Juliana Alvares Duarte Bonini Campos1

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Transcrição da apresentação:

Juliana Alvares Duarte Bonini Campos1 Escala de Estresse Percebido aplicada a estudantes universitárias: estudo de validação Juliana Chioda Ribeiro Dias1; Wanderson Roberto da Silva1; João Maroco2; Juliana Alvares Duarte Bonini Campos1 1 Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP, Araraquara, São Paulo, Brasil. 2 Unidade de Investigação em Psicologia e Saúde, ISPA/IU, Lisboa, Portugal.

População universitária feminina: grupo de risco. Introdução Estresse: Ocorre quando condições ambientais excedem a capacidade de adaptação dos processos fisiológicos ou psicológicos, colocando os indivíduos em situação de risco para o desenvolvimento de doenças. Estudantes universitárias: 60% vivem com altos níveis de estresse. Wichianson et al. (2009) População universitária feminina: grupo de risco.

Propriedades psicométricas Introdução Estresse: Variável Latente Variável Manifesta Escalas Propriedades psicométricas Sensibilidade Confiabilidade Validade

Perceived Stress Scale – PSS (Escala de Estresse Percebido) Introdução Perceived Stress Scale – PSS (Escala de Estresse Percebido) Cohen et al., 1983 Versão original: inglês; Estima o grau com que os indivíduos percebem as situações que enfrentam como estressantes. PSS-14 PSS-10 PSS-4 Objetivo: apresentar uma versão em português da PSS-14 (acordo ortográfico) e estimar a confiabilidade e a validade do instrumento em amostra de estudantes universitárias brasileiras.

Casuística e Método Amostra: n=1.081 universitárias (graduação em Ciências Farmacêuticas e Ciências e Letras). Variáveis de Estudo e Instrumentos de Medida: Informações sócio demográficas: idade, nível econômico, escolaridade do chefe da família, área e turno do curso de graduação, moradia e atividade laboral; Escala de Estresse Percebido (PSS 14), Escala de Preocupação com o Peso (Weight Concerns Scale - WCS), Inventário de Burnout de Maslach para estudantes (MBI-SS).

Casuística e Método Procedimentos: Aspectos éticos: Autorização dos autores das escalas, diretores e docentes; Questionários anônimos auto preenchidos. Aspectos éticos: Termo de consentimento livre e esclarecido; Comitê de Ética em Pesquisa (protocolo CEP/FCF/CAr n.º16/2010). Aprovação em 07 de junho de 2011.

Melhor modelo: diferença de qui-quadrados. Casuística e Método Análise estatística: Validade de face e conteúdo; Sensibilidade psicométrica; Validade de construto: validade fatorial e convergente. M1: PSS-14; M2: PSS-10; M3: PSS-4. Análise multigrupos; Validade divergente; Confiabilidade. Melhor modelo: diferença de qui-quadrados.

Sensibilidade Psicométrica Sensibilidade Psicométrica Resultados Sensibilidade Psicométrica Tabela 1. Validação de Conteúdo e Sensibilidade Psicométrica da Escala de Estresse Percebido (PSS-14) aplicada a estudantes universitárias. Araraquara, São Paulo, Brasil, 2012.   Sensibilidade Psicométrica Validade de Conteúdo Média Mediana DP** Assimetria Curtose Essencial Útil, mas não essencial Não necessário RVC* It1 2,23 2,00 0,87 0,15 0,19 13 1 0,53 It2 2,06 1,06 0,03 -0,50 It3 2,72 3,00 0,91 -0,15 -0,63 It4 2,43 0,76 0,16 -0,04 10 3 0,18 It5 2,25 0,86 -0,07 -0,16 5 8 -0,41 It6 0,08 It7 2,03 0,11 -0,18 6 -0,06 It8 2,35 1,02 0,00 -0,47 It9 2,28 0,85 0,20 -0,01 7 It10 1,72 0,13 9 2 0,06 It11 2,29 0,95 -0,32 It12 3,36 4,00 0,74 -0,99 0,57 -0,29 It13 2,19 0,99 0,01 -0,60 It14 1,94 1,12 -0,68

Validade de Construto: Resultados Validade de Construto: VEM=0,26; CC=0,88; α=0,83. Figura 1. Estrutura unifatorial da versão em português da Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale – PSS-10) aplicada a estudantes universitárias. Araraquara, São Paulo, Brasil, 2012 (²/gl=10,69; CFI=0,90; GFI=0,93; RMSEA=0,09).

Validade de Construto: Resultados Validade de Construto: Ajustamento em simultâneo: ²/gl=4,65; CFI=0,90; GFI=0,92; RMSEA=0,06; Invariância entre os modelos: : 2=12,20; p=0,20; Cov: 2=0,02 p=0,64; Res: 2=13,38; p=0,42; Ajustamento fatorial WCS e MBI-SS: WCS: =0,55-0,79; 2/gl=8,65; CFI=0,98, NFI=0,98, RMSEA=0,08; MBI-SS: =0,45-0,95 2/gl=10,46; CFI=0,90, NFI=0,90, RMSEA=0,09).

Eficácia Profissional Resultados Validade Divergente: Tabela 2. Matriz de Correlação de Pearson para análise da validade divergente das versões da Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale – PSS) frente à Escala de Preocupação com o Peso (WCS) e ao Inventário de Burnout de Maslach (MBI-SS). Araraquara, São Paulo, Brasil, 2012.   MBI-SS PSS 10 WCS Exaustão Emocional Descrença Eficácia Profissional 1,00 - 0,03 0,25** 0,12** 0,13** 0,53** 0,04 -0,06* -0,18** -0,44** * p< 0,05; ** p<0,01.

Discussão Discussão: A melhor estrutura fatorial para a amostra: PSS-10; (Cohen & Williamson, 1988; Eun-Hyun Lee, 2012; Lesage, Berjot, & Deschamps, 2012) PSS-10 em amostra de professores universitários brasileiros: modelo bifatorial; Reis et al., 2010 Limitação: amostra constituída somente de mulheres; Contribuição das variáveis e proposta metodológica;

Discussão Discussão: Estado nutricional x insatisfação corporal em universitárias: mudanças alimentares, aumento do estresse e de angústias; Estresse x insatisfação corporal em universitárias: consumo exagerado e compulsivo de alimentos; Estresse x insatisfação corporal em universitárias: acesso aos alimentos, escolhas alimentares saudáveis, prática de exercícios físicos e o acesso aos serviços de saúde. Girz et al. (2013) Sinha & Jastreboff (2013) Joh et al. (2013)

Obrigada jucampos@fcfar.unesp.br Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (processo 2010/18279-3): auxílio à pesquisa. jucampos@fcfar.unesp.br