EXPANSÃO E QUALIDADE: INTERNALIZAÇÃO DA GRADUAÇÃO RELATO DE EXPERIÊNCIAS Profª. Vera L. G. Stivaletti – Pró-Reitora de Graduação – Universidade Metodista de São Paulo
Expansão e Qualidade Qualidade de Ensino de Graduação e novo perfil do corpo discente. Flexibilização dos currículos (Bacharelado, Licenciatura e Graduação Tecnológica). Bacharelado Licenciatura Tecnologia alunos aproximadamente 63 cursos (presencial EAD)
TECNÓLOGOS Tecnólogos presencial e EAD 2004 – Diretrizes para elaboração do PPC Carta consulta Tecnólogo Ambiental Tecnólogo em Gastronomia alunos Aprox. 28% 24 cursos
TECNÓLOGOS 2004 – Diretrizes para PPC tecnólogos 2005/2010 – Aperfeiçoamento de acordo com a Legislação
O PPI da Metodista ( 2008–2012 ) projeta a ampliação de cursos de Graduação Tecnológica. A relação abaixo possibilita verificar que aumentamos em X% o percentual de cursos de graduação tecnológica de agosto 2008 até agosto 2010 (período correspondente ao terceiro ciclo autoavaliativo).
DESTAQUES NA MATRIZ CURRICULAR 1. Módulos 2. Certificações intermediárias 3. PAPs – teoria – prática e com ferramenta de ensino - aprendizagem e avaliação
Cursos Tecnólogos - EAD
Cursos Tecnólogos - Presencial
RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO NOTAS 4 e 5 Flexibilização curricular Aperfeiçoamento - Núcleos Comuns 1º período + específico
Órgãos Classe CREA CRQ regulamentam CRAD Infraestrutura específica – Tecnólogo Inserção no mercado de trabalho e cursos em expansão Perfil do aluno – inserido no mercado, atualização profissional