Provas conhecimentos bancários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE ANÔNIMA Acadêmicos: Bruna Chaves Danielle Fonseca Maxwell Júneo Militão José Solange Mendes.
Advertisements

Investidores A Bolsa de Valores classifica os investidores atuantes no mercado da seguinte forma: Pessoa Física Investidores Individuais Clubes de Investimentos.
Mercado de Capitais É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Administração de recursos de curto e longo prazo – 1ª aula
“Como Funciona o Mercado de Ações ” – Parte 1
“Investimentos – Parte 2 ”
Sistema Financeiro O que é: conjunto de instituições e instrumentos de intermediação de recursos financeiros. Função : transferência de recursos dos agentes.
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
Questões sobre SFN.
X Sociedades que nasceram do reconhecimento que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não da sua propriedade.
X Analise as afirmativas que seguem: I.Somente bancos comerciais podem realizar captação de depósitos à vista. II.Não é necessário a existência de uma.
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
SOCIEDADES POR AÇÕES a sociedade anônima;
Profº André Augusto.
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS.
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Bancos Especiais: Banco do Brasil
Administração Financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras Prof. Onivaldo Izidoro Pereira.
Agência Nacional de Saúde Suplementar
CONCURSO BANCO DO BRASIL CEJURGS. DIREITO E CONHECIMENTOS BANCÁRIOS AFIRMAÇÃO: O BCB, como Executor da Supervisão Bancária, verifica o cumprimento das.
Instituições Financeiras do SFN
CDC Financiamento concedido por banco ou financeira a seus clientes, para a aquisição de bens ou serviços, ou ainda, sem propósitos específicos. Muito.
$ Jogo do Milhão.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
Mercado de Capitais Profa. Jucilene Ruzza.
Sistema Financeiro.
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
UNIP Ciências da Computação e Sistemas de Informação Sistema Financeiro Nacional Professor Luiz Roberto Kallas
Estrutura do SFN Sistema Financeiro Nacional (noções gerais)
e Prof.Nelson Guerra - Ano 2015 GARANTIAS: FGC  FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO.
2º SEM 2009 Prof. Lourival1 Mercado de Capitais Ações & Fundos.
Investimentos . Suzana Habitzreuter Muller
Mercado do Títulos Público
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Instituições Financeiras Bancárias Bancos Comerciais Bancos Múltiplos Caixas Econômicas.
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
Conselho Monetário Nacional (CMN) Industrial
SOCIEDADE ANONIMA.
- SFN - ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Sistema Financeiro Nacional
e Concurso Banco do Brasil Prof.Nelson Guerra - Ano 2014 FGC  FUNDO GARANTIDOR DE CRÉDITO.
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência
Acho melhor contratar um especialista!!! Para simplificar o acesso do investidor ao mercado, as instituições financeiras organizam e administram fundos.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Mercado Financeiro: noções
Sistema Financeiro Nacional
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Fundos de investimento
Mercado Financeiro e Investimentos
BOLSAS DE VALORES > Operadores no mercado de capitais 1 Instituições de crédito ou “bancos” Sociedades corretoras e sociedades financeiras de corretagem.
Sociedade Anônima Características
Os intermediários financeiros 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais São fundamentais para que se possa transferir.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Mercado Financeiro É a reunião das instituições financeiras, capazes de intermediar recursos, entre agentes deficitários e superavitários Pessoas físicas.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Prof. Luciano. - Conjunto de instituições e órgãos que regulam, fiscalizam e executam as operações relativas à circulação da moeda e do crédito.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
TODOS OS SLIDES FORAM EXTRAIDOS DO LIVRO Mercados Financeiros para a Certificação Profissional Anbid Adriano Leal Bruni
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Transcrição da apresentação:

Provas conhecimentos bancários Banco do Brasil 2010 Caixa Econômica 2010 Questões Questões

PROVA DE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS BANCO DO BRASIL BANCA: FCC DATA: 06 DE JUNHO DE 2010

41. Compete à Comissão de Valores Mobiliários – CVM disciplinar as seguintes matérias: I. registro de companhias abertas. II. execução da política monetária. III. registro e fiscalização de fundos de investimento. IV. registro de distribuições de valores mobiliários. V. custódia de títulos públicos. Está correto o que se afirma APENAS em (A) III, IV e V. (B) I, II e III. (C) I, II e IV. (D) I, III e IV. (E) II, III e V.

