SUSTENTABILIDADE E SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

ENEF 2008: Da competência Técnica ao Compromisso Político
Como conseguir o manejo para uma boa governança?.
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
CECANE – NORTE – CENTRO OESTE
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
POR QUE PLANEJAR!.
Pegada Ecolígica Priscila Dias Pereira.
O Aluno a Distância.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
1.Consciência (Chalmers,1997)
Desenvolvimento organizacional
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Curso Direito à Memória e à Verdade
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
Educação Ambiental.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
Educação Ambiental.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Marco Doutrinal e Marco Operativo
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
O fenômeno da transferência na clínica freudiana
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Competência Interpessoal
Gerenciamento de Sala de Aula
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Prof. jose PLANEJAMENTO.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Profª. Taís Linassi Ruwer
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
A ÁRVORE DOS DESEJOS Comentário: Olga Mendonça.
O PODER DO SILÊNCIO (Automático) Eckhart Tolle.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
Teoria Geral da Administração I
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Carlos Freire Marketing Digital. Carlos Freire 2013 Planejamento Marketing Digital. Marketing Digital Ações estratégicas As campanhas de marketing digital.
Motivação Duradoura: o diferencial competitivo dos profissionais que fazem a diferença.
Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
UNIVERSIDADE RED JACKET
Transcrição da apresentação:

SUSTENTABILIDADE E SAÚDE Cérebro ÉTICO e ação HUMANA

A transformação dos impactos produzidos pelo ser humano no mundo, está vinculada a profundas alterações no entendimento do processo que produz a ação humana.

As pessoas se habituaram a colocar toda a atenção sobre o produto final da ação, como se fosse algo desligado de si mesmo.  

Não basta nos definirmos como seres inteligentes, criativos e transformadores da realidade – estas são características que compartilhamos com outras formas de vida na Terra.  

O que nos faz humanos é a possibilidade de sermos benéficos, de termos domínio não só sobre a estratégia e a noção de resultado, mas também sobre a responsabilidade na repercussão de nossos atos.

Não estamos nos referindo somente a novas técnicas Não estamos nos referindo somente a novas técnicas. Estamos falando de um novo ser humano, do exercício de novas habilidades e competências visando a manutenção da vida na diversidade das suas manifestações. Um ser sustentável.

O que nos caracteriza como humanos é o conjunto de valores que orienta o exercício ético das nossas inteligências, a serviço do bem comum. É o potencial benéfico que agrega consciência às nossas competências, e se praticado, pode nos tornar SUSTENTÁVEIS.

É recomendável adquirir o saudável hábito de identificar dentro de si, as origens do que se pretende colocar em ação. Ter clareza sobre o que se oferece ao mundo. Esta é uma busca interior.

Uma fase fundamental para vincular a ação ao universo da consciência, e deixar de atuar no mundo de forma automática, orientado por metas e expectativas de resultados produzidos totalmente fora de si mesmo.

Ou seja, não haverá um "fazer" diferente, enquanto não se transformar também o "sentir" e o "pensar", enquanto não se ampliar o poder de percepção e processamento mental, funções cognitivas e processos decisórios mais abrangentes e sistêmicos.

Cada ser humano atua em inúmeros ambientes, munido de seus potenciais, características e comportamentos. Trata-se do segundo nível da estrutura de conexões: as realizações em um determinado universo de atuação. Consciente ou inconscientemente, as pessoas estão permanentemente em ação. Discutir a qualidade desta ação, é também discutir o nível de consciência e responsabilidade que temos sobre ela.

  Temos encarado a ação como um ato de produção e não de transformação.

Esta falta de consciência sobre a real importância de nossos atos, faz com que a ação seja irresponsável, quando não catastrófica. É esta tomada de consciência que identifica uma rede de relações interdependentes, estabelecida em nosso universo de ação. Isso corresponde à capacidade de pensar, agir e ser responsável de forma sistêmica.

Nossa ação no mundo não se inicia com o que efetivamente fazemos Nossa ação no mundo não se inicia com o que efetivamente fazemos. Ela é gerada dentro de nós, e produz impactos no mundo interno e na realidade exterior.

O potencial é individual, a ação é local e a repercussão é planetária O potencial é individual, a ação é local e a repercussão é planetária. Esses 3 níveis estão constantemente integrados. Não há como separá-los. Um ponto de vista integrador aplicado à nossa atuação, nos permite compreendê-la simultaneamente como criação, ação e repercussão.

Descobriu-se que solicitações verbais externas são eficazes para dar início a alguns comportamentos, mas não têm a mesma eficácia para interrompê-los ou redirecioná-los. Neste processo decisório, o diálogo interior é mais relevante do que a recomendação externa.

Está na hora de avaliar com lucidez e honestidade, o quanto temos sido competentes em praticar nossas boas intenções expressadas em missões, visões, valores, crenças, essências de marca, etc.

A demanda é por novas formas de pensar e agir que determinarão as condições de sobrevivência da humanidade. Este é o tamanho da nossa responsabilidade atual. Nessa hora, é bom saber que dispomos de uma inteligência ética, disponível para ser exercitada... a possibilidade existe.

Consumo consciente deixa de ser somente uma questão de mapear impactos, reduzir custos, simplificar processos, respeitar a natureza. Inclui de fato a relação cérebro e consciência. Ninguém é sustentável sem conhecer as bases de seu processo decisório, sem saber dominar e transformar impulsos e hábitos arraigados até na nossa dinâmica biológica. Não será repetindo o mesmo cérebro de sempre que o mundo irá mudar.

Tarefa difícil. Nem tanto. Possível. Com certeza. Válida Tarefa difícil? Nem tanto. Possível? Com certeza. Válida? Mais do que isso, urgente e necessária. O coração se emociona. O conhecimento se expande. O ser humano cresce. E a vida agradece.

O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO HOJE PARA A REALIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS? O QUE IMPEDE VOCÊ DE FAZER AGORA?