Avaliação do Sistema Musculoesquelético

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICROCLIMA & SAÚDE. MICROCLIMA Conjunto de parâmetros que influenciam as trocas térmicas entre corpo o humano e o ar em ambientes fechados. TÉRMICO CONFORTO.
Advertisements

PRIMEIROS SOCORROS APH PS Simbologia Universal.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Trabalho de Ciências E. E. Ernesto Solon Borges Aluna: Maria Fernanda Barbosa Ferreira Professor:Hosmany Zanatta 8º B.
Síndrome de Guillain-Barré. É uma doença rara na qual os nervos periféricos se deterioram. Fraqueza muscular (paralisia total), e pode causar anormalidades.
Instituto Oncoguia Nossa missão: Transformar a realidade do câncer no Brasil por meio de informação de qualidade e ações de promoção.
Os ossos do Corpo Humano E.E.Ernesto Solon Borges Prof. Afonso Prof. Ste: José Alberto Ciências 8ºEF Aluno: Cláudio.
AVALIAÇÃO DO SISTEMA NEUROLÓGICO. Avaliação do sistema nervoso Neurologia: Sistema nervoso central: cavidade craniana (ENCÉFALO) canal vertebral: (MEDULA.
CONTUSÃO É uma lesão de tecidos moles produzida pela força de uma pancada. Causando ruptura de pequenos vasos causando sangramento dentro dos tecidos moles.
O EXAME NEUROLÓGICO SEMIOLOGIA MÉDICA 2014.
POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO.
ALUNOS: FRANÇOISE MARIA JORDHANA DAFFILY MAIARA BARBOSA PEREIRA JULIANA SANTOS BARBOSA PROFESSORA: SHEILA CURSO: FISIOTERAPIA PERIODO: 5C TURNO: NOITE.
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
Sistema Muscular.
SISTEMA NERVOSO Aula 03 3ª SÉRIE EM.
Sistema Esquelético.
Sistema Muscular.
Prof. Dr.Anjo de QUICK MASSAGE Prof. Dr.Anjo de
PROFESSORA : ANA CAROLINA
Tecido Epitelial. Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam a superfície de contato com as substâncias Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam.
Exame físico do membro superior
HOSPITAL “PROF. DR. JOÃO SAMPAIO GÓES JÚNIOR” - IBCC
BALANCE Profª Ms Flávia de Andrade e Souza.
Prótese e Órtese profa. Glenda Feldberg.
SUGESTÃO CHICAGO JACINTA BERNARDO SASSETI.
Doenças relacionadas aos Ossos
HISTOLOGIA Página 111.
SUGESTÃO O REI, O BOBO E O SÁBIO.
Fisiopatologia dos Sistemas
Sistema esquelético.
ESPONDILITE ANQUILOSANTE
Sistema Muscular.
INTRODUÇÃO À ANATOMIA HUMANA Prof. Marco Aurélio S. Bonvino
Tecidos Muscular e Nervoso
Sistema eSQUELÉTICO Aula 11. Sistema Urinário
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
Articulações ou junturas são as uniões funcionais entre os diferentes
Fraturas.
SISTEMA NERVOSO REVISÃO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
Organização da postura e do movimento
Avaliação do Abdome Profa. Dra. Vania Zaqueu Brandão
Alterações de punho e mão
História Natural da Doença
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
O Comitê de Trauma Apresenta
Tecido Muscular.
Prof. Dr. Daniel Fernandes
POSTURA CORPORAL.
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
AULA 3: DORSO ANATOMIA DA COLUNA VERTEBRAL
LESÃO DOS NERVOS PERIFÉRICOS
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
Aspectos gerais sobre prótese e órtese
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
SISTEMA LOCOMOTOR OSSO-MÚSCULO-NEURÔNIO
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Ossos.
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Tecido Adiposo Unilocular (Adulto) Multilocular (Fetal)
EXAME FÍSICO DO PUNHO E MÃO
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física São Caetano do Sul
RESISTÊNCIA MUSCULAR E FORÇA NO ENVELHECIMENTO
Revisão para o teste de Ciências
Exame físico da coluna
Introdução à Anatomia do Aparelho Locomotor
EXAME FÍSICO DO OMBRO
Transcrição da apresentação:

Avaliação do Sistema Musculoesquelético

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Articulação Ossos Músculos

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Proporciona: Sustentação, Proteção, Movimento do corpo, Hematopoiese, Produção de calor e Armazenamento de minerais.

