Painel Integração & Mobilidade A Tecnologia na Integração Física e Tarifária no Transporte Urbano Empresa 01
A tecnologia na integração Física e Tarifária no transporte urbano e metropolitano Bilhetagem Eletrônica Érico Moraes Diretor Comercial
A Empresa 1 Desde 1994 desenvolvendo tecnologia de automação para o transporte de passageiros Início dos trabalhos em Campinas - SP Soluções baseadas em smart cards Cartões Mifare, 1024 Bytes (PVC) Cartões Paper Ticket: Mifare Ultra Light, 64 Bytes ASK 32 e 64 Bytes Atualmente com sede em Belo Horizonte - MG
48 cidades optaram pelo sistema de bilhetagem SIGOM A Empresa 1 48 cidades optaram pelo sistema de bilhetagem SIGOM Estado São Paulo Rio de Janeiro Minas Gerais Amapá Santa Catarina Bahia Ceará Espírito Santo Paraíba Pernambuco Roraima Goiás No de Cidades 19 7* 8 2 1 3 * Angra dos Reis e Região dos Lagos
A Empresa 1 Florianópolis, Fortaleza, Vitória, Macapá e Boa Vista Base operacional instalada: 97 garagens de ônibus 15 terminais de embarque/integração + 8.000 equipamentos em operação plena + de 3.000.000 cartões contactless em operação diária Estamos presentes em 12 estados brasileiros e 5 capitais: Florianópolis, Fortaleza, Vitória, Macapá e Boa Vista
O Validador
Plug-in: Fixação e engate rápido do validador
O Validador instalado em Van’s Integrado com sistema Urbano e Metropolitano Guarulhos (SP), desde Jun/2003 Betim (MG), em implantação Fortaleza (CE), em implantação
Integração entre fornecedores de solução
Tempos de Processamento e Transferência de Dados do Validador Processamento para liberar a catraca: 380ms Leitura/escrita Verificação da Lista de Restritos Verificação da Lista de Recarga Rotinas de criptografia Assinatura eletrônica com módulo SAM/SIM card Cálculo da Chave Diversificada Utilizando processo de coleta via Wi-Fi (WLAN): Coleta do movimento diário: 10 s p/ 1.000 eventos Tempo de transf. Lista de Restritos: 10 s p/ 50.000 crt. Tempo de transf. Lista de Recarga: 20 s p/ 25.000 crt
Posição do Operador em relação ao Validador
Validador Embarcado
Bloqueio Fixo com recolhimento de cartão Cidade: Guarujá (SP)
Bloqueio Fixo com recolhimento de cartão Cidade: Guarujá (SP)
Bloqueio Fixo com recolhimento de cartão Cidade: Guarujá (SP)
Bloqueio fixo sem recolhimento de cartão Cidade: Florianópolis (SC)
Cidades com Integração Temporal / Modal: Set/1995: Salto - SP Urbano - Integração Temporal e Espacial Fev/2000: Presidente Prudente – SP Out/2000: Votorantim – SP Urbano com Metropolitano - Integração Temporal e Espacial Maio/2002: Guarulhos - SP Urbano com Metropolitano e Transporte Alternativo com 12 patamares tarifários Ago/2003: Florianópolis – SC Urbano – Integração Temporal e Espacial, com 14 patamares tarifários e cobrança de complemento de tarifa diferenciado por tipo de cartão
Votorantim (SP), desde 2000 Características do Sistema 60 carros; 34 urbanos 26 intermunicipais (Votorantim Sorocaba) Integração somente com cartões Dinheiro no cartão Somente 1 integração permitida 70 minutos de tempo de integração Débito na 1a linha e cobrança de complemento tarifário na 2a linha Controle por meio da Matriz de Integração (com Ida e Volta) Sistema com Terminal Aberto Tarifa única no urbano Tarifa única no intermunicipal (maior que urbano) 63 % das transações com cartão 16 % de Integração 23.000 transações com cartões por dia
