Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. AÇÃO CIVIL EX DELICTO.
Advertisements

Direito Processual Penal I
UNIDADE VI – AÇÃO CIVIL “ex delicto”.
Ação Penal e actio civilis ex delicto A ação Penal e a actio civilis ex delicto não se confundem: a ação penal tem por escopo realizar o Direito Penal.
Outras hipóteses de extinção do Crédito Tributário
Extinção da Punibilidade
Direito Tributário I Crédito Tributário.
PROCEDIMENTO DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA ORIGINÁRIA DOS TRIBUNAIS
TGP – Direito Processual III
PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL MUNICIPAL
CRÉDITO TRIBUTÁRIO DO LANÇAMENTO
Direito Processual Penal I
Direito Processual Penal I
PROFA.: ÂNGELA ISSA HAONAT
TEMA 05: EXTINÇÃO DE PUNIBILIDADE _ PRESCRIÇÃO (PÁG. 83, 86 A 90)
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL DENUNCIA ESPONTÂNEA
SONEGAÇÃO FISCAL E CONSEQUÊNCIAS LEGAIS
Questões prejudiciais e incidentes processuais
Ação Penal Tributária na visão dos Tribunais Superiores
Maria Leonor Leite Vieira Mestre e Professora PUC/SP
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DE ALAGOAS
APELAÇÃO (ART.593 a 603 CPP).
PROCESSO CONSTITUCIONAL
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 07 19/08/2013.
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
Decadência do direito do fisco
02/04/2017.
4º Curso Estadual para Instrutor, Mestre e Examinador CEIME 2011
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
Direito Proc. Civil Coletivo
A PRESCRIÇÃO INTERCORRENTE: QUESTÕES PONTUAIS Eduardo Sabbag 9 E 10 DE OUTUBRO DE 2014.
BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS. DIREITO TRIBUTÁRIO EQUIPE ESPECIALIZADA – LEGISLAÇÃO – JURISPRUDÊNCIA – SEGURANÇA JURÍDICA - SOLUÇÕES TRIBUTÁRIAS – REDUÇÃO.
CONCEITO: Método de resolução de conflitos, caracterizado por atos realizados em contraditório pela atuação do Estado-Juiz e das partes a fim de ser prestada.
Aldo de Paula Junior Mestre e Doutor PUC/SP
CADIN/RS.
FACULDADES VERIS – METROCAMP CURSO DE DIREITO
Prescrição para cobrança do crédito tributário e a aplicação do art. 219 do CPC: mudança de posicionamento no STJ Juliana Furtado Costa Doutora PUC/SP.
PRESCRIÇÃO PENAL.
Lei nº /09 - Algumas inovações Ricardo Lodi Ribeiro.
PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO – AULA 09 PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
SUSPENSÃO DO PROCESSO Suspender o processo é suspender o curso do procedimento, suspender a prática dos atos processuais. Os efeitos do processo continuam.
AÇÕES ORDINÁRIAS EM MATÉRIA TRIBUTÁRIA
Suspensão, extinção e exclusão do crédito tributário
TÍTULO EXECUTIVO Requisitos da execução – título executivo + inadimplemento Título executivo judicial (fase; defesa por impugnação); extrajudicial (processo.
AÇÃO CIVIL EX-DELICT.
Direito EmpresariaL III UFT
Lei n , de CONCEITOS Elisão fiscal ou elisão tributária: escolha, dentre as opções permitidas por lei, das ações administrativas e de.
DISCIPLINA PROCESSO CIVIL V 2009 CURSO DE GRADUAÇÃO – DIREITO - METROCAMP LARISSA B. B. PRADO
DAS QUESTÕES E PROCESSOS INCIDENTES
HABEAS CORPUS Art
HABEAS CORPUS.
Segundo Eduardo Sabbag
AÇÃO ANULATÓRIA (Matéria Fiscal)
PRÁTICA SIMULADA III - PENAL
-MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL - considerações gerais: embora seja uma ação constitucional de natureza civil, pode ser utilizado, em determinadas.
HABEAS CORPUS Art
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
Dra Kátia Ranzani (katia. com
Professor: Yuri Nadaf Borges
Recursos em Espécie - Apelação
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
Processo de Execução e Cumprimento de Sentença
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Parte Geral-Livro III, Título IV Prescrição e Decadência -II- 1.
DOS RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO. ART. 593, CPP
INTRODUÇÃO Atente para a seguinte ordem de ocorrências: 1 - Publicação da lei (obrigação tributária ex lege - decorrente de lei ou causa de existência.
Transcrição da apresentação:

Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL Concomitância entre os processos tributário e penal e a Súmula n.º 24 do STF Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL

Posicionamento do STF Súmula Vinculante n.º 24 (11/12/09) “Não se tipifica crime material contra a ordem tributária, previsto no art. 1.º, I a IV da Lei n.º 8.137/90, antes do lançamento definitivo do tributo” HC 81.611-8 DF (13/05/05) “lançamento do tributo pendente de decisão definitiva do processo administrativo: falta de justa causa para a ação penal, suspenso, porém, o curso da prescrição enquanto obstada a sua propositura pela falta do lançamento definitivo.” ADIn n.º 1571-1 DF (10/12/03) “O MP, poderá, na forma de direito, mesmo antes de encerrada a instância administrativa, que é autônoma, iniciar a instância penal, com a propositura da ação correspondente.

Críticas à Súmula Vinculante n.º 24 do STF CRIME TRIBUTÁRIO – PROCESSO ADMINISTRATIVO – PERSECUÇÃO CRIMINAL – NECESSIDADE. Caso a caso, é preciso perquirir a necessidade de esgotamento do processo administrativo-fiscal para iniciar-se a persecução criminal. Vale notar que, no tocante aos crimes tributários, a ordem jurídica constitucional não prevê a fase administrativa para ter-se a judicialização. CRIME TRIBUTÁRIO – JUSTA CAUSA. Surge a configurar a existência de justa causa situação concreta em que o Ministério Público haja atuado a partir de provocação da Receita Federal tendo em conta auto de infração relativa à sonegação de informações tributárias a desaguarem em débito do contribuinte. (HC 108.037 ES – STF 31/01/12) Não tem aplicabilidade apenas ao art. 1.º, I a IV da Lei n.º. 8.137/90. Generalização quanto ao tema da necessidade de esgotamento da esfera administrativa tributária para a propositura da ação penal, que deveria ser analisada caso a caso. A expressão “lançamento definitivo”. Que é “lançamento definitivo”? E quando quando se dá esta “definitividade”? A função do processo administrativo tributário não é a constituição do crédito tributário (de forma definitiva). É jurisdicional (visa solucionar um conflito) – o que se aplica para um deveria se aplicar para o outro.

Posicionamento do STJ “Havendo lançamento definitivo do tributo, a propositura de ação anulatória de débito fiscal não impede o prosseguimento do processo-crime referente aos delitos contra a ordem tributária. Julgado procedente o pedido para anular o auto de infração que serviu de base à deflagração da ação penal, decisão que transitou em julgado, não há que falar em crédito tributário definitivamente constituído, impondo-se, de rigor o trancamento da ação penal” (HC 78.428-RS DJ 23.03.09) “A ação anulatória de crédito tributário não pode ser considerada condição de procedibilidade para processo-crime, em razão da independência das esferas cível e criminal. A teor do art. 93 do CPP, a suspensão do curso do processo-crime é uma faculdade do Magistrado.” (HC 90.395-PR DJ 24.04.10) “A existência de ação cível anulatória do crédito tributário não impede a persecução penal dos agentes públicos em juízo, em respeito à independência das esferas cível e criminal. Ainda que obtido êxito no pedido de antecipação de tutela na seara cível.” (HC 159.111-SP DJ 08.11.10) O problema não é com relação à existência de processo administrativo, mas sim o que se discute tanto no processo administrativo quanto no judicial ser elementar do tipo penal.

Nosso Posicionamento Instauração de processo administrativo Instauração de processo judicial Lançamento Tributário Consumação Procedente ao Contribuinte Extinção do processo penal Sentença Condenatória HC - revisão criminal Nasce o direito de propor a ação penal Ação Penal Questão prejudicial heterogênea Facultada a suspensão do processo (art. 93 do CPP) MP pode esperar (art. 116 I do CPP) Suspensão do prazo prescricional penal

OBRIGADA! aurora@ibet.com.br