Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.

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Transcrição da apresentação:

Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

A ciência na história https://www.facebook.com/Prof.EvertonCorrea

Lição de anatomia do Dr. Tulp (1632) Óleo sobre tela de Rembrandt (1606-1669).

As três principais concepções de ciência Historicamente, três têm sido as principais concepções de ciências ou de ideias de cientificidade: a racionalista (cujo modelo de objetividade é a matemática); a empirista (que toma o modelo de objetividade da medicina grega e da história natural do século XVII; e a construtivista (cujo modelo de objetividade advém da ideia de razão como conhecimento aproximativo.

A concepção racionalista (que se estende dos gregos até o final do século XVII) Afirma que a ciência é um conhecimento racional dedutivo e demonstrativo como a matemática, portanto, capaz de provar a verdade necessária e universal de seus enunciados e resultados, sem deixar nenhuma dúvida. O objeto científico é uma representação intelectual universal, necessária e verdadeira das coisas representadas, e corresponde à própria realidade, porque esta é racional e inteligível em si mesma. As experiências científicas são realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas.

A concepção empirista (que vai da medicina grega e Aristóteles até o final do século XIX) Afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções e que, ao serem completadas, oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento. A teoria científica resulta das observações e dos experimentos, de modo que a experiência não tem simplesmente a função de verificar e confirmar conceitos, mas a de produzi-los. Eis por que, nesta concepção, sempre houve grande cuidado para estabelecer métodos experimentais rigorosos, pois deles dependia a definição da objetividade investigada.

Antes, Essas duas concepções de cientificidade possuíam o mesmo pressuposto, embora o realizassem de maneiras diferentes. A concepção racionalista era hipotético-dedutiva, isto é, definia o objeto e suas leis e disso deduzia propriedades, efeitos posteriores, previsões. A concepção empirista era hipotético-indutiva, isto é, apresentava suposições sobre o objeto, realiza observações e experimentos e chegava à definição dos fatos, às suas leis, suas propriedades, seus efeitos posteriores e a previsões.

A concepção construtivista (iniciada em nosso século) Considera a ciência uma construção de modelos explicativos para a realidade e não uma representação da própria realidade. O cientista combina dois procedimentos – um vindo do racionalismo, outro vindo do empirismo – e a eles acrescenta um terceiro, vindo da ideia de conhecimento aproximativo e corrigível.

Então, Como o racionalista, o cientista construtivista exige que o método lhe permita e lhe garanta estabelecer axiomas, postulados, definições e deduções sobre o objeto científico. Como o empirista, o construtivista exige que a experimentação guie e modifique axiomas, postulados, definições e demonstrações.

No entanto, Porque considera o objeto uma construção lógico- intelectual e uma construção experimental feita em laboratório, o cientista não espera que seu trabalho apresente a realidade em si mesma, mas ofereça estruturas e modelos de funcionamento da realidade, explicando os fenômenos observados.

São três as exigências de seu ideal científico: Que haja coerência (isto é, que não haja contradições) entre os principais que orientam a teoria; Que os modelos dos objetos (ou estruturas dos fenômenos) sejam construídos com base na observação e na experimentação; Que os resultados obtidos possam não só alterar os modelos construídos, mas também alterar os próprios princípios da teoria, corrigindo-a.

Atividade Quais as três principais concepções de ciência? Explique brevemente a concepção racionalista de ciência. Explique brevemente a concepção empirista de ciência. Explique brevemente a concepção construtivista de ciência. Explique o que significa as expressões “hipotético-dedutivo” e “hipotético-indutivo”. Quais os princípios do ideal de cientificidade na concepção construtivista de ciência?

Fim