Energia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Renovável e Não Renovável
Advertisements

Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Mina de carvão - USA. INDÚSTRIA Conteúdos  Energia – Um bem essencial ao desenvolvimento industrial. Objectivos  Evolução do uso de energia.  As reservas.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
 Recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente. E o sol é a maior fonte.
“Energia Eólica, Perspectivas Políticas e Técnicas” Prof. Dr. James R. Waterhouse Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Depto. de Engenharia dos Materiais,
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015.
Energia e meio ambiente PROF. DR. ALEXANDRE H. DE QUADROS.
As fontes não renováveis são finitas e esgotam-se, como, por exemplo, um poço de petróleo (que não pode ser enchido), pois este combustível é resultado.
CLIMA FRIO E AQUECIMENTO GLOBAL NOMES: Thiago Fujinaga e Victor Rafael.
Unidade de ensino “INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO ECOSSISTEMA” O Homem, como ser vivo que é, faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PROF.ª THAÍS SUEMI MORITA.
Clique para iniciar....
Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
Fontes Energéticas Evolução Histórica
Indústria e Energia A Indústria e a energia determinam o complexo sistema econômico mundial.
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
Energia sustentável Instituto SENAI de Tecnologia MECATRÔNICA
Fontes alternativas de energia
A Geração de energia elétrica e o Desenvolvimento sustentável
Reunião de instalação – CT9
Fontes Energéticas Evolução Histórica
Energias renováveis em Portugal
PROJETO P5 Clique para iniciar....
RECURSOS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS
Efeitos da energia elétrica no dia a dia, destacando conceitos, grandezas, e aplicações tecnológicas Profª Renata A Franco.
ENERGIA GEOTÉRMICA CONCEITO VANTAGENS DESVANTAGENS FUNCIONAMENTO
CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
O que é energia solar ?.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
Energia eólica.
Grupo1 – MIEM José Pereira Luís Tunes Maria Barbosa Paulo Abreu
A solução para o futuro:
FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS: ENERGIA SOLAR
Máquinas de Fluxo Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Inserção das Florestas Energéticas na Matriz Elétrica Brasileira
Livro ENERGIA NO MUNDO E NO BRASIL ENERGIA E MUDANÇA CLIMÁTICA CATASTRÓFICA NO SÉCULO XXI Apresentação do conteúdo do livro em seu lançamento na Livraria.
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FONTE PRIMÁRIA NUCLEAR
Universidade de Mogi das Cruzes
ESCOLA ESTADUAL PAULO DE SOUZA FIRMO – EXTENSÃO JIBOIA
Energia renovável HIGOR KAYWRYA CIBELY GIOVANA BIA MARIA ISAAC ERICA SUZANA MARIA CARVALHO.
AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Biocombustíveis.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
COMO FUNCIONA UMA USINA TERMOELÉTRICA
Energias alternativas
O ar.
O amadurecimento do ser envolve alguns tropeços e saiba que não teríamos novas árvores se os frutos não caíssem!
Energia nuclear e hidrelétrica
FONTES DE ENERGIA UT12 ALTERNATIVAS
Energia Termoelétrica
Trabalho de Física Hidrelétrica
Energia e Recursos Naturais
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
ENERGIA NUCLEAR.
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Consumo e Eficácia Energética
ENERGIA ¹.
ENERGIA.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
TÍTULO – 2 LINHAS – BIOQUEROSENE E HIDROCARBONETOS RENOVÁVEIS
TÍTULO – 2 LINHAS – BIOQUEROSENE E HIDROCARBONETOS RENOVÁVEIS
Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Brasil
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Transcrição da apresentação:

Energia

Energia Não Renovável São as fontes de energia que estão presentes na natureza em quantidade limitada, ou seja, não podem ser renovadas caso acabem. Por serem de origem orgânica (vegetal e animal), levam milhões de anos para se formarem na natureza.  Exemplos de fontes de energia não renováveis  - Petróleo  - Gás natural (convencional e de xisto)  - Carvão mineral  - Combustíveis nucleares (urânio é o principal)

Vantagens - São fontes de energia usadas há muito tempo, portanto são bem conhecidas dos seres humanos. Isto é uma vantagem, pois já existe toda tecnologia e infraestrutura voltadas para estes tipos de energia.   - Em comparação às fontes renováveis, no geral, costumam ter um preço mais baixo. Por isso estas fontes são muito usadas por países mais pobres ou em processo de desenvolvimento. - O petróleo, além de gerar combustíveis (gasolina de automóveis, combustíveis de aviação e diesel), também gera uma grande quantidade de derivados (parafina, gás natural, nafta petroquímica, produtos asfálticos, querosene, solventes, entre outros).