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Desempenho físico requer: 1. Ossos 2. Articulações: unidas por ligamentos, Inseridas aos músculos por tendões Acolchoadas por cartilagem 3. Músculos

Avaliação do Sistema Musculoesquelético 1.Tipos de ossos: Longos (úmero, fêmur...) Curtos (falange...) chatos ou planos (escapula...) Irregulares (vértebras...) Servem para: Sustentação do peso Proteção de estruturas adjacentes. Tipos compacto: denso e sólido Esponjoso

Avaliação do Sistema Musculoesquelético 2. Articulações revestidas por membrana e líquido sinovial que permite movimentos: Móveis e amplos (complexos, coordenados e propositais), Limitados e Imóveis As articulações recobrem os ossos com uma capsula cartilaginosa sendo revestida por uma membrana que secreta líquido sinovial, que junto com tendões, tecido conjuntivo, ligamentos e os ossos proporcionam movimento e reduz o atrito.

Avaliação do Sistema Musculoesquelético 3. Músculos O tecido muscular esquelético é responsável pelo movimento corporal voluntário O sistema musculoesquelético é complexo, influenciado por função endócrina e neurológica, que promove: Excitabilidade Contratilidade Extensibilidade No catabolismo produzem calor corporal

Avaliação do Sistema Musculoesquelético É vital a integralidade desse sistema para que as pessoas movam livremente e cuidem de si mesma Os distúrbios podem variar de alterações que causam desconforto por distensão de ligamentos e condições que ameaçam a vida, como a distrofia muscular.

EXAME FÍSICO: MUSCULOESQUELETICO - INVESTIGAÇÃO Dados subjetivos: inclui questões sobre os hábitos relacionados ao funcionamento do sistema musculoesqueletico, sinais e sintomas, como também a queixa atual, início, duração e intensidade dos sintomas. Articulações – dor, rigidez, edema, calor, limitação de movimentos Músculos – dor (cãibras), fraqueza Ossos – dor, deformidade, trauma (fraturas, entorses, luxações) Avaliação funcional (atividades da vida diaria) – qualquer deficit no autocuidado; utilização de dispositivos de auxilio à mobilidade. Comportamento de autocuidado Riscos ocupacionais : levantamento de peso, movimentos articulares repetitivos Exercicios Recente ganho de peso

EXAME FÍSICO: MUSCULOESQUELETICO - INVESTIGAÇÃO Dados objetivos: avaliar a função para atividades da vida diária, como também rastrear qualquer outra anormalidade. Inspeção e palpação das articulações Observação da amplitude de movimentos Mensuração e rastreamento específico para a idade Uma avaliação musculoesquelética completa é adequada para indivíduos com doenças articulares, com histórico de sintomas musculoesqueleticos ou com problemas na realização das atividades da vida diária.

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Atentar para movimento limitado ou ausente, determinando o nível e a extensão da incapacidade do cliente, devido problemas resultantes de: - Doenças dos ossos ou articulações, Traumatismo, Desiquilíbrio endócrino que afete a função muscular, Distúrbios dos nervos que inervam o sistema musculoesquelético.

Avaliação do Sistema Musculoesquelético INSPEÇÃO - Locomoção: ativa, passiva (lenta, rápida, curta, longa, firme) - Desconforto: cambaleante, arrastada, hemiplégica - movimentos involuntários - simetria (membros, pelve e coluna) - Postura corporal: ereta, curvado

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Grau de Mobilidade Coluna cervical Ombro Cotovelo Mão e punho Quadril e pelve Joelho Tornozelo e pé Coluna lombar

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Inspeção Comparar pares articulares Simetria das estruturas e função Observar tamanho e contorno das articulações Inspecionar a pele e tecidos que recobrem as articulações: coloração, edema, massas ou deformidades.

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Palpação Palpar cada articulação Temperatura da pele, seus músculos, capsula articular Sentir qualquer aumento de calor, dor, edema e presença de massa As articulações não são sensíveis à palpação

MOVIMENTOS DO MUSCULOESQUELÉTICO JARVIS-2013

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Avaliação da força muscular. ( vide aula de neuro )

Avaliação do Sistema Musculoesquelético COLUNA Indivíduo em pé, com dorso desnudo Posicionar-se longe do paciente Observar alinhamento desde a cabeça até região da fenda glútea Observar simetria Joelhos alinhados com o tronco e para frente Observar de perfil (cifose/lordose

Avaliação do Sistema Musculoesquelético Avaliação da Marcha Como avaliar Peça ao paciente que ande em linha reta, com um pé após outro.