Guarulhos (SP), desde 2002 Características do Sistema 1.592 veículos 525 urbanos ( em operação ) 600 metropolitanos (Região de Guarulhos e Arujá ) – EMTU 441 Alternativo Urbano 26 Complementar Metropolitano (ORCA) Sem integração Temporal Dinheiro no cartão Sistema único de passagem (cartão contactless) tarifa única no urbano 13 tarifas no metropolitano Operadora: Guarupas (emite cartões e vende créditos) 248.00 cartões em operação (urbano) Objetivo: Eliminar transporte clandestino na região e melhorar a relação usuário x operadora
Guarulhos (SP), desde 2000
Guarulhos (SP) Tipo de Cartão Municipal Intermunicipal Van Municipal Van Intermunicipal Comum urbano S Vale Transporte Urbano N Estudante Urbano Aposentado urbano Pensionista urbano Deficiente urbano Deficiente c/ Acomp. Idoso-Ultralight Estudante Intermunic.ipal VT Intermunicipal
Florianópolis - SC 910 carros 1a.. Fase – Urbano 2a. Fase – Intermunicipal (8 municípios)
Florianópolis - SC Características do Sistema 430 carros – sistema tronco-alimentador urbano 5 terminais de embarque/integração 20 minutos de tempo de integração 60% das transações são feitas com cartão Percentual de integrações: 15% 7 Patamares Tarifários Integração somente com cartões Dinheiro no cartão Somente 1 integração permitida Débito na 1a linha e 2a linha com complemento tarifário Controle por meio da Matriz de Integração 150 linhas 270.000 cartões emitidos Maior oferta de horários Menor distância percorrida
Extensão da Ilha: 80 Km
Terminais Urbanos TICEN – Centro TISAC – Saco dos Limões TIRIO – Rio Tavares TILAG – Lagoa da Conceição TICAN – Canasvieiras TISAN – Santo Antonio TITRI – Trindade TICAP – Capoeiras TIJAR – Jardim Atlântico
Sistema Tronco-Alimentador
Passe Rápido - SETUF
Terminais Metropolitanos
SIGOMplus Paper Ticket Ultralight – 64 Bytes Permite integração temporal Valor mínimo: R$10,00 Casco: R$3,00 Uso: R$7,00
Sistema Gerenciador de Operação e Manutenção SIGOM Sistema Gerenciador de Operação e Manutenção
SIGOMplus Sistema totalmente parametrizável Fácil de operar (“interface” amigável) Possibilita integração temporal e espacial Manutenção e evolução constantes Permite auditar todas as ações executadas Homologado por profissionais da área de transportes Possibilita a Recarga a Bordo Garantia de Interoperabilidade com “SAM” tipo SIM-Card
SIGOMplus – Tipos de Cartão
SIGOMplus - Integração
Módulo Tarifação Diferenciada por Horário
Módulo Tarifação Diferenciada por Horário
Módulo Tarifação Diferenciada por Horário
Conclusão Com o crescimento das cidades e regiões metropolitanas Com a exaustão da malha viária Com o aumento do transporte clandestino É necessário um planejamento operacional, oferecendo um serviço de melhor qualidade para a população. E isso só é possível com a aplicação de tecnologia. Ao escolher/implantar soluções de bilhetagem eletrônica, analise: Segurança versus custo da tecnologia Capacidade para integração temporal com complemento tarifário, modal e entre modais
O que é necessário para garantir a “Interoperabilidade” Padronizar: Estrutura interna de dados dos cartões (Mifare e tipo B) Estrutura dos arquivos a serem transferidos Módulos de segurança (SAM tipo SIM card) com sistema operacionais de mercado Clearing: garantir para aquele que executou o serviço o recebimento daquele que vendeu a passagem, ou seja, recebeu o dinheiro
Padrões existentes Calypso - França ITSO – Inglaterra IMS – Transportes + Sistema Bancário Brasil: Não possui ainda um padrão próprio
Obrigado pela atenção! Érico Simon de Moraes Diretor Comercial Fone: (31) 3262-3261 – Fax: (31) 3261-4991 erico@empresa1.com.br vendas@empresa1.com.br www.empresa1.com.br