Desvantagens - A principal desvantagem é o fato de não serem renováveis. Um dia as reservas destas fontes vão acabar e, caso o ser humano não invista o necessário em fontes renováveis (eólica, hidrelétrica, solar entre outras), poderemos sofrer falta de energia no futuro.   - A queima de combustíveis fósseis gera poluição do ar, prejudicando a saúde das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos. - Alguns gases poluentes, resultantes da queima destes combustíveis, são um dos principais fatores da geração do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, são extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

Desvantagens - A queima destes combustíveis fósseis também é um dos principais geradores da chuva ácida.   - Como são muito inflamáveis, os combustíveis de fontes não renováveis devem ser estocados com muito cuidado, pois o risco de explosão de reservatórios é elevado. - A extração e transporte do petróleo, principalmente em águas oceânicas, devem ser feitos com extremo cuidado. Já ocorreram vários acidentes ambientais provocados pelo derramamento de petróleo nas águas oceânicas, gerando problemas ambientais de grandes proporções nos ecossistemas marinhos.

Desvantagens - Grande parte da produção de petróleo é controlada pelos países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Estes países acabam por definir preços e quantidade de produção. Este fato gera uma dependência mundial destes países que podem, a qualquer momento, mudar suas políticas de venda e produção de petróleo.   - Já no caso do urânio (combustível nuclear) existe a desvantagem da complexidade de manipulação nas usinas nucleares. Em caso de acidentes nucleares, os riscos para a população e meio ambiente são elevadíssimos. O custo para a geração de energia proveniente desta fonte também e muito alto.

Brasil e o uso de energia Grande parte da energia elétrica gerada no Brasil é de origem renovável. A energia hidrelétrica é uma das principais fontes de energia do país, graças aos rios brasileiros que apresentam elevado potencial energético. Temos muitas usinas hidrelétricas instaladas, o que garante ao país a produção da energia necessária. Em algumas situações de emergência, entram em operação as centrais termelétricas, que usam o carvão mineral para gerar energia.  

Brasil e o uso de energia Já com relação aos combustíveis, o país ainda é dependente da gasolina. Embora utilize também o etanol (fonte renovável), grande parte da frota de veículos brasileiros usam combustíveis fósseis (gasolina e diesel). O gás natural, outra fonte de energia não renovável, também é muito usado na Brasil, principalmente nas residências e indústrias. O GNV (Gás Natural Veicular) é utilizado como fonte de energia em veículos, porém com baixa adesão. O Brasil também utiliza o urânio para a geração de energia elétrica nas usinas nucleares instaladas em Angra dos Reis (RJ). Porém, a energia gerada nestas usinas corresponde a um porcentual muito baixo na matriz energética brasileira.

Energia Renovável Uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento. As energias renováveis caracterizam-se pela capacidade que têm de se regenerar e, como tal, serem virtualmente inesgotáveis e ainda por respeitarem o ambiente. Ambas as propriedades constituem a sua principal diferença face às energias tradicionais

Vantagens Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana comparando aos combustíveis fósseis; O seu impacto ambiental é menor do que o provocado pelas fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), uma vez que não produzem dióxido de carbono ou outros gases com “efeito de estufa”; Oferecem menos riscos do que a energia nuclear;

Vantagens Permitem a criação de novos postos de emprego (investimentos em zonas desfavorecidas); Permitem reduzir as emissões de CO2, melhor a qualidade de Vida (um Ar mais limpo); Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis; Conferem autonomia energética a um país, uma vez que a sua utilização não depende da importação de combustíveis fósseis; Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética

Desvantagens Custos elevados de investimento e infraestruturas apropriadas; Impactos visuais negativos no meio ambiente; Energia Hidroelétrica – causa erosão de solos que pode ter impacto na vegetação do local; Energia Solar – os custos iniciais muito elevados; Energia das Ondas – depende muito da localização e é bastante dispendiosa; Energia Eólica – o custo inicial das turbinas é muito elevado. Existência muito barulho produzido.