42. De acordo com as normas do Conselho Monetário Nacional – CMN, os bancos múltiplos devem ser constituídos com, no mínimo, duas carteiras, sendo uma delas obrigatoriamente de (A) arrendamento mercantil. (B) investimento. (C) crédito, financiamento e investimento. (D) crédito imobiliário. (E) câmbio

44. A BM&FBOVESPA S.A. é caracterizada como (A) companhia aberta cujas ações são transacionadas em seu próprio ambiente de negociação. (B) espaço em que exclusivamente são negociadas ações de emissão de empresas brasileiras. (C) empresa cujo capital é controlado por sociedades corretoras por meio de títulos patrimoniais. (D) entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. (E) empresa constituída para possibilitar e negociação de ações por meio do sistema home broker.

43. A CETIP S.A. tem por finalidade (A) dispensar a supervisão e normatização da Comissão de Valores Mobiliários para os casos de administração de carteiras e custódia de valores mobiliários. (B) garantir a liquidação financeira de transações de títulos privados entre instituições bancárias no Mercado de Balcão. (C) operar como substituta no caso de interrupção das operações diárias do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB. (D) atuar internacionalmente, em tempo real, tendo como participantes bancos, corretoras, distribuidoras, fundos de investimento, seguradoras e fundos de pensão. (E) assegurar que as operações somente sejam finalizadas caso os títulos estejam efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador.

45. As entidades fechadas de previdência complementar, também conhecidas como fundos de pensão, são organizadas sob a forma de (A) fundação ou sociedade civil, sem fins lucrativos e acessíveis, exclusivamente, aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas. (B) fundos PGBL −Plano Gerador de Benefício Livre. (C) fundos VGBL −Vida Gerador de Benefício Livre. (D) empresas vinculadas ao Ministério da Fazenda e fiscalizadas pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados. (E) planos que devem ser oferecidos a todos os colaboradores e que também podem ser adquiridos por pessoas que não tenham vínculo empregatício com a empresa patrocinadora.

46. Os depósitos a prazo feitos pelo cliente em bancos comerciais e representados por RDB (A) oferecem liquidez diária após carência de 30 dias. (B) são títulos de crédito. (C) são recibos inegociáveis e intransferíveis. (D) contam com garantia do Fundo Garantidor de Crédito - FGC até R$ 20.000,00. (E) são aplicações financeiras isentas de risco de crédito.

47. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES tem dentre seus objetivos o de (A) executar, por conta do Banco Central, a compensação de cheques e outros papéis. (B) promover o desenvolvimento integrado das atividades agrícolas, industriais e de serviços. (C) controlar o fluxo de capitais estrangeiros, garantindo o correto funcionamento do mercado cambial. (D) promover o crescimento e a diversificação das importações. (E) adquirir e financiar estoques de produção exportável.

48. A fiança bancária é uma obrigação escrita prestada à empresa que necessita de garantia para contratação de operação que envolva responsabilidade na sua execução e (A) não apresenta risco de crédito para a instituição financeira. (B) comprova que os recursos financeiros necessários estão depositados pela empresa na instituição financeira fiadora. (C) pode ser concedida somente em operações relacionadas ao comércio internacional. (D) substitui total ou parcialmente os adiantamentos em dinheiro ao credor por parte da empresa. (E) está sujeita à incidência de Imposto sobre Operações Financeiras - IOF.

49. O Comitê de Política Monetária COPOM tem como objetivo: (A) Implementar a política monetária e definir a meta da Taxa SELIC e seu eventual viés. (B) Reunir periodicamente os ministros da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão e o presidente do Banco Central do Brasil. (C) Coletar as projeções das instituições financeiras para a taxa de inflação. (D) Divulgar mensalmente as taxas de juros de curto e longo prazos praticadas no mercado financeiro. (E) Promover debates acerca da política monetária até que se alcance consenso sobre a taxa de juros de curto prazo a ser divulgada em ata.

