Conceitos e Mecanismos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coerência e Coesão Textual
Advertisements

Professora Angela Biazi
Conjunção.
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
Coesão e Coerência.
TEXTO E A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Na aula passada Gêneros Textuais Tempos Verbais (função comunicativa)
Teoria do Iceberg. Teoria do Iceberg ASSUNTOS DA AULA: 1- PALAVRAS DE TRANSIÇÃO 2- RECURSOS LINGUÍSTICOS 3- A COESÃO POR CONEXÃO.
Tipos e mecanismos de coesão textual
O QUE É UM TEXTO?.
Coesão textual Coesão - fenômeno que está relacionado ao modo como os elementos lingüísticos presentes na superfície textual se encontram interligados.
Greimas  Julien Greimas ( )  Escola Semiótica de Paris  Semântica Estrutural (1966)  Estudo do Discurso - estrutura narrativa se manifesta.
TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E INTERDISCURSO Prof. Dr. Alexandre Rosa dos Santos - CCAE-UFES Departamento de Engenharia Rural - ERU Programa de Pós-Graduação.
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS. AdjetivoAdvérbio RELAÇÃO: liga-se a substantivo liga-se a verbo (ou a adjetivo, ou a outro advérbio, ou a enunciado) FLEXÃO:
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Coesão e Coerência Remissão textual. Uma das propriedades que distingue um texto de um amontoado de palavras ou frases é o relacionamento existente entre.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins A disssertação argumentativa - ENEM 2016  CEEBJA.
COESÃO E COERÊNCIA. A COERÊNCIA A coerência textual é o resultado de um processo de construção do sentido feito pelos interlocutores. A coerência permite.
1- Leia atentamente as instruções até o final. 2- Dê um abraço no colega do lado. 3- levante o braço o mais alto que puder. 4 – fique de pé. 5- Diga seu.
COESÃO TEXTUAL.
Educação Híbrida na Escola.
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
Texto, gênero e discurso
Programa de Língua Portuguesa/ Questões Textuais
Programação Formação Continuada 2016
Orientações ao professor
PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE
ARTIGO DE OPINIÃO Espaço de compartilhamento de ideias e discussão democrática de aspectos da realidade social (acontecimentos, comportamentos, propostas),
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
O texto: construção de sentidos
Representação documentária
ENSINAR a APRENDER a LER,
Redação: Coesão e coerência
Professora: Marlene Pires Martins
Título Apresentação do trabalho Contextualização teórica Conclusões
Coerência textual Condições para manutenção da coerência:
Análise do Discurso Fundada por Michel Pêreux, na década de 60, a Escola Francesa de Análise do Discurso tinha a proposta de substituir a Análise de Conteúdo.
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Gêneros textuais: definição e funcionalidade
#portuguêsélindo #portnaveia
Clique com o botão direito
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Funções da Linguagem Profª Suzete
FACULDADES ASOCIADAS DE UBERABA
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
COERÊNCIA, TEXTO E LINGUÍSTICA DO TEXTO DISCIPLINA: ANÁLISE E EXPRESSÃO TEXTUAL DOCENTE: EDILANE ABREU DUARTE¹ DISCENTES: ANNA CAROLLINE PAIXÃO, EMICLEITON.
O QUE É UM TEXTO?.
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Que aproveita acender uma pequena candeia na escuridão que nos rodeia?
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Semântica e Pragmática da Língua Portuguesa 1/2013 Prof. Sabine Mendes
TEXTO E DISCURSO - INTERTEXTO E
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Tema da Aula Digital Texto, textualidade e gêneros textuais DisciplinaAnoAula número Produção Textual9º1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável.
Aspectos de coesão textual
“Ainda que -para o homem é impossível, mas para Deus tudo é possíveis
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Coesão e Coerência Professora Angela Biazi. TEXTO: TECIDO »MORTO MORRER » MORRIDO » TEXTO TECER »TECIDO.
MÓDULO 1 Capítulo 3.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Título Nome dos autores Filiação do autor principal Introdução
AULA SHOW DE REDAÇÃO Profa. Dra. Keyle Monteiro – (98) AMANHÃ, DIA 4/5, SÁBADO NA AÇÃO SOCIAL EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PELA PASSAGEM DOS 15 ANOS.
Transcrição da apresentação:

Conceitos e Mecanismos COESÃO E COERÊNCIA: Conceitos e Mecanismos

Coesão

Conceito Dá-se o nome de coesão à propriedade pela qual se cria e se sinaliza toda espécie de ligação, de laço, que dá ao texto unidade de sentido ou unidade temática.

Função A função da coesão é promover a continuidade do texto, a sequência interligada de suas partes, para que não se perca o fio de unidade que garante a sua interpretabilidade.

Procedimentos A coesão textual ocorre em um texto por meio dos seguintes procedimentos: a repetição; a substituição; a seleção lexical; a conexão sintática-semântica.

Coesão por repetição

Coesão por substituição

Coesão por seleção lexical

Coesão por conexão

Coerência

Coerência ??? Subi a porta e fechei a escada. Tirei minhas orações e recitei meus sapatos. Desliguei a cama e deitei-me na luz. Tudo porque Ele me deu um beijo de boa noite... (Autor anônimo)

Conceito A coerência é uma propriedade que tem a ver com as possibilidades de o texto funcionar como uma peça comunicativa, como um meio de interação verbal.

Função A função da coerência em um texto é garantir que haja compreensão daquilo que é dito/escrito. A funcionalidade da situação comunicativa passa necessariamente pela coerência – sobretudo pelo seu princípio de não contrariedade.

Fatores de Coerência A coerência ocorre por meio de alguns fatores, sendo os principais: elementos linguísticos; conhecimento de mundo; inferências; fatores de contextualização.

Elementos linguísticos

Conhecimento de mundo

Inferências

Fatores de contextualização

Conclusão Não há dúvida de que a presença de recursos coesivos em um texto não é condição suficiente, nem necessária da coerência. Porém, em diversos textos (jornalísticos, jurídicos, didáticos, etc) a coesão trabalha em favor da coerência aumentando a legibilidade e garantindo uma interpretação mais uniforme.