Pinho, J.B. Jornalismo na Internet : planejamento e produção da informação on-line. São Paulo : Summus, 2003. Prof. Dr. Bruno Fuser Facom – UFJF - 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUBLICIDADE CAMPINAS Atuando há mais de 20 anos no Mercado de Campinas e Região e oferecendo soluções em publicidade, propaganda, design (criação de sites)
Advertisements

ESCOLA DE INCLUSÃO SOCIODIGITAL Palestrante: Carlos Henrique Machado Pinto.
1 Google Adwords Como potencializar o desempenho do seu negócio com marketing de busca Tiago Flores Dias.
Evolução das Mídias Sociais. Redes Sociais X Mídias Sociais Facebook, Orkut, Google +, Myspace, entre outros = Redes Sociais ou como em 2005, “ Sites.
“REDES DE COMUNICAÇÃO”. INTEGRANTES: Alexandre Marques Leandro Novais Leiza Costa Marcos Heleno Polyane Stéfane.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Edison Tamascia. Competência Conhecimento Habilidade Atitude.
Informatização da ONG Desabafo Social com as tecnologias ASP NET MVC 5 e Entity Framework 6 com abordagem ao gerenciamento estratégico da informação Autor:
Redes de Computadores e Internet Prof. Kleber Manrique Trevisani
Por: Larissa Garcia David Leonardo Martins Valle Melkizedek Andrade Rosa Renata Chaves William Mendes de Oliveira.
Physically present - future preserved. Fuji Harman Nuvem Preservação Digital.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa MENTAL – Um Projeto Colaborativo  Palavras-Chave: Mapa Mental; Trabalho Colaborativo; Mídias Digitais.
Centro de Intérpretes PORTAL MARTIM MONIZ.
Apresentação institucional
Viva3V Especialista Marketing Digital
Prof CHUPA ESSA MANGA !!!.
Meios de Comunicação em massa.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
Meios Físicos de Transmissão
Mídia Kit Gazetaweb.com
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Professora Ana Paula Cossmann Ms
Marketing na era Digital
Laboratório de Mídias Sociais
I Curso Acerj de Jornalismo Esportivo
A comunicação na era digital – O Poder Midiático
José Antonio Machado do Nascimento
Ferrari, Polyana. Jornalismo digital. São Paulo : Ed. Contexto, 2004
Ciências da COMUNICAÇÃO, INFORMAÇÃO, & COMPUTAÇÃO
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
Introdução a Educação a Distância
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Kit de ferramentas de Advocacy
Gerenciamento de Propaganda
SISTEMA DE INFORMAÇÃO Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações.
A Revolução das Mídias Sociais Rafael Melo Salum Engenheiro de Software / Gerente de
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
__________________________________________
OS DONOS DA MÍDIA NO BRASIL
MBA em Marketing e Comunicação
Telemóveis Inteligentes Computador Transístores
Tecnologias e Linguagens
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Educação e Cibercultura
Comunicação nas Organizações
Mídia, Mídia Digital e Pós Mídia Digital
Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.
Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
Cátia Pimentel Eronildes Carvalho
PARA TER O SINAL DIGITAL.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Políticas Públicas, participação social e cidadania
Acesso Aberto ao Conhecimento Científico
Ciberinfante criativo
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Grupos que pesquisam EaD no Brasil: Onde estamos? Para onde iremos?
Profª. Patrícia A. de Lima
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
O que é Comunicação?.
I – inTrodução à linguística:
Agenda Comércio Eletrônico - Definição Características
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃ O.
Tópicos Comércio Eletrônico - Definição Características
PROJETO.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 02
Prática com o Software Spring/INPE Operações Básicas de PDI Prof. Dr. Bruno Durão Rodrigues Agosto de 2019.
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
Evolução da internet. A história da internet inicia no tempo da Guerra Fria ( ) onde estava dois países envolvidos numa disputa de hegemonia mundial.
Transcrição da apresentação:

Pinho, J.B. Jornalismo na Internet : planejamento e produção da informação on-line. São Paulo : Summus, 2003. Prof. Dr. Bruno Fuser Facom – UFJF - 2016

Cap. 5 - Internet, mídia e jornalismo – pág. 49-58 Internet como mídia Diferenças da Internet em relação à mídia tradicional Não linearidade – hipertexto permite leitura diferenciada Fisiologia – maior fadiga visual Instantaneidade – “Furo” dura poucos segundos Dirigibilidade – Possibilidade de enviar informação específica diretamente para consumidores Qualificação – Público jovem e com alto nível de escolaridade, elevado poder aquisitivo Custos de produção e veiculação – Despesas irrisórias, após investimento em hardware e software. Interatividade – Permite diversas formas de interatividade nas suas aplicações Acessibilidade – Sites disponíveis a qualquer hora do dia, todos os dias.

Cap. 5 - Internet, mídia e jornalismo – pág. 49-58 Internet e jornalismo Jornalismo, relações públicas e publicidade – atividades de comunicação de massa que usam suporte comum (jornal, rádio, tv, revista, cinema, internet). Diferença: persuasão “Propaganda e relações públicas pretendem persuadir e levar a uma ação, utilizam o espaço do imaginário e apelam para subconsciente; jornalismo atém-se ao real, exerce papel de orientação racional.” (apud José Marques de Melo, 1994:13) Jornalismo se caracteriza ainda pela periodicidade, universalidade, atualidade e difusão, respondendo a uma necessidade social.

Cap. 5 - Internet, mídia e jornalismo – pág. 49-58 Conceito operacional de jornalismo digital “O jornalismo digital é todo produto discursivo que constrói a realidade por meio da singularidade dos eventos, tendo como suporte de circulação as redes telemáticas ou qualquer outro tipo de tecnologia por onde se transmita sinais numéricos e que comporte a interação com os usuários ao longo do processo produtivo” (apud Elias Machado Gonçalves, 2000 : 19). Diferencia-se portanto do jornalismo praticado nos meios tradicionais pela forma de tratamento dos dados e pelas relações que são articuladas com os usuários.