Lisboa 03.07.2017 Da violência contra as mulheres à violência de género Características socioculturais, causas e consequências Manuel Lisboa Dalila Cerejo Encontro Ciência 17 Lisboa 03.07.2017

3

Estudos Violência e Género – U Nova 1995, Violência contra a mulheres 2002, Institutos de Medicina Legal 2003-2004, Violência nas relações amorosas 2003, Os custos sociais e económicos da violência contra as mulheres 2004, Custos com a saúde da violência contra as mulheres 2006, Custos económicos com a saúde da violência doméstica contra as mulheres 2007, Violência de género: contra mulheres e homens (Continente) 2008-2009, Violência de género: contra mulheres e homens (Açores) 2009-2011, Rupturas, emoções e sentimentos e desigualdades de género, 2014, Mutilação genital feminina (MGF) em Portugal 2016-2017, Inquérito Municipal Violência e Género 2

1995, Violência contra a mulheres 2002, Institutos de Medicina Legal 2003-2004, Violência nas relações amorosas 2003, Os custos sociais e económicos da violência contra as mulheres 2004, Custos com a saúde da violência contra as mulheres 2006, Custos económicos com a saúde da violência doméstica contra as mulheres 2007, Violência de género: contra mulheres e homens (Continente) 2008-2009, Violência de género: contra mulheres e homens (Açores) 2016-2017, Inquérito Municipal Violência e Género 2

Causas da violência de género Quais os processos socioculturais? Valores, modelos e papéis sociais Como é que os valores e papéis sociais são inscritos em vítimas e agressores e condicionam a sua acção? Vítimas. Agressores 2

Emoções no contexto da violência na intimidade: as vítimas Através de emoções sociais como: Culpa Resulta da percepção de desajuste entre o comportamento das mulheres vítimas e os valores sociais de género interiorizados Contribui para a manutenção das relações conjugais violentas pela necessidade em corresponder ao referencial de género que assimilaram e à manutenção da casa, família e conjugalidade 2

Vergonha Surge através da percepção das vítimas que não estão a corresponder aos modelos socialmente partilhados de conjugalidade, de maternidade e de género Conduz à ocultação e silenciamento da vitimação Reforça as reacções passivas e limita a capacidade para a ruptura Contribui para o reforço de estados emocionais débeis caracterizados pela incapacidade para agir 2

Emoções no estudo dos agressores de violência na intimidade Em desenvolvimento um estudo que articula a inscrição das emoções sociais e sua a genderização em mulheres vítimas e seus agressores 2

Conclusão Na Políticas Públicas Produção de conhecimento 5 Planos nacionais de combate e prevenção da violência (contra as mulheres, doméstica e de género) (2000-2017) I Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica – Açores (2010-2012) I Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género (2014-2017) Recomendations Task Force to Combat Violence Against Women, including Domestic Violence Convenção de Istambul, do Conselho da Europa EIGE - European Institute for Gender Equality, na área Gender-Based Violence. Produção de conhecimento Estudos de género e acção social em contextos de risco e incerteza Sociologia das Emoções Mixed Methodologies Estudos interdisciplinares 31

Encontro Ciência 17 Lisboa 03.07.2017 Da violência contra as mulheres à violência de género Características socioculturais, causas e consequências Manuel Lisboa Dalila Cerejo Encontro Ciência 17 Lisboa 03.07.2017