Teoria de população em Malthus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Thomas R. Malthus ( ) Os conflitos entre as classes
Advertisements

Na historia e filosofia.  “O PODER CORROMPE”  “TODO PODER É VIOLÊNCIA”  “SABER É PODER”
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
“... Pois vocês são como uma neblina passageira, que aparece por algum tempo e logo depois desaparece”. Tiago 4.14b.
Desenvolvimento Econômico Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
POPULAÇÃO REVISIONAL ENEM/2016 CIC – GEOGRAFIA. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO DENSIDADE DEMOGRÁFICA MUNDIAL 33 habitantes por km² ÁREAS ECÚMENAS Facilitam.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1.
Aula 7 Escola Clássica David Ricardo
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
NEOMALTHUSIANISMO.
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
Geo – Terra Graphien – Descrever
Disciplina: Debates Econômicos Contemporâneos 2ª aula
População Prof. Sandro Rogério.
Aula 11: desenvolvimento como liberdade
Conceitos Macroeconômicos
ILUMINISMO.
A Despesa Pública “ao aplicar a política de despesa pública o Estado persegue os princípios de equidade” Por: Aurélio Bucuane & Luís Matsinhe Algumas notas.
Estudo comparativo entre os sistemas de produção convencional e orgânico na utilização e destinação dos resíduos ACADÊMICOS: Andres Ricardo Martins da.
História Natural da Doença
ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes.
Bruna Nº 4 hestefane Nº12 Lídia Nº14
Conceitos Demográficos e Formação da População Brasileira e Mundial
Crescimento Populacional:
O Liberalismo e os Socialismos
Conceitos Demográficos
Cap 3. Modelo de regressão de duas variáveis: o problema da estimação Prof. MSc. Saulo Jardim Modelagem Estatística.
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
A empresa e a firma Firma: unidade de produção que atua racionalmente, procurando otimizar seus resultados relativos a produção e lucro. Fator de produção:
Karl Marx e a História da Exploração
Professor: Vagno Barbosa
As três formas de globalização
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
Crescimento vegetativo ou natural
Adam Smith. Títulos Filósofo e Professor Universitário Mais Importante Economista Liberal Politica do Laissez-fire Fundador da Ciência Economica Moderna.
Isto pode ser demonstrado por países como Índia e  Egito, que tem mais de anos e são pobres.
POPULAÇÃO Jeferson Melo 3º EM – 2018.
Aristóteles Ética & Política
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
Demografia Prof. José Carlos Rabello.
Profa. Dra Eliana Tadeu Terci
Foi criada em 1890 A criação da Universidade se deu por Willian Harper, com o apoio financeiro do maior Truste dos EUA : Jhon Davison Rockefeller Rockefeller.
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Uma longa viagem Da terra do Egito para a terra de Canaã
Evolução Seleção Natural.
A taxa de natalidade nos países desenvolvidos tem vindo a diminuir, enquanto que nos países em desenvolvimento é muito alta. Para mudar esta situação,
Investigações demonstram que
Teoria de população em Malthus
População e povoamento
História Natural da Doença
NEOMALTHUSIANISMO Instituto Federal Santa Catarina – câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara Versão fevereiro de.
A física é uma ciência experimental
O Pensamento Iluminista
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS Prof.: José Ozildo. O que é tecnologia de alimentos?
Dinâmica Populacional "As disparidades não são pequenas, as mudanças foram grandes, e o mundo já não é mais o mesmo." Alunos: Núbia, Talles, Gabriele.
2.a Série ENSINO MÉDIO Aula 3
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Teorias Populacionais
Risco em Epidemiologia. Profº Adriano Brum. INTRODUÇÃO  Contemporaneamente, o conceito de risco foi tomado por diversas disciplinas, em diferentes áreas.
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NAS REGIÕES BRASILEIRAS EM FACE A ATUAÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA AO DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA Mario.
Transcrição da apresentação:

Teoria de população em Malthus

Thomas Robert Malthus (1766-1834) Economista e catedrático de Economia política na Inglaterra Relevância: esclarecer a base do entendimento da população, pois sua teoria permanece atual. Disponível em:<http://www.daviddarling.info/encyclopedia/M/Malthus.html>.

Superpopulação: Resultado da desproporção entre o crescimento da população e os meio de subsistência/território.

Progressão Aritmética: 1:2:3:4:5:6 Teoria da População Porém, a produção de alimentos poderia aumentar em progressão aritmética, quer dizer, cada geração só poderia aumentar a produção em quantidade mais ou menos equivalente ao aumento conseguido pela geração anterior. Progressão Aritmética: 1:2:3:4:5:6 Quase todas as pessoas são impelidas por um desejo quase que insaciável de prazer sexual e que, por isso, as taxas de reprodução, quando incontidas, levariam a aumentos em progressão geométrica da população. A população se duplicaria a cada geração. Progressão geométrica: 1:2:4:8:16 A população de qualquer território é limitada pela quantidade de alimentos!

“As estatísticas não confirmaram as idéias de Malthus, quer quanto a taxa de crescimento da população, quer quanto a produção de alimentos” (Galvêas, XII, 1986). Ciência: adubos químicos, grãos híbridos, técnicas de cultivo, importação.

Para Malthus, se não houvesse controle, a fome acabaria limitando o crescimento da população. Havia 2 controles: Preventivo e Positivo Positivos: - aumentar a taxa de mortalidade - a fome - a miséria - as pragas, - as guerras - a morte pela fome. Preventivos: -reduzirem a taxa de natalidade Inclui: esterilidade, abstinência sexual, controle de nascimentos.

A população é sempre controlada por uma combinação desses controles, para ficar dentro da oferta disponível de alimentos.

A falta de cuidado predomina entre os pobres! As classes baixas não teriam meios de subsistir se a elite rica não dividisse com eles seus recursos! Os pobres quando tem oportunidade de economizar não o fazem, gastam tudo o que tem nos bares! A única fuga possível é o estabelecimento do direito de propriedade e o casamento. As pessoas de alta moral acumularia e a maioria esbanjaria numa vida desregrada. Um bom cristão deve aceitar a vida miserável de forma realista, para manter a população em nível de subsistência! A falta de cuidado predomina entre os pobres! Os membros mais úteis da sociedade são da classe rica dos proprietários, cujo valor não é só econômico, mas também cultural! Onde não há contenção moral a população é contida pelo vício e pela miséria!

A teoria da população de Malthus teve uma enorme influência intelectual. Algumas variações desta teoria da população são amplamente aceitas hoje em dia – principalmente em teorias que tratam dos países menos desenvolvidos. A orientação normativa da teoria continua existindo – como existia com Malthus – para convencer de que a pobreza é inevitável, de que pouco ou quase nada pode ser feito a seu respeito e de que ela é, em termos gerais, devido à fraqueza ou à inferioridade dos pobres.

Hunt, E. K. História do pensamento econômico. 7a. ed Hunt, E. K. História do pensamento econômico. 7a. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1981.