A Escola e as Mudanças Sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Relações de Convívio Solidário
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa de Ética e Cidadania
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
RESGATE DE VALORES NO COTIDIANO DA ESCOLA
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Encostas da Serra Geral
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
DIVERSIDADE E VALORES:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Tendência Progressista Libertadora
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
A prática do psicologo no CRAS
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
PARCEIROS DO APRENDER todos juntos pelas crianças PROJETO APRENDER PB PE AL.
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
CAT.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Rua Silva Ortiz, 62 – Floresta - BH/MG – Cep (31)
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
RESUMO DO TEXTO DE TECA ALENCAR DE BRITO LUCIENE LEME OLIVEIRA NºUSP O ser humano como o objetivo de educação musical.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

A Escola e as Mudanças Sociais   Historicamente as mudanças sociais são advindas de uma perspectiva subjetiva a partir da visão da necessidade que seu entorno apresenta. Diante das subjetividades e de inquietações pessoais sobre o cotidiano é que cada ser vai formando seus pares e assim formando os grupos de interesses que levam a algumas ações efetiva diante do problema social existente. Neste contexto, a escola como estrutura concreta inserida na sociedade se apresenta como o principal meio de conhecimento dos saberes necessários para a transformação do ser que precisa estar consciente de seu papel transformador da sociedade a qual se insere.

Diante disso é que se deve refletir sobre o verdadeiro papel da escola e se a mesma encontra-se aberta para novas concepções de sociedade que seu alunado traz para dentro dela . A escola como espaço de transformação no desenvolvimento humano e social, precisa pensar alternativas para enfrentar as diversidades de Violência no contexto do cotidiano da criança e adolescente. Processo educativo que levem adquirir valores de relações de paz. Se a educação atuar como agente de promoção de mudança, essa mudança se dará devido a força das idéias e das atividades preventivas repassadas para a comunidade em geral por meio de ações educativas.

A escola junto a Equipe pedagógica deve dispor de mecanismos para desenvolver a sensibilização com os educandos e comunidade fim de que participem de atividades sócio-pedagógica como: oficinas pedagógicas , discussões, debates, que proporcionem mudança de comportamento por meio das artes, da dança , música , interpretação de textos para que sintam-se valorizados no seu fazer. Informar às comunidades das idéias e práticas que contribuem para acelerar o processo de mudanças na vida individual e social. A partir das discussões, diálogo, reuniões, atendimentos especiais, etc. Principalmente, informar aos jovens sobre seus deveres e direitos, visto que é a partir da falta do diálogo que se cronificam os problemas sociais.

A mudança social , a partir da escola,acontece por meio das práticas pedagógicas diárias e nas relações entre a comunidade escolar. Com ações que visem proporcionar ao professor um olhar inclusivo, de valorização e cuidado para com a construção do processo de construção integral de seus alunos, evitando violência como abandono escolar. A Escola precisa acompanhar as mudanças sociais . Para isso precisa: Adequar seu currículo; Adequar seu fazer pedagógico; Proporcionar momentos de formação continuada em serviço; Estar atenta a seus alunos; Promover a cultura do “ser”.

A escola atenta a estas mudanças será um local agradável e positivo para o desenvolvimento de uma juventude saudável. É importante também buscar parcerias com todos os que, no entorno da escola, puderem contribuir para este trabalho. E por fim, a articulação com os pais ou responsáveis para exigir dos órgãos competentes , tudo que será necessário para efetivar as ações da escola.