EXPANSÃO E QUALIDADE: INTERNALIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Profª. Vera L. G. Stivaletti – Pró-Reitora de Graduação – Universidade Metodista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Encontro com professores
DERSV – Diretoria de Ensino – Região São Vicente
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
EAD na UFSCar Política e ações para sua real inserção no ensino de graduação, pós-graduação, na pesquisa e extensão.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Elementos para o debate sobre a Universidade Nova Carlos Alexandre Netto Pró-reitor de Graduação da UFRGS (com a colaboração de colegas Pró-reitores)
Docentes fomentar a criação de grupos ou núcleos de estudo (ensino, extensão e pesquisa) permitir ao docente contribuir de forma mais efetiva com os cursos/disciplinas.
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
FORGRAD ✓ Uberlândia/MG 18/06/2012 Por: Profª Maria Cristina Manno
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Avaliação de Currículo: Um processo formativo Ana Marta A. de S. Inez
SENSORIAMENTO REMOTO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA MAIS QUE INTERESSANTE
DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPAG – Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós- Graduação Articulada.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Legislação para EAD Discutindo os Requisitos Legais dos Instrumentos de Avaliação de Cursos CRISTIANE ALPERSTEDT.
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Especialização em Educação a Distância
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
1º Colóquio Internacional Sobre Epistemologia e Educação em Engenharia
COMISSÃO DE ENSINO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE FARMÁCIA ORIENTAÇÕES 2011.
Sistema de Avaliação de Aprendizagem
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Prof. Dr. David Lopes Neto
PDI: Hora de planejar.
Pró-Reitoria de Planejamento
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Educação a Distância – Soluções Educacionais
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
UFRGS A utilização de Tecnologias de Internet na Educação à Distância: O Caso de uma disciplina de graduação da Escola de Administração da UFRGS Aluno:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

EXPANSÃO E QUALIDADE: INTERNALIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Profª. Vera L. G. Stivaletti – Pró-Reitora de Graduação – Universidade Metodista de São Paulo

Expansão e Qualidade Qualidade de Ensino de Graduação e novo perfil do corpo discente. Flexibilização dos currículos (Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica). Bacharelado Licenciatura Tecnologia alunos aproximadamente 63 cursos (presencial EAD)

TECNÓLOGOS Tecnólogos presencial e EAD 2004 – Diretrizes para elaboração do PPC Carta consulta Tecnólogo Ambiental Tecnólogo em Gastronomia alunos Aprox. 28% 24 cursos

TECNÓLOGOS 2004 – Diretrizes para PPC tecnólogos 2005/2010 – Aperfeiçoamento de acordo com a Legislação

O PPI da Metodista ( 2008–2012 ) projeta a ampliação de cursos de Graduação Tecnológica. A relação abaixo possibilita verificar que aumentamos em X% o percentual de cursos de graduação tecnológica de agosto 2008 até agosto 2010 (período correspondente ao terceiro ciclo autoavaliativo).

DESTAQUES NA MATRIZ CURRICULAR 1. Módulos 2. Certificações intermediárias 3. PAPs – teoria – prática e com ferramenta de ensino - aprendizagem e avaliação

Cursos Tecnólogos - EAD

Cursos Tecnólogos - Presencial

RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO NOTAS 4 e 5 Flexibilização curricular Aperfeiçoamento - Núcleos Comuns 1º período + específico

Órgãos Classe CREA CRQ regulamentam CRAD Infraestrutura específica – Tecnólogo Inserção no mercado de trabalho e cursos em expansão Perfil do aluno – inserido no mercado, atualização profissional