50. As cadernetas de poupança remuneram o investidor à taxa de juros de 6% ao ano com capitalização (A) diária e atualização pelo Índice Geral de Preços do Mercado - IGP-M. (B) mensal e atualização pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA. (C) trimestral e atualização pela Taxa Referencial - TR. (D) semestral e atualização pelo Índice Geral de Preços - IGP. (E) mensal e atualização pela Taxa Referencial - TR.

51. O arrendamento mercantil (leasing) é uma operação com características legais próprias, como (A) cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras - IOF. (B) cessão do uso de um bem, por determinado prazo, mediante condições contratadas entre arrendador e arrendatário. (C) prazo mínimo de arrendamento de três anos para bens com vida útil de até cinco anos. (D) aquisição obrigatória do bem pelo arrendatário ao final do prazo do contrato. (E) destinação exclusivamente à pessoa jurídica

52. Sobre os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios - FIDC é correto afirmar: (A) Não há incidência de imposto de renda na fonte. (B) É requerida a existência de uma Sociedade de Propósito Específico. (C) Suas cotas podem ser adquiridas por todos os tipos de investidores. (D) É facultativa a contratação e divulgação de relatório elaborado por agência de classificação de risco. (E) A aplicação mínima é de R$ 25 mil por investidor

53. No mercado de câmbio no Brasil são realizadas operações (A) de troca de moeda nacional exclusivamente pelo dólar norte-americano ou vice-versa. (B) no mercado à vista apenas por pessoa jurídica. (C) pelos agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil. (D) dispensadas da regulamentação e fiscalização pelo Banco Central do Brasil. (E) no segmento flutuante, relativas a importação e exportação de mercadorias e serviços.

54. As operações para financiamento do capital de giro das empresas vêm sendo preferencialmente formalizadas por meio de Cédula de Crédito Bancário − CCB, que proporciona (A) a negociabilidade do certificado no mercado secundário. (B) a promessa de pagamento mediante conferência de bens. (C) a efetividade processual de um título executivo judicial. (D) a garantia do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. (E) a dispensa de custódia do título na respectiva instituição financeira.

IV. As seguradoras são organizadas sob a forma de sociedades anônimas, não estando sujeitas a falência nem podendo impetrar concordata, embora possam ser liquidadas, voluntária ou compulsoriamente. 55. Sobre o mercado de seguros no Brasil, considere: I. O Instituto de Resseguros do Brasil (hoje IRB-Brasil Re) tem seu capital controlado integralmente pela União. V. O seguro garantia é destinado exclusivamente aos órgãos públicos da administração direta e indireta federais, estaduais e municipais. II. A Lei Complementar no 126/2007 abriu o mercado brasileiro de resseguros e possibilitou a instalação e funcionamento de outras companhias no setor. São características do mercado de seguros no Brasil o que se afirma APENAS em III. A Superintendência de Seguros Privados - SUSEP é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro. (A) II, IV e V. (B) I, II e III. (C) I, II e IV. (D) I, III, IV e V. (E) II, III e IV.

56. Os contratos negociados nos mercados futuros são caracterizados (A) pelas diferenças de preços ajustadas no vencimento. (B) pelas diferenças de preços ajustadas diariamente. (C) pelas cláusulas redigidas de acordo com a conveniência das partes. (D) pela padronização quando as partes são instituições financeiras. (E) pela dispensa da prestação de garantias pelas partes

57. Dentre as diversas modalidades de operações com derivativos, a aquisição de uma opção de compra (Call) (A) expõe o titular a chamadas de margem em dinheiro. (B) exige o depósito de garantia em títulos. (C) obriga o titular a permanecer no mercado até o vencimento. (D) possibilita investimento no ativo objeto por uma fração de seu preço no mercado à vista. (E) impede a aquisição de mais de uma série do mesmo ativo objeto.

