→ processos de RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E OS GRUPOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRECONCEITO E ESTEREOTIPO
Advertisements

Racismo, Preconceito, Discriminação.
Racismo Disciplina: Cidadania Professor Responsável: Conceição Jorge
RAÇA E ETNIA.
Discriminação Trabalho a realizar para a disciplina de F.C.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
O racismo é um preconceito contra um “grupo racial”, geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito. e, como tal, é uma atitude subjectiva gerada.
Integrantes: Érika Karoline S. de Freitas Jéssica Félix Moreira Fº Jeffeson da Silva Ferreira Fº Anderson do Nascimento dos Santos Fº Andreza Sousa Nascimento.
Aula 8 - Multiculturalismo e Direitos A Política do Reconhecimento Charles Taylor TAYLOR, C. "A política de reconhecimento“. In TAYLOR, C. (Org.) Multiculturalismo.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
O corpo é algo produzido na e pela cultura. É uma construção sobre a qual são conferidas diferentes marcas em diferentes tempos,
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
Apresentação Multimédia #17 Tema II | EU Capítulo 4 | A mente
Apresentação Multimédia #26 Tema v | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Raça e imigração.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Apresentação Multimédia #8 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura → a história pessoal como um contínuo de organização entre fatores internos.
Apresentação Multimédia #25 Tema V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA capítulo 1 | OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
→ O PAPEL DAS RELAÇÕES PRECOCES NO TORNAR-SE HUMANO
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
→ processos de influência entre os indivíduos
Apresentação Multimédia #30 Tema VI | A psicologia aplicada em Portugal Capítulo 1 | O trabalho dos psicólogos em Portugal Objetivos: Caracterizar os.
Discriminação & Preconceitos
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Fundamentos das Ciências Sociais
Apresentação Multimédia #28 Tema V | Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia Capítulo 1 | Os grandes autores da história da psicologia.
→ Os técnicos que intervêm na esfera psicológica
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Ana Lúcia Galinkin Universidade de Brasília
Apresentação Multimédia #14 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
→ processos fundamentais DE cognição social
Apresentação Multimédia #15 Tema II | EU Capítulo 2 | A emoção
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #6 TEMA I | ANTES DE MIM CAPÍTULO 2 | O CÉREBRO → A RELAÇÃO ENTRE O CÉREBRO E A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO E DE AUTONOMIA DO SER.
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de
Personalidade.
Discriminação.
1.
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
TEORIAS DA PERSONALIDADE Personalidade= o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social.
Lição 3 “O DNA do Criador”.
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Socialização e herança cultural
Comportamento Humano nas Instituições de saúde
Diferença da metacognição entre homens e mulheres no ato da compra
Psicologia Aplicada ao Direito
Contestação Social Nos anos 50 e 60 Fernando Santos.
Método experimental.
Resenha Parte 1.
Reforços.
Atitudes e Crenças Acerca do Suicídio
Psicologia do Desenvolvimento III
Medo de falar em público: sintomas de Fobia Social no contexto acadêmico Mariana Schaeffer; Elsa Zanette Tallamini; Marjana Gasparin; Ricardo Muza de Almeida;
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Psicologia e educação: compartilhando saberes
DINÂMICA DE GRUPOS William C. Schutz. Biografia William Carl Schutz ( ) nasceu em Chicago. Estudou Psicologia e obteve um PhD em Em 1958,
Ligue o som.
MÉTODO CLíNICO.
Análise do comportamento
ABORDAGENS SÓCIO-PSICOLÓGICAS DA VIOLÊNCIA E DO CRIME
CONTROLE DE COMPORTAMENTO PELAS CONSEQUÊNCIAS
APRESENTAÇÃO. Teste 1 Teste 2 Teste 3.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Faculdades Integradas de Patos Curso: Psicologia Disciplina: Teorias da Personalidade I Professora: Taiane Cabral Personalidade: definição e história do.
1 Desafios Psicossociais para o Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica.
Apresentação teste 2019.
Transcrição da apresentação:

→ processos de RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E OS GRUPOS Apresentação Multimédia #23 Tema III | EU COM OS OUTROS capítulo 2| AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS Objetivo: Analisar processos de relação entre os indivíduos e os grupos: estereótipos, preconceitos e discriminação. → processos de RELAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E OS GRUPOS

Processos de relação entre os indivíduos e os grupos Podemos pensar as interações com os outros em termos positivos (atração) ou negativos (agressão). Na base destas relações, positivas ou negativas, encontram-se três fenómenos muito estudados na psicologia social: Estereótipo. Preconceito. Discriminação. Que processos de relação entre os indivíduos e os grupos marcam as interações com os outros?

