Vibrações ocupacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Advertisements

Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança VIBRAÇÕES.
Estresse e situações de risco
Síndromes Dolorosas Psicofisiológicas Wesley Campos de Oliveira.
SENAI Técnico em Segurança do trabalho Toxicologia Enf. Juliana Rita Pinheiro.
Primeiros Socorros Para crianças. Introdução Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ALTO-FALANTE.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
TREINAMENTO PROTEÇÃO AUDITIVA. INTRODUÇÃO Existem coisas que você não pode perder a audição é uma delas. Em nossa vida diária, seja em casa, no trabalho.
NR 17 - Mobiliário dos Postos de Trabalho O mobiliário deve ser concebido com regulagens que permitam ao trabalhador adaptá-lo as suas características.
Caracterização da insalubridade Para caracterizar a insalubridade basta que o trabalhador esteja exposto a agente ambiental (nocivo à saúde) e que tal.
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO PROFESSSOR: André Luiz de Oliveira Braz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – UNIFEBE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO VIBRAÇÃO. ÍNDICE O que é e quais são os riscos causados pela Vibração; Atividades que causam a Vibração na Construção.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CHOQUE ELÉTRICO.
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
Funções cerebrais (resumo) Msc. Luciene de O. Vieira.
Começa às 20h! #TopoDoENEM.
CAMADA DE OZÔNIO A camada de ozônio é uma região da atmosfera terrestre, em torno de 25 a 30 km de altura, onde a concentração do gás ozônio é maior.
Colégio Maria Imaculada
Saúde e Segurança do Trabalho – SST / Prof. Paulo S. Bayer
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
Energias renováveis em Portugal
É uma perturbação acidental que se manifesta no organismo humano, quando percorrido por uma corrente elétrica. CHOQUE ELÉTRICO.
Carlos Eduardo Rodrigues
Anamnese ocupacional – NR 7
Fenômenos Ondulatórios
Alemanha Inicio do século 20
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
Vírus.
Área dos Conhecimentos
BIOMECÂNICA OCUPACIONAL
Sistemas de Informação EM MARKETING
Levantamento, transporte e deposição manual de peso.
RISCO QUÍMICO Cádmio.
Ciências da Natureza e suas
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
Fisiologia do Relaxamento
Fenômenos Ondulatórios Prof. Luciano Mentz. O que é importante em um fenômeno ondulatório? Saber com quais tipos de onda ocorrem (Mec., EM, Longit. e.
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança VIBRAÇÕES.
Sistema Nervoso.
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Riscos em Instalações e Serviços Com Eletricidade Profa. Aline Almeida
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
SISTEMA MUSCULAR E MOVIMENTO
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon.
Alunos: Bruna, Emily Bianca Ribas e Guilherme Scherer Professora: Vanessa Backes Nascimento Diel.
Educação Física Prof: Jânio César
Alemanha Inicio do século 20
Profas. Gabriela R. Zinn e Suzana C. N. Lino
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
SISTEMA NERVOSO.
DEUS É LUZ.
Alemanha Inicio do século 20
ATO DE MOBILIZAÇÃO PELAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS)
ATO DE MOBILIZAÇÃO PELAS MUCOPOLISSACARIDOSES (MPS)
Alemanha Inicio do século 20
HIGIENE OCUPACIONAL.
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Lesões repetidas nas costas podem se tornar crônicas e pode causar: -anos de sofrimento; - encurtar os altos produtivos do trabalhador e - provavelmente.
FONES DE OUVIDOS E A NOVA GERAÇÃO
Prof: Marcus Ferrassoli
A proposta da oficina de teatro não é a formação de atores, mas trabalhar a comunicação em público,
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo,
INSTRUMENTOS PARA HIGIENE INDUSTRIAL - Vibração no Corpo Humano Conferencista: Wilson Rodriguez.
Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto pelos estudantes: João Oliva Mário Machado Condições Ambientais em Salas de Aula: Conforto Térmico.
Transcrição da apresentação:

Vibrações ocupacionais

Ao contrário de outros agentes, onde o trabalhador é sujeito passivo, expondo-se aos riscos, no caso das vibrações, deve haver, caracteristicamente, o contato entre o trabalhador e o equipamento ou máquina que transmita a vibração.

O corpo humano possui uma vibração natural O corpo humano possui uma vibração natural. Se uma vibração externa coincide com a natural, ocorre a ressonância que implica em amplificação do movimento.

A energia de vibração e absorvida pelo corpo, como consequencia de abrandamento promovida pelos tecidos e órgãos.

Essa exposição de longa duração e exposição no corpo inteiro pode danificar o sistema nervoso central autônomo  o resultado pode ser queixas de fadiga, irritação, cefaléia, problemas de coração como aumento da frequencia cardíaca e até impotência no aparelho reprodutor masculino.

Problemas na espinha dorsal também foram relatados em pessoas idosas, os jovens que foram expostas passaram a ter tendência a desenvolver tensão muscular.

Quais profissionais são mais afetados? Motoristas de tratores, ônibus, caminhões, operadores de trens e operadores de equipamentos pesados usados no asfaltamento

EXPOSIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO A exposição a vibrações ocupacionais de curta duração de corpo inteiro também é prejudicial, provocando efeitos fisiológicos, como aumento do batimento cardíaco por causa da resposta ao estresse geral ou leve ou aumento da intensidade da respiração.

Efeitos causados: Existem vários efeitos que a vibração catalogados, mas os mais danosos são:

• perda do equilíbrio, simulando uma labirintite, além de lentidão de reflexos; • manifestação de alteração no sistema cardíaco, com aumento da frequência de batimento do coração; • efeitos psicológicos, tal como a falta de concentração para o trabalho;

• apresentação de distúrbios visuais, como visão turva; • efeitos no sistema gastrointestinal, com sintomas desde enjoo até gastrites e ulcerações; • manifestação do mal do movimento (cinetose), que ocorre no mar, em aeronaves ou veículos terrestres, com sintomas de náuseas, vômitos e mal estar geral;

• comprometimento, inclusive permanente, de determinados órgãos do corpo; • degeneração gradativa do tecido muscular e nervoso, especialmente para os submetidos a vibrações localizadas, apresentando a patologia, popularmente conhecida como dedo branco, causando perda da capacidade manipulativa e o tato nas mãos e dedos, dificultando o controle motor.

As vibrações transmitida pelo corpo pode ser classificadas em 2 tipos: • vibrações de corpo inteiro: são de baixa frequencia e alta amplitude, situam-se na faixa de 1 a 80 Hz, mais especificamente 1 a 20 Hz. Estas vibrações são específicas para atividades de transporte e são afetas à norma ISO 2631.

Vibrações de extremidades (também conhecidas como segmentais localizadas ou de mãos e braços) são as mais estudadas, situam-se na faixa de 6,3 a 1250 Hz, ocorrendo nos trabalhos com ferramentas manuais e normatizadas pela ISO 5349.

DIMINUINDO OU NEUTRALIZANDO O RISCO DIMINUINDO OU NEUTRALIZANDO O RISCO. Treinamento: todo processo de prevenção tem que passar obrigatoriamente pelo treinamento do trabalhador

Analise da ferramenta: Analise se a ferramenta é vibratória por natureza ou se um equipamento novo pode resolver o problema. Escolha: Faça uma escolha do equipamento verificando a sua vibração se for com maior frequência escolha uma com menos frequência

Nomes : Daniel Estevão Rozendo dos Santos Paulo César Brandão Rodrigo Barbosa Costa