REUNIÃO PIQ Plano Institucional de Qualificação (2017 – 2020) Comissão: Brena Pollyana Pereira da Mota Lara Mucci Poenaru Gustavo Henrique Lima Pinto Luciana Rodrigues Chaves da Silva
HISTÓRICO Amparo Legal Resolução Nº 003/2013 – CONSUP de 08 de fevereiro de 2013 Regulamenta o Programa Institucional de Qualificação – PIQ do IFPA Focado na implementação de bolsas de estudo. Formação em pós-graduação stricto sensu Resolução Nº 186/2016 – CONSUP de 09 de dezembro de 2016 Regulamenta o Programa Institucional de Qualificação – PIQ do IFPA (substitui a Resolução Nº 003/2013) Formação em pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Resolução Nº 194/2013 – CONSUP de 26 de novembro de 2013 Aprova a regulamentação para afastamento de servidores docentes e técnico-administrativos para realização de cursos de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado. Lei nº 8.112/90 (RJU) – Art. 95 e 96-A
O PIQ O PIQ dispõe sobre: As políticas de capacitação e qualificação dos servidores docentes e técnico-administrativos do IFPA – Campus Belém; Os critérios para concessão de afastamento; As regras para evitar privilégios no processo de avaliação do pedido de afastamento; As metas de qualificação e capacitação dos servidores (quantidade a ser liberada por período, em quais níveis, etc.); Os critérios para concessão de incentivos financeiros para participação em eventos.
Passo a passo para o afastamento (no País): (http://belem.ifpa.edu.br) 1 2
Passo a passo para o afastamento (no País): (http://belem.ifpa.edu.br) 3
Passo a passo para o afastamento (no / do País): (http://belem. ifpa 4
Passo a passo para o afastamento (no País): (http://belem.ifpa.edu.br) Documentação necessária: Solicitação de afastamento conforme formulário Padrão; Formulário de afastamento; Termo de compromisso; Comprovante de que o curso pretendido é recomendado pela Capes (nota mínima 4 na última avaliação); Carta de aceite ou comprovante de matrícula.
Passo a passo para o afastamento (no País): Docentes 7 1 8 2 9 3 10 4 11 5 12 13 6
Passo a passo para o afastamento (no País): Técnicos-administrativos 1 8 2 9 3 10 4 5 11 6 12 7
Críticas e Sugestões já recebidas Deixar claro no PIQ como se dá o processo de afastamento; Aumentar o número de técnicos liberados para qualificação; Criar metas para qualificação diferenciadas para técnicos C, D e E; Alterar a obrigatoriedade da nota do programa ser no mínimo 4 segundo avaliação da CAPES; Aumentar a oferta de Minter/Dinter (Pós-graduação strictu sensu interinstitucional).
Obrigada! lara.poenaru@ifpa.edu.br brena.mota@ifpa.edu.br