À Direita: Campanha realizada pela agência Publicis Conseil (França), em 2009 Para a ONG LICRA (Ligue Internationale Contre le Racisme et l’Antisémitisme) contra o racismo. No canto superior esquerdo pode ler-se: «a tua cor de pele não deveria ditar o teu futuro». Que mensagem nos transmite a imagem? Qual a preocupação subjacente?

À Direita: Campanha realizada pela agência Publicis Conseil (França), em 2009 Para a ONG LICRA (Ligue Internationale Contre le Racisme et l’Antisémitisme) contra o racismo. No canto superior esquerdo pode ler-se: «a tua cor de pele não deveria ditar o teu futuro». Que mensagem nos transmite a imagem? Qual a preocupação subjacente?

O que é um estereótipo? É uma Categoria favorável ou desfavorável que é partilhada por um grupo social ou cultural e que se refere a características pessoais, especialmente a traços de personalidade ou a comportamentos. É um Esquema cognitivo simplificador que apressa as perceções e julgamentos sobre o outro. Exemplo: Estereótipos de género comos «os homens são infiéis» e «as mulheres são conflituosas». O que se entende por estereótipo? Consegues apresentar um exemplo de estereótipo?

O que é um Preconceito? É uma Atitude negativa que predispõe para agir desfavoravelmente em relação a uma pessoa com base na sua pertença a uma determinada categoria. É uma atitude que Compreende uma componente afetiva (que pode ir da leve ansiedade ao ódio), uma componente cognitiva (que envolve crenças sobre os indivíduos ou grupos, incluindo estereótipos) e uma componente comportamental (por exemplo, a predisposição para reações negativas em relação a indivíduos ou grupos, como a discriminação e a violência). Exemplo: Racismo. O que são preconceitos? Que componentes estão compreendidas nos preconceitos? Consegues apontar um exemplo de preconceito?

Como adquirimos preconceitos? Kenneth Clark (1914-2005) Mamie Clark (1917-1983) Psicólogos norte-americanos conhecidos pelo seu trabalho na década de 1940 em defesa dos direitos civis e na sinalização do impacto da segregação nas escolas públicas. Desenvolveram uma situação experimental conhecida como teste da boneca. Quem foram Kenneth e Mamie Clark?

Como adquirimos preconceitos? Como aprendem as crianças a ser racistas? A esta interrogação Kenneth e Mamie Clark reponderam: internalizando e repetindo as condutas racistas daqueles que as cercam. Com uma situação experimental conhecida como teste da boneca, os Clark mostraram as consequências da internalização do racismo. Como adquirimos preconceitos? Como aprendem as crianças a ser racistas?

O que é a Discriminação? É o Tratamento diferencial concedido a uma dada pessoa ou grupo. Trata-se frequentemente da manifestação comportamental do preconceito. Envolve tratamento desfavorável, hostil e ofensivo. Exemplo: Discriminação racial. O que é a discriminação? Consegues apresentar um exemplo de discriminação?

O que é a discriminação? Gordon Allport (1897-1967) Psicólogo norte-americano. Em meados da década de 1950 criou uma escala, hoje conhecida como escala de Allport (ou escala de preconceito e discriminação de Allport). Quem foi Gordon Allport?

Escala de Allport Quais são os níveis da Escala de Allport? Antilocução 1. Esquiva 2. Discriminação 3. Ataque físico 4. Extermínio 5. Quais são os níveis da Escala de Allport? O que mede a Escala de Allport?

Bibliografia AAVV. (2012). The Psychology Book. Londres: DK Publishing. FISCHER, G. (2002). Os Conceitos Fundamentais da Psicologia Social. Lisboa: Instituto Piaget. LEYENS, J. e YZERBYT, V. (2002). Psicologia Social. Lisboa: Edições 70. MYERS, D. (2000). Psicologia Social. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos. VALA, J. e MONTEIRO, M. (2006). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.