58. As debêntures, segundo a Lei no 6 58. As debêntures, segundo a Lei no 6.404/76, são títulos nominativos ou escriturais emitidos por sociedades por ações. Asseguram ao seu titular direito de crédito contra a companhia emissora e (A) têm as suas garantias, se houver, especificadas na escritura de emissão. (B) devem ser registradas para negociação em Bolsa de Valores. (C) podem ser emitidas por bancos de investimento. (D) são adquiridas por investidores no mercado internacional. (E) podem ser emitidas pelo prazo máximo de 360 dias.

59. O Fundo Garantidor de Crédito − FGC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra o mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, contra instituições financeiras em caso de intervenção, liquidação ou falência. São cobertos limitadamente pela garantia (A) Fundos de Investimentos Financeiros. (B) Notas Promissórias Comerciais. (C) Letras Hipotecárias. (D) Depósitos Judiciais. (E) Letras Financeiras do Tesouro.

60. A Lei no 9.613/98, que dispõe sobre os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, determina que (A) é facultado à instituição financeira fornecer talonário de cheque ao depositante enquanto são verificadas as informações constantes da ficha proposta. (B) os crimes são afiançáveis e permitem liberdade provisória. (C) a simples ocultação de valores é suficiente para cumprir exigência punitiva. (D) o agente pode ser punido, ainda que a posse ou o uso dos bens não lhe tenha trazido nenhum proveito. (E) a obtenção de proveito específico é exigida para caracterizar o crime. Provas conhecimentos bancários

PROVA DE CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Caixa‐RS 2010

37. Com a extinção do Conselho da Superintendência da Moeda e do Crédito, com a finalidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando o progresso econômico e social do País, foi criado em substituição (A) a Assembleia Monetária Nacional. (B) o Conselho Monetário Nacional. (C) o Conselho Nacional de Finanças. (D) o Ministério das Finanças. (E) a Coordenadoria de Finanças Públicas.

II. propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros, com vistas à maior eficiência do sistema de pagamentos e de mobilização de recursos. 38. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. A política do Conselho Monetário Nacional objetivará III. zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras. Essa é clássica de Concurso.. zelar é tarefa do CMN.. I. orientar somente a aplicação dos recursos das instituições financeiras públicas, tendo em vista propiciar, nas diferentes regiões do País, condições favoráveis ao desenvolvimento harmônico da economia nacional. IV. regular o valor externo da moeda e o equilíbrio no balanço de pagamento do País, tendo em vista a melhor utilização dos recursos da moeda nacional (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II e III. (D) Apenas I, II e IV. (E) I, II, III e IV.

39. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Compete ao Conselho Monetário Nacional limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos comissões e qualquer outra forma de remuneração de operações e serviços bancários ou financeiros, assegurando taxas favorecidas aos financiamentos que se destinem a promover I. recuperação e fertilização do solo, reflorestamento. II. combate a epizootias e pragas, nas atividades rurais. III. eletrificação rural, mecanização. IV. irrigação, investimento indispensáveis às atividades agropecuárias. (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II e III. (D) Apenas I, II e IV. (E) I, II, III e IV.

40. Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. De acordo com a Lei Federal nº 4728/65, os mercados financeiros e de capitais serão disciplinados pelo(a) ____________________ e fiscalizados pelo _______________. (A) Conselho Monetário Nacional / Banco Central da República do Brasil (B) Assembleia Monetária Nacional / Banco do Brasil (C) o Conselho Nacional de Finanças / Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (D) o Ministério das Finanças / Banco do Brasil (E) a Coordenadoria de Finanças Públicas / Banco Central da República do Brasil

III. manter registro e fiscalizar as operações das sociedades e firmas individuais que exerçam as atividades de intermediação na distribuição de títulos ou valores mobiliários, ou que efetuem, com qualquer propósito, a captação de poupança popular no mercado de capitais. 41. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Compete ao Banco Central I. autorizar a constituição e fiscalizar o funcionamento das Bolsas de Valores. IV. registrar as emissões de títulos ou valores mobiliários a serem distribuídos no mercado de capitais. II. autorizar o funcionamento e fiscalizar as operações das instituições financeiras, sociedades ou firmas individuais que tenham por objeto a subscrição para revenda e a distribuição de títulos ou valores mobiliários. (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II e III. (D) Apenas I, II e IV. (E) I, II, III e IV. Questão anulada. Questão é sobre CVM (E)

42. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. O sistema de distribuição de títulos ou valores mobiliários no mercado de capitais será constituído III. das sociedades ou empresas que não tenham por objeto a subscrição de títulos para revenda, ou sua distribuição no mercado, e que sejam autorizadas a funcionar. IV. das sociedades ou empresas que não tenham por objeto atividade de intermediação na distribuição de títulos ou valores mobiliários, e que estejam registradas. I. das Bolsas de Valores e das sociedades corretoras que sejam seus membros. II. das instituições financeiras autorizadas operar no mercado de capitais. (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II, III e IV. (D) Apenas I e II. (E) I, II, III e IV.

44. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo com a Lei Federal 9.069/95 foram convertidos em REAL, em 1º de julho de 1994, segundo a paridade fixada para aquela data, I. as contas‐correntes. II. os depósitos à vista nas instituições financeiras. III. os depósitos compulsórios em espécie sobre depósitos à vista, mantidos pelo sistema bancário junto ao Banco Central do Brasil. IV. os saldos das cadernetas de poupança. (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II, III e IV. (D) Apenas I e II. (E) I, II, III e IV

45. Assinale a alternativa INCORRETA 45. Assinale a alternativa INCORRETA. De acordo com a Lei Federal 6385/76, que dispõe sobre o mercado de valores mobiliários, serão disciplinadas e fiscalizadas as seguintes atividades: (A) a emissão e distribuição de valores mobiliários no mercado. (B) a negociação e intermediação no mercado imobiliário. (C) a organização, o funcionamento e as operações das bolsas de valores. (D) a administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários. (E) os serviços de consultor e analista de valores mobiliários.

46. Assinale a alternativa correta 46. Assinale a alternativa correta. A Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade (A) autárquica, vinculada ao Ministério da Fazenda. (B) fundacional, vinculada ao Banco Central. (C) empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda. (D) sociedade de economia mista, vinculada ao Banco Central. (E) associação pública, vinculada ao Ministério da Fazenda.

47. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. A Comissão de Valores Mobiliários terá jurisdição em todo o território nacional e no exercício de suas atribuições, poderá examinar registros contábeis, livros ou documentos de I. pessoas naturais e jurídicas que integram o sistema de distribuição de valores mobiliários. II. das companhias abertas. III. dos fundos e sociedades de investimento. IV. das carteiras e depósitos de valores mobiliários. (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II, III e IV. (D) Apenas I e II. (E) I, II, III e IV.

48. Nos crimes contra o sistema financeiro nacional, previstos na Lei Federal 7492/86, quando cometidos em quadrilha ou co‐autoria, o co‐autor ou partícipe que através de confissão espontânea revelar à autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa terá a sua pena (A) reduzida de um terço até a metade. (B) reduzida de um a dois terços. (C) reduzida de dois a três terços. (D) aumentada de um a dois terços. (E) aumentada um terço até a metade.

49 . Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo coma Lei Federal 4131/62, no serviço especial de registro do capital estrangeiro, serão registrados I. os capitais estrangeiros que ingressarem no País sob a forma de investimentos diretos ou de empréstimo, em moeda ou em bens. II. as remessas feitas para o exterior com o retorno de capitais ou como rendimentos desses capitais, lucros, dividendos, juros, amortizações, bem como as de "royalties", ou por qualquer outro título que implique transferência de rendimentos para fora do País. III. os reinvestimentos de lucros dos capitais estrangeiros. IV. as alterações do valor monetário do capital das empresas procedidas de acordo com a legislação em vigor. (A) Apenas I, II e III. (B) Apenas I, III e IV. (C) Apenas II, III e IV. (D) Apenas I e II. (E) I, II, III e IV

50. Assinale a alternativa correta 50. Assinale a alternativa correta. De acordo com a Lei Federal 4131/62, o registro do investimento estrangeiro será requerido, independente do pagamento de qualquer taxa ou emolumento, contados da data de seu ingresso no País, em até (A) 30 dias. (B) 40 dias. (C) 50 dias. (D) 60 dias. (E) 90 dias.

BOA SORTE !